Dúvidas Frequentes

  • Home
  • Dúvidas Frequentes

O Educabras.com é um portal de educação, voltado para alunos, professores e colégios, que disponibiliza um conteúdo abrangente e emprega tecnologia para otimizar o ensino. Nosso objetivo é ajudar o aluno no preparo para o Vestibular e o Enem, para que possa conseguir uma vaga na faculdade e no curso de seus sonhos.

O Educabras.com também visa a tornar o trabalho do professor mais eficaz e eficiente. Oferecemos um conteúdo didático muito rico - aulas e atividades - que pode ser utilizado no preparo de aulas ou usado em classe. Ao mesmo tempo, o Educabras.com oferece ferramentas ao professor, como o gerador de provas, com o qual ele tem condições de elaborar provas e séries de exercícios, rápida e eficientemente. O Educabras.com também disponibiliza para o professor milhares de questões dos principais Vestibulares do Brasil e todas as questões de provas do Enem. Como estas foram classificadas dentro das aulas do Educabras.com, em alguns minutos, o professor pode preparar uma prova e aplicá-la em sala de aula.

Além de oferecer um conteúdo diversificado e atualizado, o Educabras.com proporciona aos alunos um programa de Estudo Personalizado (veja mais informações abaixo).

O Educabras.com também oferece planos de assinaturas para colégios. Estes podem contratar assinaturas para seus professores e/ou alunos a valores até mais acessíveis do que os oferecidos para assinantes individuais.

Sabemos que um dos maiores desafios do Vestibular e do Enem consiste em saber o que estudar e quanto tempo dedicar a cada assunto. Muitos estudantes acreditam que, para ser aceito em uma ótima faculdade, precisam saber tudo a respeito de tudo. Mas a maioria deles não dispõe de tempo para isso.

O Educabras.com desenvolveu, por meio de tecnologia, programas personalizados de estudo que indicam para o aluno, dependendo de que vestibulares deseja prestar, os assuntos mais importantes que deve estudar. Sabemos que não há nada mais frustrante do que estudar demais e, no dia da prova, ser testado a respeito do que não foi muito estudado e não ser testado a respeito dos assuntos que foram objeto de tanta dedicação. Muita gente vai mal no Vestibular e no Enem não porque não estudou, mas porque não estudou suficientemente o que caiu no exame.

Nosso objetivo é, por meio de estudos estatísticos, identificar para o aluno, dependendo dos vestibulares que pretende fazer, assuntos que deve estudar mais. Assim, poderá planejar os estudos de forma inteligente: ele os concentrará nos temas que costumam ser mais frequentes nos vestibulares que tem intenções de prestar.

A tecnologia do Estudo Personalizado foi desenvolvida por meio de pesquisas e ferramentas tecnológicas e se baseia na experiência educacional dos diretores e professores do Educabras.com. Nosso objetivo consiste em contribuir com o aluno a fim de que otimize os estudos e tire o máximo proveito de seu tempo, dedicando-se aos assuntos verdadeiramente relevantes para os vestibulares que pretende prestar.

O Educabras.com é voltado tanto para alunos como para professores.

Para alunos:

O Educabras.com ajuda a preparar alunos para o Vestibular e o Enem. É também um companheiro de estudos para estudantes que estejam cursando o Ensino Médio.

Para professores:

O Educabras.com é voltado para professores do Ensino Médio e de cursos preparatórios para o Vestibular e o Enem. Para assinar o Educabras.com, não é necessário dar aulas em um colégio ou curso. Professores particulares também podem assinar o Educabras.com.

É importante ressaltar que o Educabras.com não é voltado para alunos e professores do Ensino Fundamental. No momento, esse não é o público-alvo do portal, pois não há conteúdo ou questões desse nível de Ensino.

Universitários também podem assinar o Educabras.com, mas vale lembrar que o conteúdo disponibilizado é do nível de Ensino Médio e Pré-Vestibular/Pré-Enem.

Sim.

Em um curso presencial, você recebe apostilas. Muitas delas foram escritas anos atrás e nunca foram atualizadas. Além disso, há um limite de páginas que uma apostila pode ter. Para numerosos alunos, o conteúdo das apostilas é muito resumido ou difícil de entender. No Educabras.com, não há limite de conteúdo e o material pode ser continuamente atualizado. Além disso, o Educabras.com oferece diferentes níveis de estudo: algumas aulas mais longas, outras mais resumidas, algumas de nível avançado e outras de nível mais básico.

