Radioatividade - Reações Nucleares

Radioatividade - Reações Nucleares

Os átomos chamados de radioativos são átomos que apresentam instabilidade nuclear. Na tentativa de alcançar a estabilidade em seu núcleo, estes átomos emitem algumas partículas chamadas de radiação ou emissões radioativas, transformando-se em átomos com números atômicos ou de massa diferentes dos originais. A esse fenômeno, descoberto por Henri Becquerel, no elemento urânio, em 1896, denominamos radiatividade.

Emissões Radioativas

Emissões  (alfa)

A partícula alfa é dotada de dois prótons e dois nêutrons, semelhantes ao núcleo do elemento hélio. Isso significa que quando uma partícula alfa é emitida por um isótopo radioativo, saem de seu núcleo dois prótons e dois nêutrons. Quando uma partícula alfa é emitida, o átomo perde quatro unidades de massa e duas unidades em seu número atômico.

Representação: (massa = 4, carga = +2).

Emissões (beta)

São elétrons emitidos pelo núcleo em alta velocidade.

Quando há emissão de partícula beta () é porque ocorreu no núcleo a transformação. Um nêutron se transformou em um próton, um elétron em um neutrino.

Quando há emissão beta, não há alteração na massa, pois um nêutron foi substituído por um próton; a partícula beta é o elétron.

Representação:   (massa = 0, carga = -1).

É importante observar que, com a emissão das partículas alfa () e beta (), é alterado o número de prótons; portanto é alterado o número atômico, formando assim novos elementos químicos.

Emissão (Gama)

São ondas eletromagnéticas, como a luz ou as ondas de rádio, mas providas de enorme energia e poder de penetração. Emitidas por núcleos instáveis, as emissões gama acompanham a emissão de partículas .

Uma onda eletromagnética é constituída apenas de energia; portanto, não tem massa. Sua emissão resulta apenas em alterações energéticas no átomo.

Representação: .

Representação da Reação Nuclear

As mais importantes são:

EMISSÃO RADIOATIVA CONSTITUIÇÃO VELOCIDADE
RELATIVA
PODER DE PENETRAÇÃO
RELATIVO

(núcleo de hélio)
2 prótons
2 nêutrons
Baixa Baixo
1 e- aceleração Média Médio
Onda eletromagnética Alta Alto

Outras Partículas e Representações

Comportamento da radiação natural

Explicação:

As partículas que apresentam carga positiva (próton) são atraídas pela placa eletrizada negativamente.

As partículas que apresentam carga negativa (elétron) são atraídas pela placa eletrizada positivamente.

As ondas eletromagnéticas (emissões ) não apresentam cargas, logo não sofrem desvios.

As emissões radioativas são invisíveis e saem do núcleo com alta velocidade. São essas propriedades que fazem com que essas emissões tenham a capacidade de atravessar materiais (poder de penetração).

As partículas alfa (), por serem as mais pesadas, apresentam menor velocidade e, portanto, seu poder de penetração é menor.

Já as partículas beta () são mais leves e com maior velocidade, o que resulta num poder de penetração maior.

As emissões gama () não apresentam massa: por esse motivo, não são chamadas de partículas. Sua velocidade é muito alta e não apresenta carga; portanto não interage com a matéria, o que explica seu alto poder de penetração.

Sumário

- Emissões radioativas
- Reações nucleares (transmutações)
i. Tempo de meia-vida
- Energia Nuclear
i. Fissão Nuclear
ii. Fusão Nuclear
- Usos De Alguns Isótopos Artificiais
Assine login Questões a responder image Questões dissertativas image Questões para o Enem image Tabela Periódica