ENEM

ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio

Informações:

A prova do Enem tem como finalidade a Avaliação do Desempenho Escolar e Acadêmico ao fim do Ensino Médio. O desempenho no ENEM é utilizado como critério de seleção para várias faculdades e universidades pelo Brasil. A nota serve também como critério para diversos programas Federais, como o ProUni. 

A participação na prova é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). 

Maiores de 18 anos, podem fazer a prova com fins de obter o certificado no nível de conclusão do Ensino Médio. Para isso é necessário verificar as Instituições Certificadoras listadas no Edital do ENEM.

Categoria:Federal

Localização:As provas serão realizadas em todos os Estados da Federação e no Distrito Federal.

Telefones:0800-616161

Enem:

Inscrição:

Para se inscrever no ENEM é necessário preencher o formulário no site do INEP e é também preciso efetuar o pagamento da taxa de inscrição dentro do prazo estabelecido em edital. Leia o edital com atenção e preencha todos os campos solicitados de forma precisa. Lembre-se que a responsabilidade pelas informações é dos participantes. A inscrição para o ENEM é feita exclusivamente pela internet.

Caso exista alguma deficiência e/ou condição especial é necessário informa-la no ato da inscrição e informar também os recursos necessários para a realização da prova. O candidato deverá dispor dos documentos comprobatórios, que poderão ser solicitados pelo Inep a qualquer momento. O Inep fornecerá atendimento especializado e/ou específico a esses participantes.

O sabatista terá sua condição respeitada. Para tanto, é indispensável que solicite, no ato de inscrição, esse atendimento específico.

É importante lembrar que em nenhuma hipótese há prorrogação de prazo para pagamento da taxa de inscrição previsto no Edital do ENEM, mesmo que a data de pagamento caia em um feriado estadual, distrital ou municipal no local escolhido pelo candidato.

Recomendamos que a confirmação de pagamento da inscrição seja impressa e guardada.

Guarde seu número de inscrição e senha, pois são indispensáveis para o acompanhamento da inscrição, para a obtenção dos resultados individuais via Internet e para a inscrição em programas de acesso ao Ensino Superior, programas de bolsa de estudos e de financiamento estudantil, entre outros programas do Ministério da Educação.

Certifique-se, com antecedência, na Página do Participante (http://enem.inep.gov.br/participante/), se sua inscrição foi confirmada e o local de provas para o qual foi designado.

Estão isentos do pagamento de Inscrição:
Automaticamente: Alunos matriculados no último ano (concluintes) do ensino médio em escolas públicas (federais, estaduais e municipais);
Mediante Declaração de Carência: Participantes que declarem carência no ato da inscrição, conforme legislação vigente. A declaração será avaliada pelo Inep.

Para os que declararem carência socioeconômica, a inscrição será considerada válida se confirmada a carência.

Locais da Prova

Os locais de aplicação da prova serão informados no cartão de confirmação da inscrição, disponível na página do participante, no endereço eletrônico enem.inep.gov.br/participante. O participante escolhe, no ato de inscrição, o município onde deseja realizar sua prova. 

Certifique-se, com antecedência, na Página do Participante (http://enem.inep.gov.br/participante/), o local de provas para o qual foi designado.

Para Maiores de 18 anos:
Ao se cadastrar no Enem o candidato pode informar se pretende utilizar as notas do Enem para solicitar certificação do ensino médio. O candidato deve indicar em qual instituição deseja obter a certificação. Uma lista com as instituições certificadoras possíveis aparecerá no cadastro do ENEM no site do INEP.
Para tal solicitação, o candidato precisa ter completado 18 anos até data da primeira prova do ENEM.

O candidato que indicar a pretensão de utilizar as notas do Enem para fins de certificação deverá atingir o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame e o mínimo de 500 (quinhentos) pontos na redação. Caso obtenha a nota necessária, o candidato deverá procurar a Instituição Certificadora indicada no ato de inscrição para solicitar o certificado de conclusão do Ensino Médio ou a declaração parcial de proficiência. Não compete ao Inep emitir o certificado de conclusão do Ensino Médio ou a declaração parcial de proficiência. 

