https://146.190.110.216/https://167.172.89.125/mochibet 88hksbetmporedkitabet138gbk76hebitopmpoxousaklub76gaming
https://orange-cliff-05c110310.3.azurestaticapps.net/

Matérias para estudar para o Enem

Publicado em 06 de setembro de 2016 Autor:

enem-logo-grande

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) visa a avaliar o desempenho dos alunos ao final do Ensino Médio. Esse exame, criado pelo Ministério da Educação (MEC), diferencia-se da maioria dos vestibulares e isso vale tanto para o conteúdo exigido como pela forma pela qual são formuladas as questões.

Em primeiro lugar, é importante o aluno saber que o Enem mudou muito nos últimos anos. Deixou de ser uma prova em que a maioria das questões testava Conhecimentos Gerais, Raciocínio Matemático e Interpretação de Textos e passou a exigir conhecimento específico de matérias. Um dos motivos dessa mudança é que muitas faculdades substituíram o vestibular por esse exame. E mesmo muitas daquelas que não o fizeram dão importância à nota do Enem. Isso significa que, para a esmagadora maioria dos alunos que pretende fazer faculdade, o Enem se tornou obrigatório.

Como se preparar para o Enem? Antes de mais nada, o aluno precisa saber que matérias estudar. São elas: Português, Matemática, História, Geografia, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Biologia, Química, Física, Arte, Filosofia e Sociologia. Além disso, precisa escrever uma redação. Vale ressaltar que todas as provas do Enem exigiram redações dissertativas. É possível, mas muito improvável, que o Enem venha a exigir uma redação descritiva ou narrativa.

Português
Apesar de ter mudado de formato nos últimos anos — hoje há mais questões e exigem-se conhecimentos específicos das principais matérias —, o Enem ainda mantém seu formato. As questões costumam ser mais longas que as de vestibulares. Muitas exigem leitura e interpretação de um texto, um mapa ou um gráfico. É imprescindível, portanto, que o candidato saiba interpretá-los. O Educabras.com disponibiliza aulas de Interpretação de Textos para seus assinantes, pois o domínio dessa técnica mostra-se fundamental para um excelente desempenho no Enem. Além de estudar as aulas do Educabras.com e praticar os exercícios, recomenda-se que o aluno adquira o hábito de ler jornais e revistas de alto nível.

O Enem costuma enfatizar certos temas de Português, como figuras de linguagem, ambiguidade e intertextualidade. Os conceitos de denotação e conotação são muito cobrados e, se o estudante não estiver bem familiarizado com eles, encontrará dificuldade em responder às questões pertinentes. Todos estão explicados de forma didática em aulas do Educabras.com.

Nos últimos anos, o Enem também passou a incluir algumas questões de Literatura, versando a maioria sobre o Modernismo. Como o acervo de tópicos de Literatura testado por ele é muito limitado, torna-se difícil prever se continuará a enfatizar  esse movimento ou se também incluirá questões sobre outros períodos literários. Recomendamos, portanto, que o aluno os revise em sua totalidade. De fato, o conteúdo é extremamente extenso e, por isso, o Educabras.com oferece aulas resumidas de Literatura.

O exame também exige que o aluno escreva uma redação. Não é necessário ser um escritor talentoso, mas exige-se que o candidato saiba escrever uma redação dissertativa com competência. Isso significa que precisa saber articular seus pensamentos e defender, de forma coerente e inteligente, seu ponto de vista. Não basta relatar fatos, mas é também preciso escrever corretamente. A redação não pode apresentar erros de ortografia, pontuação, concordância, regência, etc. É imprescindível que o estudante tenha um bom conhecimento das regras de Gramática.

Arte, Filosofia e Sociologia
O Enem exige certas matérias, como Arte, Filosofia e Sociologia, que não foram necessariamente ensinadas no colégio. É evidente que o aluno deve estudá-las. Se, por algum motivo, não as teve na escola — talvez na época não fossem ensinadas —pode aprendê-las no Educabras.com. O conteúdo é didático e, após as aulas, o assinante pode responder às questões para testar seu conhecimento. Qualquer pessoa pode assinar o Educabras.com, mesmo alguém que se formou no colégio há muitos anos.

Como os temas abordados pelo Enem são muito abrangentes, aconselhamos que o aluno estude todas as aulas de Filosofia e Sociologia do Educabras.com, que são de fácil compreensão.

História

Anos atrás, o Enem quase não testava História e, quando o fazia, era por meio de questões que cobravam conceitos gerais. Hoje, passou a incluir tópicos de História que pedem conceitos específicos. Em geral, prioriza História do Brasil, especialmente certos períodos de grande importância, como a Era Vargas e a Ditadura Militar, mas evidentemente, não se limita a eles nem a temas históricos, podendo testar qualquer conceito ou fato, tanto de História Geral como do Brasil. Portanto, nossa recomendação é que o aluno estude toda a matéria, o que perfaz muito a estudar. Por esse motivo, o Educabras.com disponibiliza para seus assinantes aulas de História preparadas especialmente para o Enem. São resumidas e abordam os principais eventos históricos. Assim, o aluno pode aprender muito sobre História em relativamente pouco tempo de estudo.

Geografia
Os temas de Geografia cobrados pelo Enem tendem a ser um pouco mais específicos que os de História. O exame também costuma priorizar Geografia do Brasil em vez de Geografia Geral. Os principais tópicos são Poluição, Meio Ambiente, Urbanização, Energia, Água e Indústria.