A grande vantagem do conteúdo didático do Educabras.com se torna evidente no Estudo Personalizado. Dependendo de que exames você pretende prestar para entrar na faculdade, o Educabras.com monta um plano de estudos personalizado. Dessa forma, não precisará estudar tudo, indiscriminadamente: você se concentrará nas aulas mais relevantes para os vestibulares que pretende fazer.

No momento em que a assinatura do Educabras.com é ativada, o aluno tem acesso simultâneo a todas as matérias e a todas as aulas. Assim, estuda o que quiser, na ordem em que desejar, quando preferir. O mesmo vale para o professor.

Há certas áreas do Educabras.com que, à semelhança dos Simulados, estão abertas apenas aos alunos. E há outras, como o Gerador de Provas, que são acessíveis apenas ao professor. O programa de Estudo Personalizado é disponibilizado só para aqueles que contratam um plano de assinatura que tenha essa opção.

O professor que assina o Educabras.com tem acesso às aulas de todas as matérias, mas o Gerador de Provas inclui apenas as matérias que ele contratou. (Toda assinatura de Professor inclui uma matéria para o Gerador de Provas, mas caso ele deseje mais matérias, pode contratá-las a um custo adicional).

O Educabras.com está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, durante todos os meses do ano. Não há nenhum período de interrupção nos estudos. Também não existe o conceito de início ou término de curso. O assinante pode iniciar seus estudos quando quiser.

O Educabras.com oferece três tipos de assinatura:

a) Assinatura para Alunos
- O aluno tem duas opções: assinatura Regular ou assinatura com Estudo Personalizado

b) Assinatura para Professores
- O Gerador de Provas de uma matéria está incluso na Assinatura para Professores. Por um valor adicional por matéria, o professor pode escolher até mais 3 matérias. Se um professor desejar um Gerador que contenha mais de 4 matérias, deve escolher a opção de Assinatura Colégio.

c) Assinatura para Colégios
Há dois tipos de assinaturas para colégios:
i. Uma assinatura com o Gerador de Provas de todas as matérias. Essa modalidade é indicada para um coordenador ou diretor que administrará o Gerador de Provas de todas as matérias. Como apenas uma pessoa por vez pode acessar a assinatura, não é uma opção indicada para um grupo de professores que deseja compartilhar uma assinatura só.
ii. O colégio pode contratar assinaturas para professores e/ou alunos. Assim, cada aluno e/ou professor obterá a própria assinatura, como se ele mesmo a tivesse contratado diretamente no portal. A vantagem desse tipo de assinatura de colégio encontra-se no desconto oferecido no valor da assinatura, principalmente no caso de o colégio contratar muitas delas.

O Educabras.com oferece vários planos de assinatura. Seu valor depende do plano contratado.

No caso da Assinatura para Alunos, o valor também depende de o aluno escolher ou não o Estudo Personalizado. No caso da Assinatura para Professores, o valor depende do número de matérias por Gerador de Provas. No caso da Assinatura para Colégios, depende de quantas assinaturas o colégio contrata para os professores e/ou alunos.

O valor da assinatura mensal básica é de R$34.90.

Para assinar o Educabras.com, você precisa preencher o cadastro de assinatura. Nele há algumas informações necessárias e outras opcionais a serem fornecidas. Para se tornar assinante, você precisa aceitar os Termos de Uso do Educabras.com e efetuar o pagamento.

A assinatura será ativada assim que o pagamento for aprovado. Vale ressaltar que o Educabras.com não processa os débitos no cartão de crédito ou de débito. Não depende do Educabras.com, e sim da Cielo, aprovar ou não seu cartão de crédito.

O Educabras.com não processa cartões de crédito ou débito nem mantém os dados destes. Portanto, não depende do Educabras.com aprovar ou não um pagamento feito com um desses cartões. Isso depende da Cielo, que é também a empresa que armazena os dados dos cartões.

