https://146.190.110.216/https://167.172.89.125/mochibet 88hksbetmporedkitabet138gbk76hebitopmpoxousaklub76gaming
https://orange-cliff-05c110310.3.azurestaticapps.net/

Simulados Enem – Uma forma eficaz de se preparar

Publicado em 04 de setembro de 2018 Autor:

Simulados Enem

Uma estratégia eficaz para se preparar para o Enem é fazer simulados que contenham questões que caíram nesse exame em anos passados.

Milhões de brasileiros prestam o Enem todo ano. Essa prova se tornou o maior vestibular do Brasil. O desempenho no Enem pode ajudar a definir o futuro acadêmico e profissional de um enorme número de pessoas.

Neste blog, oferecemos algumas dicas de como utilizar os simulados Enem para se preparar para a prova.

1. Estude o formato das questões das provas do Enem.
Antes de mais nada, todos que pretendem prestar o Enem precisam se familiarizar com o formato da prova. O tipo de questão testada nessa prova é diferente do tipo que costuma cai em exames vestibulares. Em geral, as questões do Enem costumam ser mais longas que as de Vestibular. Muitas delas exigem mais raciocínio que conhecimento e o candidato precisa ler e interpretar textos, gráficos ou imagens para conseguir responder à questão.

2. Ao fazer simulados Enem, respeite o limite de tempo.
É importante que o candidato saiba que o Enem é uma prova longa. Isso significa que não basta conseguir responder corretamente às questões: é necessário também fazê-lo dentro do limite de tempo da prova. Isso constitui um desafio para muitos alunos.

Há alunos que não encontram dificuldades em responder corretamente às questões do Enem, mas não conseguem fazê-lo dentro do tempo limite. Um dos objetivos dos simulados é permitir que o aluno faça um diagnóstico de quanto bem preparado está para a prova. O fato de um aluno não conseguir responder a todas as questões de um exame do Enem em tempo hábil significa que ele precisa aprender a ler e interpretar textos e a resolver questões de Matemática com mais facilidade e rapidez. A forma de fazê-lo é por meio de simulados.

Os simulados do Educabras, são cronometrados para que o aluno possa avaliar quanto tempo leva para ele responder às questões. Por meio de simulados cronometrados, o aluno pode diagnosticar não apenas se consegue responder corretamente às questões do Enem, mas sim, se está apto a fazê-lo dentro do limite de tempo.

3. Leia e interprete textos, gráficos e imagens com atenção.
Muitos alunos cometem erros na prova do Enem devido à falta de paciência, não de conhecimento ou habilidade. Muitos alunos, ansiosos ou simplesmente impacientes, não leem os textos ou gráficos com atenção e, consequentemente, interpretam-nos incorretamente. É inegável que o Enem é um exame longo e que há relativamente pouco tempo para responder a todas as questões. Contudo, o aluno não deve fazer a prova às pressas.

Vale ressaltar que se as questões do Enem fossem fáceis e óbvias, muitos dentre os milhões de candidatos gabaritariam o exame. Portanto, é importante que você leia e interprete textos, gráficos e imagens com atenção. O Enem não é um exame de “pegadinhas”, mas as respostas corretas não são necessariamente evidentes, nem mesmo para os alunos mais bem preparados.

4. Ao responder às questões de Matemática, lembre-se de que muitas delas testam Raciocínio Matemática.
Não basta memorizar fórmulas ou conceitos matemáticos para ter êxito na prova de Matemática do Enem. O aluno que fizer simulados Enem logo perceberá que muitas das questões testam conceitos de Raciocínio Matemático. Vale lembrar que o Enem não é uma prova que testa apenas conhecimento. O exame também visa a medir a capacidade de raciocínio dos alunos.

Uma das formas mais eficazes de se preparar para responder às questões de Matemática do Enem é fazer simulados. Aprendem-se tópicos como Raciocínio Matemático não apenas estudando a teoria, mas sim, por meio da prática.

5. O Enem testa matérias como Sociologia, Filosofia e Arte. Se você tiver dificuldade em responder a questões dessas matérias, procure estudá-las.
Muitos alunos que pretendem prestar o Enem não estudaram essas matérias no colégio. Isso vale especialmente para pessoas que se formaram há muitos anos. É imprescindível estudá-las. O aluno que não está familiarizado com o estudo dessas matérias encontrará dificuldades com várias questões de Ciências Humanas do Enem.

Há cursos pré-Vestibular e pré-Enem online que oferecem aulas de Sociologia, Filosofia e Arte. O Educabras.com, disponibiliza conteúdo dessas matérias para os assinantes.

6. Quando fizer os simulados, responda a questões tanto de Inglês como de Espanhol.
O Enem permite que o candidato escolha uma dessas matérias. Antes de decidir a língua estrangeira de sua preferência para a prova, recomendamos que você faça simulados que testem tanto Inglês como Espanhol. A matéria em que você teve mais êxito nos simulados deve constituir sua escolha de língua estrangeira no dia da prova.

7. Planeje os estudos baseado nos resultados dos simulados.
Uma das vantagens de fazer um simulado do Enem no Educabras.com é que a correção é feita imediatamente. Além disso, os simulados são armazenados no painel de controle do assinante, sob “Meus Dados”. Isso permite que ele avalie seu progresso ao longo dos estudos. Quando um aluno faz um simulado do Enem online, o Educabras identifica as aulas associadas às questões que ele errou. Assim, ele pode estudar ou revisar os assuntos que mais lhe apresentam dificuldades.

8. O Enem testa conhecimentos específicos.
À medida que o Enem foi substituindo o exame vestibular de muitas faculdades, o exame foi mudando de formato. Inicialmente, o Enem testava Interpretação de Textos, Raciocínio Matemático e Conhecimentos Gerais. Hoje, testa conhecimentos específicos de todas as matérias do Ensino Médio.

Os simulados do Enem ajudam o aluno a diagnosticar seu nível de preparo nas Ciências Humanas, Exatas e Biológicas.

9. O Enem testa assuntos aleatórios.
Toda pessoa que está se preparando para prestar o Enem deve saber que o Enem testa assuntos aleatórios. Portanto, é bem provável que mesmo ótimos alunos encontrem dificuldades em responder a algumas questões da prova. Não fique decepcionado se errar algumas questões, pois há assuntos testados no exame que provavelmente nunca foram ensinados em sala de aula ou em qualquer curso online.

Contudo, é recomendável que o aluno se mantenha a par dos eventos importantes da atualidade, no Brasil e no restante do mundo. O aluno que está bem informado sobre assuntos da atualidade e do cotidiano terá menos dificuldade em responder às questões do Enem que testam assuntos aleatórios.

10. Lembre-se que o Enem também exige que o candidato elabore uma redação dissertativa.
O Enem exige que o candidato escreva uma redação dissertativa. A nota na redação do Enem pode significa o êxito ou o oposto. Recomendamos que o candidato dedique bastante tempo de estudos para fazer simulados, mas ele deve também elaborar redações dissertativas para se preparar para a prova.



O Portal Mais Completo para Alunos e Professores!

ASSINE O EDUCABRAS

Posts Relacionados

Os comentários não representam a opinião do EducaBras.