Vale ressaltar que Geografia é a matéria que compreende Atualidades. Certos temas como terrorismo, violência, conflitos mundiais e política são bem cotados para cair no Enem. É possível que haja questões sobre a situação da política no Brasil,  como por exemplo, o afastamento da Presidente Dilma. Assuntos como o Estado Islâmico, a Guerra Civil na Síria e a eleição presidencial nos Estados Unidos podem ser tema de questões — ou da própria Redação —, do Enem.

Física
Anos atrás, as poucas questões de Física cobradas pelo Enem tratavam de assuntos do cotidiano. Hoje, exige conhecimentos específicos da matéria, especialmente relacionados à Energia, Termologia, Eletricidade e Mecânica. A prova também inclui questões de Óptica e Ondulatória.

A melhor forma de estudar para a parte de Física consiste em revisar questões da matéria pedidas em anos anteriores.

No Educabras.com há aulas dos assuntos de Física que o Enem costuma testar. Recomendamos que os alunos as estudem e respondam aos exercícios.

Química
Nos últimos anos, a prova de Química se tornou semelhante às dos vestibulares. Isso significa que o aluno precisa estudar a matéria como se estivesse se preparando para esses exames.

Há certos assuntos de Química que costumam cair no Enem: Termoquímica, Equilíbrios Químicos, Estequiometria, pH e Função Orgânicas. Nele ainda se testam conhecimentos de Química com relevância prática, como o aquecimento global, a camada de ozônio e a chuva ácida. O que também se exige dos alunos é o reconhecimento das funções orgânicas.

Por meio de estudos estatísticos, o Educabras.com disponibiliza para os assinantes, as aulas de Química com o conteúdo dessa matéria normalmente exigido pelo Enem. É sempre possível que este mude a prova de Química e passe a testar outros assuntos. Por esse motivo, recomendamos ao aluno revisar todas as aulas de Química.

Biologia
Em geral, encontram-se no Enem temas de Biologia que dizem respeito ao cotidiano, sendo Ecologia um dos mais cobrados. O exame também testa Genética, Evolução, Fisiologia e Meio Ambiente. Vale ressaltar que há questões de Biologia que exigem a leitura de um texto ou a interpretação de gráficos e tabelas.

O Educabras.com disponibiliza para os assinantes as aulas de Biologia que abordam os tópicos mais pedidos pelo Enem nos últimos anos.

Matemática
Na prova do Enem, há 45 questões de Matemática, em geral, poucas extremamente complicadas.

A prova costuma testar Raciocínio Matemático, Grandezas Proporcionais, Geometria Plana e Espacial, Funções e Probabilidade. O motivo disso é que tais assuntos são uma forma de examinar a aptidão matemática do candidato. Isto é, o Enem está interessado em descobrir se ele “leva jeito” para Matemática. Em vista disso, recomendamos que o aluno pratique extensivamente questões desses assuntos, por serem matérias que se aprendem ao responder a exercícios. Por se tratar de conceitos de lógica aplicada, não basta estudar os conceitos: faz-se necessário aplicá-los. O Educabras.com disponibiliza para os assinantes aulas relacionadas a esses tópicos. Recomendamos que os alunos as estudem e respondam às questões associadas a elas.

A prova também testa assuntos como Progressão — Aritmética e Geométrica —, Trigonometria e Análise Combinatória.

Muitas das questões de Matemática avaliam a leitura de gráficos, tabelas e esquemas, que devem ser interpretados com cuidado. O exame de Matemática não pretende ser muito difícil, mas também não constitui simplesmente de uma prova de interpretação de gráficos.

Língua Estrangeira
O Enem exige Língua Estrangeira, oferecendo a opção entre Inglês ou Espanhol. As questões são de Interpretação de Texto e podem ser baseadas em um deles, em uma notícia ou em uma música. É difícil avaliar o nível de dificuldade dessa prova porque depende do preparo do aluno. Para alguém realmente fluente em Inglês ou Espanhol, trata-se de uma prova de nível intermediário.

Que língua recomendamos que o aluno escolha: Inglês ou Espanhol? A resposta é que o aluno deve responder às questões de ambas as línguas testadas pelo Enem. De fato, o acervo é muito pequeno, mas basta para o aluno decidir se terá mais facilidade para responder a questões de qualquer um desses idiomas.

Programa de Estudos para o Enem no Educabras.com

Há determinados tópicos que, ano após ano, são testados pelo Enem. Por meio de estudos estatísticos, o Educabras.com os identificou e o aluno que assina o portal tem a vantagem de acessar tais informações. Por meio desse sistema inteligente de estudo, revelam-se ao aluno os assuntos aos quais ele deve dedicar a maior parte de seu tempo de estudo.

Há sempre a possibilidade que o Enem surpreenda a todos nós. Afinal, é um exame em constante metamorfose. Contudo, há bons motivos para crer que não mudará drasticamente de um ano para outro. O passado recente ainda é um bom indicador do futuro. O objetivo do Educabras.com consiste em otimizar o desempenho do aluno no Enem para que ele possa estudar na faculdade de sua escolha e seguir a carreira de seus sonhos.



O Portal Mais Completo para Alunos e Professores!

ASSINE O EDUCABRAS

Posts Relacionados

Os comentários não representam a opinião do EducaBras.