Há vários motivos pelos quais um cartão de crédito ou débito é recusado. Você pode ter cometido algum erro ao digitar o número do cartão, a data de validade ou o código de segurança. Outra possibilidade é que ele tenha vencido ou não permita compras pela Internet. Há também a possibilidade de você já ter ultrapassado o limite do cartão.

Caso seu cartão não seja aprovado, há algumas opções: utilizar outro ou entrar em contato com a operadora do cartão a fim de averiguar por que a transação não foi aprovada.

No momento, Educabras.com oferece uma forma de pagamento: cartão de crédito.

Assinaturas semestrais e anuais podem ser parceladas, sem juros.

Uma assinatura feita com cartão de crédito é renovada automaticamente. Assim, a menos que ele tenha vencido ou não seja mais válido, você não precisa preencher os dados dele constantes mês após mês.

Se não deseja que a assinatura seja automaticamente renovada, você pode cancelá-la antes da data de renovação da assinatura. O cancelamento não significa que seu acesso será interrompido imediatamente, e sim, que não ocorrerá a renovação automática. Portanto, sua assinatura vencerá na data da renovação não efetuada. Por exemplo, se sua assinatura mensal foi ativada no dia 15 de fevereiro, será renovada no dia 15 de março. Se você a cancelar antes do dia 15 de março, não haverá renovação automática nessa data. Mas, mesmo que você a tenha cancelado, ela vencerá apenas no dia 15 de março – um mês após a ativação da assinatura mensal.

Assim que o pagamento for devidamente feito. Todo o processo leva apenas alguns minutos. Caso o pagamento não tenha sido aprovado, a assinatura permanecerá desativada. Contudo, não será necessário preencher outro cadastro de assinante. Em vez disso, você pode entrar no Educabras.com com o e-mail e senha que utilizou para se cadastrar. Tendo feito o login, pode tentar efetuar novamente o pagamento. Se for aprovado, a assinatura será ativada.

É muito simples. Toda vez que você fizer o login, poderá selecionar o cancelamento na página de “Meus Dados”. É importante ressaltar que a assinatura não vence no dia do cancelamento, e sim, no dia da renovação, caso não seja renovada. Por exemplo, se for ativada no dia 1o de março, vencerá no dia 31o de março, mesmo que você a tenha cancelado antes disso. O cancelamento da assinatura significa que não será automaticamente renovada.

O cancelamento significa que a assinatura não será automaticamente renovada, mas você poderá continuar a utilizá-la até a sua data de vencimento (a data em que seria automaticamente renovada).

Por exemplo, se ela é renovada automaticamente todo dia 10 do mês, e você solicitar o cancelamento no dia 10, terá até o dia 10 para acessar normalmente o Educabras.com. Sua assinatura será desativada apenas no dia 10, por não ter sido renovada.

Mesmo depois de cancelada a assinatura, seus dados continuam salvos em seu perfil. Se desejar reativá-la, os estudos e provas feitos por você não serão perdidos.

Todo o atendimento do Educabras.com é feito virtualmente. Você pode enviar um e-mail ou uma mensagem por Facebook ou Twitter. Essas são as formas mais eficientes de responder ao grande número de mensagens que o Educabras.com recebe.

O conteúdo didático do Educabras.com foi elaborado de acordo com o programa de Ensino Médio dos colégios brasileiros e visa a englobar os assuntos testados no Enem e nos principais vestibulares do Brasil.

O conteúdo foi desenvolvido por professores que têm anos de experiência em educação: professores de colégios e cursos Pré-Vestibular e especialistas em educação.

O Educabras.com disponibiliza conteúdo de Vestibular, Ensino Médio e Enem. As aulas de Ensino Médio constituem um conteúdo suplementar tanto para alunos como para professores. O estudante que tiver dificuldades em uma aula de Vestibular pode consultar uma aula equivalente no índice de Ensino Médio. É possível que a aula de Ensino Médio seja mais simples e didática que a de Vestibular. As aulas de Ensino Médio servem também como fonte de material suplementar a ser utilizada pelo professor.

O Educabras.com também elaborou conteúdo didático voltado para o Enem. Nos últimos anos, esse exame adquiriu importância fundamental para a maioria dos brasileiros que deseja cursar uma faculdade. Muitas universidades substituíram a primeira fase de seu vestibular pelo Enem, exame que milhões de brasileiros prestam anualmente.