Composição das Provas

O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação.
Confira os dias da prova:
Primeiro Dia
- Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia).
Tempo para a prova: 4h30
Segundo Dia
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação)
- Redação; e
- Matemática e suas Tecnologias (Matemática).
Tempo para a prova: 5h30

Orientações para o Dia da Prova
- Lembre-se de levar um documento de identificação original com foto para a realização das provas.
- Chegue cedo. Nos dias de realização do Exame, os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h00min e fechados às 13h00min, de acordo com o horário oficial de Brasília-DF. Todos os candidatos precisam estar presentes antes do fechamento dos portões, inclusive os participantes sabatistas.
- Os participantes sabatistas serão acomodados em salas de provas onde deverão aguardar para iniciarem as provas do primeiro dia.
- Lembre-se de levar uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. NÃO será aceito o usa de caneta de material não transparente ou de qualquer outra cor. Recomenda-se levar mais de uma caneta, caso uma delas falhar.
- Não leve nenhum outro objeto consigo para sala da prova. São proibidos celulares, relógios, caneta de material não transparente, lápis, anotações, etc. Antes de ingressar na sala de provas, o participante deverá guardar, em embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador, telefone celular desligado, quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados e outros objetos. A INEP, porém, não se responsabiliza pela segurança e integridade dos objetos guardados, então evite levar objetos desnecessários.
- Fique atento para não se comunicar com nenhum candidato durante a prova. Você poderá ser eliminado da prova por isso.
- Leia e confira com atenção seus dados registrados nos Cartões-Resposta, na Folha de Redação, nas Listas de Presença e nos demais documentos do Exame.
- Assine nos espaços próprios, o Cartão-Resposta referente a cada dia de provas, a Folha de Redação, a Lista de Presença, a Folha de Rascunho e os demais documentos do Exame.
- A capa do Caderno de Questões possui informações sobre a COR do Caderno de Questões e uma FRASE em destaque. É de SUA responsabilidade marcar, no Cartão-Resposta, a opção correspondente à COR da capa do seu Caderno de Questões do respectivo dia de provas. O candidato que não preencher isso será eliminado. 
- Transcreva, no Cartão-Resposta, a FRASE apresentada na capa de seu Caderno de Questões do respectivo dia de provas. O candidato que não preencher isso será eliminado. 
- Lembre-se que as respostas das provas objetivas e o texto da redação deverão ser transcritos nos respectivos Cartões-Resposta e Folha de Redação, que deverão ser entregues ao aplicador da sua sala ao término das provas. Somente serão consideradas para efeito de correção as redações transcritas para a Folha de Redação e as respostas efetivamente marcadas no Cartão-Resposta, com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, sem emendas ou rasuras.

Os Resultados
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site do Inep, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas.
O prazo é de aproximadamente dois meses para a correção das provas individuais. Os participantes poderão acessar os seus resultados individuais em data a ser divulgada pelo INEP, mediante inserção do número do CPF e senha, no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/participante.

Nota do ENEM como Forma de Acesso à Educação Superior
Os resultados do Enem poderão ser utilizados como mecanismo único, alternativo ou complementar de acesso à Educação Superior, dependendo da Instituição de Educação Superior. Cada instituição determina se irá utilizar a nota do ENEM em seu processo de seleção e de qual forma ela será utilizada.

Enem e SiSU
O candidato que presta o Enem pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O SiSU é o sistema do MEC no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. Para se inscrever é necessário o número de inscrição e senha no Enem daquele ano. Não há pagamento de taxas e o candidato pode escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do SiSU.
O Processo Seletivo do SiSU ocorre em duas etapas: a primeira é a inscrição e a segunda é a chamada dos classificados. O sistema seleciona automaticamente os candidatos melhores classificados em cada curso, de acordo com suas notas no ENEM e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas). Essas ponderações são determinadas por cada instituição.

Enem como forma de Ingresso

Muitas instituições de ensino superior não participam do SiSU, mas oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. Algumas instituições adotaram o Enem para a totalidade das vagas ofertadas e outras dão aos candidatos a opção de usar a nota Enem como forma de ingresso, em vez do vestibular da instituição. Outras usam a nota do Enem para o preenchimento das vagas remanescentes.

Enem como parte na Nota

Algumas instituições de ensino superior permitem que o candidato opte para que a Nota do Enem seja computada junto com a nota obtida no vestibular da instituição.

É importante seguir e estar atento as regras e orientações de cada instituição. A opção por usar a Nota do Enem é geralmente feita no ato da inscrição e os resultados oficiais da prova devem ser submetidos pelo candidato.

Manual do Candidato:Baixar PDF

Programas de Estudo Personalizado

Enem, Fuvest, Unicamp

2009-2017

Enem, PUC-SP, UFPR

2018

Fuvest e Enem

2009-2017

Fuvest, PUC-SP, ENEM

Há várias ferramentas que ajudam o aluno a organizar seus estudos e manter controle sobre as aulas já estudadas.

Mais informaçõesimage
image

Conteúdo e Ferramentas: 

Mais informaçõesimage
image

Colégios

Por ser uma única assinatura, pode ser utilizada apenas por uma pessoa de cada vez. É indicada para colégios ou cursos em que uma única pessoa elabora as provas de todas as matérias. Não representa, portanto, uma opção adequada para um grupo de professores.

Mais informaçõesimage