O que foi a Magna Carta?

No ano 1215, os barões ingleses forçaram o rei João a assinar um documento chamado de Magna Carta, que significa "Grande Carta". Ao assinar esse famoso documento histórico, o rei concordava em reconhecer os direitos e privilégios dos barões, incluindo o de julgamento justo.
A Magna Carta foi um dos fundamentos da liberdade britânica e, posteriormente, da norte-americana. Inicialmente, a Magna Carta visava a proteger os direitos dos barões ingleses, mas esses direitos acabaram sendo concedidos a outros grupos sociais.
A Magna Carta estabelecia que:
• o rei não poderia baixar impostos sem o consentimento do Grande Conselho (órgão formado por prelados, condes e barões).
• nenhum homem livre poderia ser preso, nem sofrer qualquer punição, sem um julgamento prévio pelos seus iguais e perante a lei.
• para garantir a execução dessas medidas, 25 barões seriam considerados os guardiões da lei. Foi dada a eles a autoridade de se apoderar das terras e dos bens do rei se a Magna Carta fosse violada.
• garantia a todos os ingleses proteção contra as arbitrariedades do poder político.

Há várias ferramentas que ajudam o aluno a organizar seus estudos e manter controle sobre as aulas já estudadas.

Mais informaçõesimage
image

Conteúdo e Ferramentas: 

Mais informaçõesimage
image

Colégios

Por ser uma única assinatura, pode ser utilizada apenas por uma pessoa de cada vez. É indicada para colégios ou cursos em que uma única pessoa elabora as provas de todas as matérias. Não representa, portanto, uma opção adequada para um grupo de professores.

Mais informaçõesimage