Enem - Página do Participante 2022

Publicado em 12 de setembro de 2022 Autor:

A página do participante Enem é onde o aluno tem acesso às informações necessárias para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio.

Por meio da página do participante Enem 2022, disponibilizado pelo INEP, o estudante tem acesso a uma série de informações importantes, como cronograma, orientações, dúvidas frequentes e tutoriais. É nesta página que o candidato faz a sua matrícula por meio de um questionário realizado por um atendente virtual.

Para fazer a inscrição, o estudante precisa inserir as informações e efetuar o cadastro. Vale ressaltar que o login é feito pelo portal oficial do Governo Federal.

O site do INEP garante acessibilidade aos alunos surdos: os tutoriais e as instruções são disponibilizadas em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).

Como acessar a página do participante ENEM

Para acessar a página do participante ENEM 2022, siga estes passos:

  • Acesse o site oficial do INEP
  • Realize o cadastro do Governo Federal
  • Insira um login e uma senha

Tendo feito isso, você terá acesso às novidades da página do participante Enem.

A importância do Enem

O Enem não é um exame obrigatório, mas é importante que todo aluno que esteja cursando o terceiro ano do Ensino Médio faça a prova. O motivo disso é que as notas do Enem podem ser usadas para se ter acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (Prouni). Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Qualquer pessoa que tenha concluído o Ensino Médio ou que esteja no terceiro ano pode fazer o Enem para ter acesso à educação superior. Alunos do primeiro ou do segundo ano do Ensino Médio podem participar do Enem como treineiros: os resultados que obtiverem no exame servem apenas como uma forma de autoavaliação e não têm absolutamente nenhum valor cumulativo. Mas a experiência de ser treineiro é bastante valiosa e pode ajudar o aluno a se preparar para a prova do Enem que prestará um ou dois anos mais tarde.

O Enem ocorre em dois dias. A prova é composta por 180 questões de múltipla escolha e abordam quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Os candidatos também precisam escrever uma redação do tipo dissertativo-argumentativo.

O Portal Mais Completo para Alunos e Professores!

ASSINE O EDUCABRAS

Posts Relacionados

Os comentários não representam a opinião do EducaBras.