SiSU

SiSU - Sistema de Seleção Unificada

Informações:

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
O processo seletivo do Sisu é realizado duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo. A inscrição é gratuita, em uma única etapa e é feita pela internet.
A cada edição, as instituições públicas de ensino superior que optam por participar do Sisu ofertam vagas em seus cursos.

Inscrição no SiSU:
O Processo Seletivo do SiSU ocorre em duas etapas: a primeira é a inscrição e a segunda é a chamada dos classificados.
A inscrição no Sisu deverá ser realizada, necessariamente, com o número de inscrição e a senha no Enem requerido para a edição. Caso o candidato não se lembre de sua senha, deverá recuperá-la no sítio do Enem.
A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pelo sistema.
As inscrições para o SiSU são feitas pela internet e o candidato tem direito a optar por dois cursos na mesma instituição ou em instituições diferentes. O candidato deve escolher os cursos por ordem de preferência.
É de responsabilidade do candidato, acompanhar por meio do Portal do SiSU, no endereço sisu.mec.gov.br, e da página eletrônica da instituição, eventuais alterações referentes ao processo seletivo das vagas destinadas ao SiSU.

Políticas Afirmativas:

Na inscrição, o candidato deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas reservadas às políticas afirmativas.

Instituições Participantes:
As instituições participantes e quantidade de vagas que serão ofertadas em cada processo seletivo do SiSU são disponibilizadas no portal do SiSU antes do período de inscrições.

Seleção de Candidatos:

Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos melhores classificados em cada curso, de acordo com suas notas no ENEM e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas), dentro do número de vagas ofertadas pela instituição escolhida.
A cada chamada, os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição, confirmando dessa forma a ocupação da vaga.
Após as chamadas regulares do processo seletivo, o Sisu disponibilizará às instituições participantes uma Lista de Espera a ser utilizada prioritariamente para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. Para participar da Lista de Espera do Sisu, o candidato deve manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma.

Critérios de Notas:
Algumas instituições adotam pesos diferentes para as notas do Enem. Quando o candidato se inscrever para curso em que a instituição adotou peso diferenciado para determinada prova do Enem, o sistema fará automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota.

Resultado:
O resultado do Sisu poderá ser consultado no seu Boletim de Acompanhamento, no portal http://www.sisu.mec.gov.br/, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, por meio do telefone 0800-616161.

Matrícula:
O candidato selecionado pelo SiSU deverá conferir o prazo para matrícula no cronograma do SiSU e verificar junto à instituição de ensino em que foi aprovado, os locais, horários e procedimentos para matrícula.

SiSU e Prouni:
Os estudantes que se inscreveram no SiSU também podem se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni), desde que se enquadrem nas regras específicas do Programa.
O SiSU e o Prouni utilizam o Enem como critério para seleção dos candidatos. Porém, se for selecionado pelo Prouni, deverá optar pela vaga do SiSU ou pela bolsa do Prouni, pois é vedado ao bolsista utilizar uma bolsa do programa e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita.
O estudante pré-selecionado no Prouni somente deverá solicitar o cancelamento da matrícula em instituição de ensino superior pública e gratuita após a assinatura do Termo de Concessão de Bolsa do Prouni. Assim, fica com a vaga garantida caso não seja aprovado nas seguintes fases do ProUni ou caso não ocorra uma formação de turma na instituição privada.

Categoria:Federal

Telefones:0800-616161

Há várias ferramentas que ajudam o aluno a organizar seus estudos e manter controle sobre as aulas já estudadas.

Mais informaçõesimage
image

Conteúdo e Ferramentas: 

Mais informaçõesimage
image

Colégios

Por ser uma única assinatura, pode ser utilizada apenas por uma pessoa de cada vez. É indicada para colégios ou cursos em que uma única pessoa elabora as provas de todas as matérias. Não representa, portanto, uma opção adequada para um grupo de professores.

Mais informaçõesimage