O Enem é um exame que ao longo dos anos, sofreu muitas mudanças. Seu formato mudou muito nos últimos tempos e é possível que continue a mudar. O Enem, antes uma prova de conhecimentos gerais, passou a testar conhecimentos específicos.

Como o Enem enfatiza certos assuntos e elabora questões de uma forma diferente da maioria dos vestibulares, o Educabras.com preparou um programa para o Enem com conteúdo e questões especificamente direcionados para essa prova.

Um dos maiores desafios do Vestibular e do Enem é saber o que estudar e quanto tempo dedicar a cada assunto. A maioria dos vestibulares exige que o aluno saiba praticamente tudo sobre todas as matérias ensinadas no Ensino Médio. Para muitos estudantes, isso representa conteúdo demais para estudar ou revisar. E se torna um enorme problema para quem se formou há anos e só agora decidiu cursar uma faculdade.

O objetivo do Educabras.com é otimizar os estudos do aluno para que tenha um ótimo desempenho nas provas que decidir fazer. Para isso, o Educabras.com desenvolveu, por meio de tecnologia e pesquisas, programas personalizados de estudo que lhe indicam – dependendo de que vestibulares ele quer prestar – quais os assuntos mais importantes que deve estudar.

Muitos alunos que estudam com afinco não têm um ótimo desempenho no Vestibular e no Enem por um único motivo: estudaram o que não foi testado e não estudaram tanto o que caiu na prova. Nossa missão é evitar que isso ocorra.

O Educabras.com não prevê o futuro, mas, por meio de estudos estatísticos, consegue identificar os assuntos que historicamente foram mais frequentes em determinados Vestibulares e no Enem. O passado geralmente é um bom indicador do futuro: o que um vestibular costuma testar ano após ano é o que provavelmente testará em outros, no futuro. O mesmo vale para o Enem.

Nosso objetivo é identificar para o aluno os assuntos mais importantes a estudar. Assim, ele pode alocar seu tempo e esforços de forma inteligente e eficaz.
Isso não significa que o Educabras.com garante que o estudante passará no Vestibular por ele escolhido. Afinal, muito depende de seu preparo e esforço . Contudo, o Educabras.com pode ajudá-lo a melhorar seu desempenho em relação aos outros candidatos que não estudaram pelo portal. Vale lembrar: a fim de passar no vestibular você não precisa necessariamente gabaritar a prova: só precisa se sair melhor do que a maioria dos candidatos que concorrem pelas mesmas vagas.

O Educabras.com contém um banco de dados com mais de 70.000 questões, quase todas de vestibular. O banco de dados é a base dos simulados, das provas e do Gerador de Provas. Isso significa que um aluno pode realizar quantos simulados quiser. Como há essa enorme quantidade de questões, um estudante pode fazer praticamente um número ilimitado de simulados.

O Gerador de Provas dá ao professor acesso a milhares de questões da matéria ensinada por ele.

O Educabras.com amplia continuamente seu banco de dados. Milhares de novas questões são adicionadas a cada ano.

Todas as questões do Educabras.com incluem gabarito e, algumas delas, resolução.

Uma das formas mais indicadas de se preparar para uma prova é simulá-la e praticar questões que foram testadas em exames do vestibular que você pretende prestar.

No Educabras.com, o aluno pode fazer simulados – que sorteiam questões do banco de dados – e provas de Vestibular que foram aplicadas no passado. Todos são corrigidos automaticamente, e os resultados são gravados na assinatura do aluno.

As áreas de Simulados, de Provas de Vestibular e de Provas de Enem oferecem várias ferramentas e funcionalidades que auxiliam o aluno em seus estudos. Por exemplo, o aluno pode pausar uma prova e retornar a ela mais tarde. Todas são cronometradas. Assim, o aluno pode fazer uma simulação como se fosse o dia do exame: o sistema informa não apenas quantas e quais questões ele acertou, mas quanto tempo demorou para terminá-lo.

Uma importante funcionalidade dos Simulados, das Provas de Vestibular e das Provas de Enem é a seguinte: o sistema do Educabras.com indica as aulas relacionadas às questões que o aluno errou. Assim, o portal não apenas corrige a prova do estudante, mas também identifica os assuntos que ele precisa estudar ou revisar.

