Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Descrição do Curso:

O curso de Arquitetura e Urbanismo é do tipo bacharelado e tem duração média de cinco anos. O currículo mescla disciplinas das Ciências Humanas e das Exatas. O primeiro semestre é bastante teórico, mas a partir do segundo semestre, iniciam-se as aulas práticas. Estágio e um Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) são obrigatórios.

Os alunos estudam disciplinas teóricas, como História, Engenharia e Estruturas, Tecnologia Arquitetônica, Desenho e Matemática. Certas faculdades também exigem que os alunos estudem Ciências Humanas e Economia.

Durante a faculdade de Arquitetura, os alunos fazem vários projetos – de desenho e conceito artístico – e até mesmo maquetes. Esses projetos constituem de 10 a 20% do curso.

Ao longo do curso de Arquitetura, o aluno aprende a projetar espaços internos e externos, levando em consideração certos critérios, como estética, conforto e funcionalidade. O curso se inicia de forma interdisciplinar, com disciplinas mais artísticas mescladas às de Humanas. Assim, o aluno adquire uma visão ampla e global da Arquitetura. À medida que o curso prossegue, estudam-se técnicas e softwares mais específicos para que os estudantes treinem e apliquem as habilidades adquiridas.

O curso de Arquitetura permite que o profissional tenha diversas opções quanto a campos de atuação. Depois de formado, ele poderá escolher entre as várias vertentes: urbanismo e construção, design gráfico, decoração, conservação de patrimônio histórico, consultoria, etc.Ao longo do curso, o estudante descobrirá suas aptidões para que possa escolher como profissão uma das várias vertentes da Arquitetura.

É importante ressaltar que há algumas habilidades que o arquiteto deve possuir, como conseguir realizar cálculos e desenhar à mão. Contudo, há disciplinas e meios tecnológicos que ajudam o estudante a aperfeiçoar tais habilidades. Exemplificando: hoje, a maioria dos projetos são desenvolvidos no computador, por meio de softwares.

Durante o curso, os estudantes terão de construir maquetes de conjuntos arquitetônicos. É cobrado também trabalho em laboratório. Isso visa a desenvolver o raciocínio crítico e a motricidade do estudante. Também o ambienta no campo da construção civil e, assim, testa se ele assimilou o que foi ensinado em sala de aula.

Na maioria das faculdades, é a partir do segundo ano do curso que se inicia a fase mais operacional. Introduzem-se softwares que são utilizados na construção, planejamento e execução de um projeto. Alguns exemplos desses softwares são o AutoCAD – o programa mais utilizado por arquitetos –, o Vectorworks e o Revit.

Disciplinas Estudadas:

Estas são as principais áreas de conhecimento ensinadas na faculdade de Arquitetura:

1. Desenho
O estudante aprende conceitos com o objetivo de representar graficamente plantas baixas, fachadas e construções. As principais disciplinas na área de Desenho são: Perspectiva, Luz, Escala, Sombra, Formas geométricas e Projeção ortogonal.
Exploram-se algumas normas técnicas do desenho de Arquitetura. Assim, o aluno pode elaborar desenhos nas diversas etapas de um projeto.
Algumas disciplinas na área de Desenho são de representação gráfica computacional. O curso ensina os estudantes a utilizar programas de computador para desenvolver projetos arquitetônicos.

2. História da Arte
Os estudantes estudam sobre os movimentos artísticos ao longo da história. Isso é relevante, pois os ajuda a entender como esses movimentos afetaram os estilos arquitetônicos.

3. Tecnologia da Construção
As disciplinas dessa área tratam das propriedades dos materiais utilizados em construções e os processos construtivos de elementos, como madeira, alumínio, plástico, revestimentos e pisos, etc.

4. Projetos Arquitetônicos
Por meio dessas disciplinas, os alunos aprendem como elaborar projetos de Arquitetura. Ensinam-se os princípios de estética, flexibilidade e estabilidade. Ensina-se também como o edifício projetado interfere em seu entorno.

5. Estruturas
O aluno aprende a conhecer e classificar os diversos sistemas estruturais. Ele estuda sobre a resistências dos materiais, o centro de gravidade das estruturas e como elas se equilibram.

6. Instalações
Os alunos aprendem sobre instalações elétricas. Estudam as normas técnicas, os materiais e equipamentos necessários e as exigências do corpo de bombeiros.

7. Conforto Ambiental
Os estudantes aprendem sobre o impacto da luz e do calor do sol sobre os espaços. Estudam também sobre como são determinadas as sombras, o condicionamento de ar, o consumo de energia, a importância da iluminação natural, etc.

8. Paisagens e Projetos Urbanos
O aluno aprende metodologias específicas para projetos de jardins e espaços externos e a relevância da vegetação em cada ambiente.

Os estudantes também aprendem a projetar em espaços urbanos por meio da análise dos problemas sociais e ambientais de determinada região.

Objetivo do Curso:

O principal objetivo do curso de Arquitetura é proporcionar conhecimentos para que o aluno adquira habilidades e possa atuar na conservação e execução de obras. Nos anos inicias do curso, estudam-se Artes e Desenho. Nos anos seguintes, estudam-se matérias mais específicas, como Gestão de Projetos e Teoria da Arquitetura. O curso também oferece atividades práticas – aulas em laboratórios e projetos em maquetes.

Tipo de Curso:Bacharelado

Duração média:5 anos

Faculdades que oferecem o curso de Arquitetura e Urbanismo:

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage