https://146.190.110.216/https://167.172.89.125/mochibet 88hksbetmporedkitabet138gbk76hebitopmpoxousaklub76gaming
https://orange-cliff-05c110310.3.azurestaticapps.net/

Com quantos anos posso fazer o Enem?

Publicado em 25 de agosto de 2022 Autor:
Enem 2022

O Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – é voltado para pessoas que concluíram ou que estão prestes a concluir o Ensino Médio. Não há uma idade mínima para fazer a prova. Mas menores de 18 anos que ainda não terminaram o Ensino Médio ou não vão concluir no ano da edição do exame podem participar apenas como treineiros.

Treineiros são os candidatos que fazem o Enem para ganhar experiência. As notas deles não são válidas para tentar conseguir uma vaga no Sisu ou no Prouni. O candidato que faz o Enem como treineiro está avaliando seus conhecimentos e se preparando para quando fizer a prova “para valer”.

É importante saber que o desempenho do treineiro no Enem não é cumulativo. Isto é, a nota obtida na prova realizada como treineiro não valerá para quando ele fizer o Enem novamente. O objetivo de fazer o Enem como treineiro é simular a prova. Quem faz o Enem como treineiro costuma sentir mais confiança e segurança quando presta o exame um ou dois anos mais tarde, como candidato tradicional. Assim, a experiência obtida como treineiro é de enorme valor.

É importante ressaltar que os treineiros também precisam pagar a taxa de inscrição para fazer o Enem. Contudo, alguns treineiros podem solicitar a isenção da taxa de inscrição se forem alunos de escolas públicas ou bolsistas de colégios particulares com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa ou se estiverem inscritos no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal.

Se você prestar o Enem como treineiro e não for bem na prova, não se desespere! Em vez disso, utilize a experiência como treineiro para identificar as matérias ou assuntos que lhe apresentaram mais dificuldades e se dedique a estudá-los.

Mas é importante ressaltar que você não precisa ser treineiro para simular as provas do Enem. Você pode baixar as provas anteriores do Enem em formato PDF e simulá-las. 

Os assinantes do Educabras podem fazer as provas do Enem online. As provas são cronometradas, corrigidas automaticamente e armazenadas na assinatura do aluno. Além disso, o sistema indica o assunto associado às questões que o aluno errou. Isso o ajuda a identificar seus pontos fracos. Assim, ele pode se dedicar a estudar esses temas e se preparar de forma eficaz para o Enem.

O Enem não é obrigatório. Quem está no terceiro ano do Ensino Médio não precisa fazer a prova. Mas se você deseja estudar em uma universidade particular com uma bolsa de estudo do Prouni ou financiar o curso pelo Fies, você terá de fazer o Enem. A nota obtida na prova também pode ser utilizada para concorrer às vagas em universidades públicas de todo o Brasil. Esse processo acontece pelo Sisu.

Qualquer pessoa que queira fazer o Enem pode se inscrever, mas é necessário que faça a inscrição corretamente e que tenha os documentos de identificação, como CPF, endereço completo, número de telefone, e-mail e uma fotografia para o cadastro.

Não há idade mínima para fazer o Enem e também não há idade máxima. Há muitas pessoas que se formaram há muitos anos que fazem o exame.




O Portal Mais Completo para Alunos e Professores!

ASSINE O EDUCABRAS

Posts Relacionados

Os comentários não representam a opinião do EducaBras.