Todos os simulados e provas feitos pelo estudante são armazenados em sua assinatura, no menu Meus Dados. Dessa forma, ele pode consultar os simulados e provas feitos e avaliar seu progresso.

O Educabras.com oferece dois tipos de simulados: Geral e Inteligente. No Simulado Geral, o aluno escolhe as matérias e o sistema sorteia questões de quaisquer aulas dessas matérias. No Simulado Inteligente, o sistema sorteia questões apenas das aulas que o aluno já estudou (e marcou como “aula já estudada”).

O Gerador de Provas constitui uma ferramenta exclusiva para professores e colégios. Por meio dela, o professor tem acesso a milhares de questões e pode elaborar provas e séries de exercícios de forma rápida e eficaz.

O Gerador de Provas funciona da seguinte forma: quase todas as questões no banco de dados do Educabras.com são classificadas em aulas. O professor pode visualizar as questões cadastradas em cada aula e escolher as que quiser (contanto que respeito o limite de questões) para elaborar provas ou séries de exercícios. Ao escolher questões, pode ordená-las como quiser. Pode também incluir questões de diferentes aulas em uma mesma prova.

Toda prova elaborada é salva no cadastro do professor. Assim, poderá reutilizá-la no futuro. Pode imprimir as provas que elaborou ou baixá-las em um documento Word. O professor pode também editar as provas que elaborou: tem condições de adicionar ou excluir questões e/ou reordená-las. Com isso, ganha tempo.

O Gerador de Provas também inclui um filtro por faculdades. Esse filtro é opcional e pode incluir mais de uma prova simultaneamente. Por exemplo, o professor pode escolher visualizar apenas as questões cadastradas em uma aula que foram testadas na FUVEST 2015 e na UERJ 2015.

O Educabras.com estabelece um limite de 300 questões por mês (por matéria).

O Educabras.com oferece assinaturas para colégios. Há duas opções:

1ª opção:
- O colégio pode contratar uma única assinatura que contenha o Gerador de Provas de todas as matérias. Por se tratar de uma única assinatura, pode ser utilizada apenas por uma pessoa de cada vez. Portanto, não é uma opção indicada se vários professores pretendem utilizar a assinatura. Essa opção é recomendada para coordenadores de colégios ou de cursos que preparam as provas de todas as matérias.

2ª opção:
- O colégio pode contratar assinaturas para os professores e/ou alunos. Neste caso, cada assinante, seja ele professor ou aluno, adquire a própria assinatura. O Educabras.com oferece pacotes de assinaturas para colégios, que é uma forma mais econômica de adquiri-las.

Sabemos que um dos principais critérios para a avaliação de um colégio é o grau de aprovação de seus alunos no Vestibular e no Enem. Contratar o Educabras.com para seu colégio é um investimento que certamente dará grandes frutos: os alunos estarão mais bem preparados para as provas que prestarem e os professores terão mais conteúdo e ferramentas para otimizar o preparo dos alunos.

Além de oferecer um conteúdo abrangente e muito rico e um enorme banco de dados, o Educabras.com disponibiliza vários recursos e ferramentas que auxiliam alunos e professores. Por exemplo, além de simulados e provas, há exercícios em quase todas as aulas. Assim, após estudar a matéria da aula, o aluno pode fazer exercícios para verificar se entendeu e reteve o conteúdo.

O Educabras.com disponibiliza fórmulas, uma Tabela Periódica, resumos, sumários, etc. O aluno pode marcar as aulas já estudadas. Os simulados e provas que fez são gravados em sua assinatura para que ele possa monitorar seu progresso e identificar os pontos fortes e fracos em seu preparo.

O Educabras.com está sempre trabalhando para desenvolver novas ferramentas a fim de auxiliar tanto os alunos como os professores.

A área “Meus Dados” é o painel de controle de sua assinatura. Nela você pode cancelar sua assinatura, mudar seu plano, efetuar pagamento e ter acesso às informações de sua assinatura, como as aulas que você já estudou, os resultados de provas e simulados que você já fez, etc.

O Educabras.com oferece três índices: Ensino Médio, Pré-Vestibular e Enem. Cabe ao aluno ou professor decidir se seguirá ou não os índices de aulas do Educabras.com. Não há obrigação de seguir a ordem das aulas.

