O que foi o Plano Marshall?

Em junho de 1947, o Secretário de Estado dos Estados Unidos, George C. Marshall, anunciou um programa para ajudar os países europeus em sua reconstrução após a Segunda Grande Guerra. A proposta de Marshall, denominada Programa de Recuperação Europeia, ficou conhecida como o Plano Marshall. Entre 1948 e 1952, os Estados Unidos deram à Europa Ocidental mais de 12 bilhões de dólares em ajuda. Os resultados foram extraordinários. Em 1952, nos países que foram beneficiados pelo Plano Marshall, a produção industrial havia excedido os níveis antes da guerra. O padrão de vida da população desses países havia crescido consideravelmente. Assim, uma nova era de prosperidade havia chegado à Europa Ocidental.
O Plano Marshall foi oferecido a todos os países europeus, mas Stalin, o líder da União Soviética, não permitiu que os países-satélites soviéticos tomassem parte. Em 1949, a União Soviética lançou um plano de cooperação entre os países da Cortina de Ferro, denominado Comecon (Conselho para Assistência Econômica Mútua).

Há várias ferramentas que ajudam o aluno a organizar seus estudos e manter controle sobre as aulas já estudadas!

Mais informaçõesimage
image

Conteúdo e Ferramentas: 

Mais informaçõesimage
image

Colégios

Por ser uma única assinatura, pode ser utilizada apenas por uma pessoa de cada vez. É indicada para colégios ou cursos em que uma única pessoa elabora as provas de todas as matérias. Não representa, portanto, uma opção adequada para um grupo de professores.

Mais informaçõesimage