FGVRJ - Fundação Getúlio Vargas

Categoria:Particular

Endereço:Praia de Botafogo, 190 - Bairro: Botafogo - CEP: 22250-900 - Cidade:Rio de Janeiro - UF: RJ

Telefones:(21) 3799-4747

Telefones 2:0800 770 0423

Vestibular:

O Edital e o Manual do Candidato estão disponíveis no site da FGV.  Confira o site: http://vestibular.fgv.br/.

Para participar do Processo Seletivo FGV, os candidatos devem optar por uma das seguintes alternativas: 
a) Inscrição no Vestibular FGV-RJ
b) Inscrição no Processo Seletivo ENEM 
Além do resultado do Vestibular, a FGV também classifica candidatos com base nas notas fornecidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (INEP/MEC). 
c) Inscrição em ambos os Processos Seletivos

O Vestibular FGV-RJ compreenderá de dois Módulos (Discursivo e Objetivo), a serem realizados em um único dia. A duração é de 4 horas para cada módulo.

Módulo Discursivo 
No período da manhã, o candidato realizará as provas do Módulo Discursivo. As provas deste Módulo, de caráter dissertativo, estarão dispostas em dois cadernos para os cursos de Administração, Ciências Econômicas e Matemática Aplicada, em três cadernos para os cursos de Direito e Ciências Sociais e abrangerão as seguintes áreas de conhecimento:

a. Para todos os Cursos: Redação em Língua Portuguesa
- Os candidatos deverão elaborar um texto dissertativo.
- Para a atribuição dos pontos, a avaliação agrupará as competências em três diferentes quesitos: 1) tema e estrutura; 2) articulação e argumentação; 3) correção gramatical e adequação lexical.
- O texto a ser elaborado pelo candidato deverá ser do tipo dissertativo- argumentativo, em prosa e conter, no mínimo, 20 e, no máximo, 30 linhas escritas, devendo ser apresentado à tinta e de forma legível. As redações que não atenderem a essas exigências não serão corrigidas, recebendo, portanto, nota zero.

b. Para os Cursos de Matemática Aplicada, Administração e Ciências Econômicas: Matemática
- As questões visam verificar a capacidade dos candidatos para entender e resolver problemas de natureza quantitativa. Na correção desta prova, a banca avaliará não só a resposta dada pelos candidatos como também a forma de encaminhamento da solução.

c. Para os Cursos de Direito e Ciências Sociais: História e Geografia
- As questões visam avaliar, em nível mais profundo, o conhecimento do candidato nas áreas da História e da Geografia, e sua capacidade de interpretar fatos ou fenômenos dessas esferas.

Módulo Objetivo (Cursos de Administração, Direito e Ciências Sociais):
No período da tarde, o candidato realizará as provas do Módulo Objetivo. Este Módulo será apresentado em um caderno com 4 provas de múltipla escolha, contendo 15 questões relativas a cada uma das áreas de conhecimento a seguir:
- Matemática;
- Língua Portuguesa, Literatura e Interpretação de Textos;
- Língua Inglesa e Interpretação de Textos;
- Ciências Humanas (História, Geografia e Atualidades).

Módulo Objetivo ( Cursos de Ciências Econômicas e Matemática Aplicada)
No período da tarde, o candidato realizará as provas do Módulo Objetivo. Este Módulo será apresentado em um caderno com 4 provas de múltipla escolha, com questões relativas a cada uma das áreas de conhecimento a seguir:
- Exatas (Matemática e Física) - 20 questões;
- Língua Portuguesa, Literatura e Interpretação de Textos – 15 questões;
- Língua Inglesa e Interpretação de Textos – 15 questões;
- Ciências Humanas (História, Geografia e Atualidades) – 15 questões. 

Enem:

Todos os cursos da FGV-RJ aceitam o ENEM como forma de ingresso.

Nestes casos, os candidatos poderão concorrer tanto para as vagas destinadas ao Vestibular, como para as vagas destinadas ao processo seletivo com base nos resultados do Enem. O candidato que optar pelo Vestibular FGV-RJ poderá, ao se inscrever, informar o número de inscrição no Enem e assim participar dos dois processos seletivos, pagando apenas a taxa de inscrição do Vestibular.

Bolsa de Estudos:

A FGV possui diversas modalidades de bolsas de estudo.

Bolsa Mérito
Aos candidatos aprovados nos processos seletivos via Vestibular FGV ou via ENEM. As bolsas por mérito são pessoais e intransferíveis. A manutenção das bolsas dependerá do desempenho acadêmico do aluno e do cumprimento dos critérios estabelecidos para a FGV-RJ.

Bolsa Restituível
Concedida na forma de financiamento escolar aos alunos do curso de graduação que demonstrarem bom rendimento acadêmico e/ou necessidade econômico-financeira. Os recursos financeiros da Bolsa Restituível provêm do Fundo de Bolsas da Fundação Getulio Vargas. O percentual a ser concedido a cada aluno varia de 0% a 100% do valor das mensalidades no semestre escolar e será definido pela Comissão de Bolsas da FGV com base na documentação apresentada pelo aluno requerente.

Bolsa Demanda Social
Concedidas de acordo com a necessidade financeira e social do requerente, semestralmente renováveis, caso solicitadas, de acordo com critérios estipulados por cada curso.

Adicionais
A FGV-RJ oferece programas adicionais de bolsa, aplicados de acordo com cada curso.

Há várias ferramentas que ajudam o aluno a organizar seus estudos e manter controle sobre as aulas já estudadas.

Mais informaçõesimage
image

Conteúdo e Ferramentas: 

Mais informaçõesimage
image

Colégios

Por ser uma única assinatura, pode ser utilizada apenas por uma pessoa de cada vez. É indicada para colégios ou cursos em que uma única pessoa elabora as provas de todas as matérias. Não representa, portanto, uma opção adequada para um grupo de professores.

Mais informaçõesimage