O Educabras.com também oferece aos alunos a opção de Estudo Personalizado.

O Educabras.com NÃO oferece acesso gratuito temporário, mas disponibiliza um pouco de conteúdo de todas as aulas para que eventuais visitantes do portal possam conhecer a qualidade de seu material antes de decidirem assiná-lo. Se você ainda ficou em dúvida quanto a fazer a assinatura do Educabras.com, recomendamos que navegue pelo portal, leia esta página de respostas às dúvidas mais frequentes e, se ainda tiver alguma pergunta, que entre em contato com o Atendimento.

Todas as questões do Educabras.com incluem gabarito. Há milhares de questões que contêm resoluções. Contudo, hoje, a maioria das questões do Educabras.com não contém resolução.

No momento, o Educabras.com não oferece um serviço de tira-dúvidas de assinantes. Entretanto, se o aluno ou o professor acreditar que encontrou algum erro, pode enviar um e-mail para o Educabras.com, comunicando-o. O e-mail será encaminhado a nossos professores.

O Educabras.com oferece soluções inteligentes e eficazes para ajudar o aluno no Vestibular e no Enem. O Estudo Personalizado, por exemplo, consiste em contribuir com o aluno a fim de que otimize os estudos e tire o máximo proveito de seu tempo, dedicando-se aos assuntos verdadeiramente relevantes para seu vestibular específico.

O programa de estudos do Enem tem o mesmo propósito: identificar os assuntos que provavelmente serão testados nesse exame.

O Educabras.com oferece não apenas muito conteúdo, mas também conteúdo direcionado para os objetivos de seus alunos. Proporciona diversas ferramentas, como exercícios, provas, simulados, resumos, dicas, etc. Tudo isso ajuda o estudante a se preparar para o Vestibular e o Enem.

Vale lembrar, porém, que mesmo com todo o conteúdo e recursos oferecidos, o maior responsável pelo êxito no Vestibular e no Enem é o próprio aluno. O sucesso deste dependerá de seu esforço e dedicação.

No momento, o Educabras.com NÃO é voltado para alunos e professores do Ensino Fundamental. Não recomendamos que alguém assine o Educabras.com supondo que será útil para o Ensino Fundamental. Contudo, se você navegou pelo Educabras.com e o explorou e acredita que será útil mesmo para alunos do Ensino Fundamental, pode assiná-lo.

Não recomendamos que você compartilhe a assinatura do Educabras.com com ninguém. Embora o portal não armazene os dados de seu cartão de crédito, se alguém utilizar sua assinatura poderá fazer mudanças irreversíveis em seu cadastro, como desmarcar uma aula que você marcou como estudada, excluir os resultados de provas e simulados e, no caso de professores, utilizar seu limite de questões ou excluir provas elaboradas por ele.

É importante notar que a assinatura do Educabras.com não pode ser utilizada simultaneamente por mais de uma pessoa. Se você tiver feito o login e outra pessoa também o fizer com os dados de sua assinatura, você automaticamente perderá a conexão. Por motivos de segurança, você não pode se conectar simultaneamente em mais de um computador ou aparelho. Se estiver conectado em seu computador e fizer o login no celular, será desconectado do computador.

No Educabras.com, o pagamento com cartão de crédito é realizado em ambiente seguro (SSL) e por meio de processamento automático. Após o assinante preencher os dados do cartão de crédito, estes são criptografados e enviados diretamente para a Cielo, que é a administradora do cartão.

O Educabras.com não armazena os dados de cartão de crédito. Quem o faz é a Cielo. Portanto, o Educabras.com não tem acesso aos dados desses cartões de assinantes.

Há várias ferramentas que ajudam o aluno a organizar seus estudos e manter controle sobre as aulas já estudadas.

Mais informaçõesimage
image

Conteúdo e Ferramentas: 

Mais informaçõesimage
image

Colégios

Por ser uma única assinatura, pode ser utilizada apenas por uma pessoa de cada vez. É indicada para colégios ou cursos em que uma única pessoa elabora as provas de todas as matérias. Não representa, portanto, uma opção adequada para um grupo de professores.

Mais informaçõesimage