Prouni

Prouni - Programa Universidade para Todos

Informações:

O ProUni concede bolsas de estudo integrais ou parciais para cursos de graduação em instituições privadas de educação superior. Para participar desse processo o candidato deve ter feito a prova do Enem. O candidato precisa ter alcançado uma nota mínima pré-estabelecida no ENEM.

Pré-requisitos:
Para bolsas integrais o candidato deve declarar uma renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para bolsa parciais de 50% o candidato deve ter renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.
O candidato deve também satisfazer uma das seguintes condições: ter cursado todo o ensino médio em escola pública; em escola privada na condição de bolsista integral; ser portador de deficiência; ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrante do quadro permanente da instituição, e concorrer a vaga em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. No caso do professor, a renda familiar não é considerada.

Inscrição no ProUni:
As inscrições são gratuitas e efetuadas exclusivamente pela internet, por meio da página do Prouni.
São realizados dois processos seletivos do Prouni por ano, um no primeiro semestre e outro no segundo semestre.
Processo regular pode se inscrever o candidato que tenha participado da edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano imediatamente anterior e que tenha obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas das provas do Exame e nota acima de zero na redação.
Pode se inscrever às bolsas remanescentes do Prouni o candidato que atenda a uma das condições a seguir:
• seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, para os cursos com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica; ou
• tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, a partir da edição de 2010, e obtido, em uma mesma edição do referido exame, média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.

É importante ressaltar que a conclusão da inscrição no ProUni não assegura ao candidato a concessão da bolsaA conclusão da inscrição assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa, estando sua concessão condicionada à comprovação do atendimento dos requisitos exigidos para ser bolsista do Prouni.

Fases de classificação para receber a bolsa de estudos:
Os beneficiados precisam passar por fases de classificação e atender à alguns critérios do MEC.
Após concluir a inscrição para uma bolsa no ProUni, o candidato deverá comparecer à instituição de ensino respectiva e entregar a documentação que comprove as informações prestadas na inscrição.
Para certificar-se da veracidade das informações prestadas, a instituição pode solicitar ao candidato outros documentos que julgar necessários. Assim, é recomendável que o candidato não deixe para comparecer à instituição na última hora.
É importante que o candidato solicite, ao entregar a documentação na instituição, o Protocolo de Recebimento de Documentação do Prouni, inclusive no caso de bolsa em curso ministrado na modalidade a distância - EAD. O referido documento comprova o comparecimento do candidato à instituição.
É de exclusiva responsabilidade do candidato a observância do local, data e horário de atendimento e demais procedimentos estabelecidos pela instituição de ensino para a aferição das informações.

ProUniI e FIES
Se o candidato contemplado com uma bolsa de 50% não puder pagar a outra metade da mensalidade ele poderá utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para custear os outros 50% da mensalidade, sem a necessidade de apresentação de fiador na contratação do financiamento.
Para isso, é necessário que a instituição para a qual o candidato foi selecionado tenha firmado Termo de Adesão ao Fies.

Categoria:Federal

Telefones:0800-616161

Há várias ferramentas que ajudam o aluno a organizar seus estudos e manter controle sobre as aulas já estudadas.

Mais informaçõesimage
image

Conteúdo e Ferramentas: 

Mais informaçõesimage
image

Colégios

Por ser uma única assinatura, pode ser utilizada apenas por uma pessoa de cada vez. É indicada para colégios ou cursos em que uma única pessoa elabora as provas de todas as matérias. Não representa, portanto, uma opção adequada para um grupo de professores.

Mais informaçõesimage