UnB - Universidade de Brasília

Informações:

Inaugurada em 1962, a Universidade de Brasília - UnB atualmente possui mais de 28 mil alunos de graduação em seus 109 cursos e mais de 6 mil alunos de pós-graduação. É constituída por 4 campi, 26 institutos e faculdades e 21 centros de pesquisa especializados.

Os quatro campi estão espalhados pelo Distrito Federal: Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Planaltina, Ceilândia e Gama. Os órgãos de apoio incluem o Hospital Universitário, a Biblioteca Central, o Hospital Veterinário e a Fazenda Água Limpa.

Categoria:Federal

Endereço:Campus Universitário Darcy Ribeiro - Bairro: Asa Norte - CEP: 70910-900 - UF: DF

Telefones:(61) 3107-3300

E-mail:unb@unb.br

Vestibular:

O PAS (Programa de Avaliação Seriada) é utilizado como forma de o ingresso no 1º semestre do ano - 50% das vagas dos cursos são reservadas para aprovados pelo PAS.
São três provas que ocorrem no final de cada série do ensino médio.
Para cada série do ensino médio é há uma seleção diferente, com provas específicas ao conhecimento adquirido em cada ano de estudo. A classificação dos alunos é feita com base na média obtida com a soma do resultado das provas realizadas no curso do ensino médio.

O Vestibular UnB é realizado apenas no meio do ano. 50% das vagas dos cursos no meio do ano são reservadas para aprovados no Vestibular UnB.

O Vestibular UnB é dividido em etapas e aplicado em dois dias. O Vestibular avalia conhecimentos de Língua Portuguesa e estrangeira, Geografia, História, Artes, Filosofia, Sociologia, Biologia, Física, Química e Matemática. O candidato terá ainda que elaborar uma redação.

Formato do Vestibular UnB:

1º dia
Prova de Conhecimentos I - Língua Espanhola, Língua Francesa ou Língua Inglesa – 10 questões de cada idioma. Escolha de um idioma. 
Prova de Conhecimentos II - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Geografia e História, Artes (Artes Cênicas, Artes Visuais e Música), Filosofia e Sociologia – 120 questões
Redação em Língua Portuguesa.

Duração máxima: 5 horas.

2º dia
Prova de Conhecimentos III - Biologia, Física, Química e Matemática – 150 questões.

Duração máxima: 5 horas.

Tipos de questões no Vestibular UnB:

Tipo A
O item do tipo A consiste em um enunciado que deve ser julgado certo (C) ou errado (E).
No cálculo do resultado da prova, é atribuído um ponto positivo à resposta de item do tipo A que coincida com o gabarito oficial definitivo. À resposta que estiver em discordância com o gabarito, é atribuído um ponto negativo. Nos casos em que não há marcação ou em que ocorra dupla marcação, não é conferido nenhum ponto ao candidato.

Tipo B
O item do tipo B compreende um problema cuja resposta é um número inteiro de 000 a 999. Todos os algarismos — das centenas, das dezenas e das unidades — devem ser obrigatoriamente marcados no caderno de respostas, mesmo que sejam iguais a zero. No cálculo do resultado da prova, são atribuídos dois pontos positivos à resposta de item do tipo B que coincida com o gabarito oficial definitivo. À resposta em branco ou que esteja divergente do gabarito, não é atribuída nenhuma pontuação.

Tipo C
O item do tipo C é uma questão de múltipla escolha que apresenta quatro opções de resposta – designadas pelas letras A, B, C e D –, das quais apenas uma constitui o gabarito. Assim, deve ser marcada apenas a opção considerada correta pelo candidato. No cálculo do resultado da prova, é atribuído o valor de dois pontos positivos à resposta de item do tipo C que coincida com o gabarito oficial definitivo. Ao item cuja resposta esteja discordante do gabarito oficial definitivo é atribuído o valor negativo de 0,667. Ao item que apresentar resposta em branco ou com mais de uma marcação no caderno de respostas, não é atribuída nenhuma pontuação.

Tipo D
O item do tipo D é de resposta construída e deve ser respondido em modalidade discursiva. No cálculo do resultado da prova, atribui-se pontuação à resposta desse tipo de item de acordo com avaliação baseada em três critérios: não atende ao solicitado no comando do item (sem pontuação), atende parcialmente (1 a 2 pontos), atende totalmente (3 pontos).

Enem:

Adotou o ENEM/SiSU como forma de ingresso para parte das vagas no primeiro semestre letivo..

Essa modalidade de ingresso é válida somente para os cursos de graduação da UnB que não exigem a Prova de Habilidade Específica.

Cotas:A UnB possui sistema de cotas.

Há várias ferramentas que ajudam o aluno a organizar seus estudos e manter controle sobre as aulas já estudadas.

Mais informaçõesimage
image

Conteúdo e Ferramentas: 

Mais informaçõesimage
image

Colégios

Por ser uma única assinatura, pode ser utilizada apenas por uma pessoa de cada vez. É indicada para colégios ou cursos em que uma única pessoa elabora as provas de todas as matérias. Não representa, portanto, uma opção adequada para um grupo de professores.

Mais informaçõesimage