O Texto Dissertativo

O texto dissertativo cumpre a função de discutir um tema. O assunto é exposto de maneira direta. Não há a progressão temporal observada no texto narrativo, e sim, uma progressão lógica. O texto dissertativo procura fazer uma generalização, por oposição ao texto descritivo.

Eis as características do texto dissertativo:

  1. Progressão lógica
  2. Generaliza o ser
  3. Texto temático

Do ponto de vista gramatical, notam-se os seguintes elementos:

- Conectivos que estabelecem oposição: “mas”, “embora”, “ainda que”, “mesmo que”, “conquanto”;

- Conectivos que estabelecem relação de causa e consequência e comparação: “visto que”, “uma vez que”, “porque”, “pois”, “como”, “mais...que”, “tanto...quanto”, etc.

- Conectivos e advérbios que estabelecem relações hipotéticas: “se”, “caso”, “por ventura”, “talvez”, etc.

- Conectivos, advérbios (por vezes locuções) e expressões que encerram conclusão: “por isso”, “logo”, “consequentemente”, “então”, “em suma”, “em síntese”, etc.

- Verbos predominantemente no presente do indicativo, o chamado presente atemporal (presente nas definições cientificas).

Dissertação expositiva e a argumentativa

Argumentativa

Argumentar é sustentar uma opinião, utilizando recursos que possam convencer o leitor de que se está certo.

A argumentação se baseia em dois elementos principais: a consistência do raciocínio e a evidência das provas. Há a evidência da razão (certeza a que se chega pelo raciocínio) e a evidência de fato (apresentação dos fatos). Eis alguns tipos mais comuns de evidência:

  1. Os fatos
  2. Exemplos típicos de determinadas situações
  3. Ilustrações
  4. Dados estatísticos

A dissertação argumentativa identifica a capacidade argumentativa do aluno. Esse tipo de texto deve assumir uma postura de uma opinião e a sua defesa por meio de argumentos.

Expositiva

A dissertação expositiva utiliza uma enunciação em terceira pessoa, distante, sem evidenciar juízos de valor e sem figuras de linguagem. Explana acerca de assuntos de forma imparcial e denotativa.

A dissertação expositiva visa a tecer comentários a respeito de um assunto de forma genérica, mas sem emitir fortes juízos de valor.

Sumário

- Dissertação expositiva e a argumentativa
i. Argumentativa
ii. Expositiva
- Raciocínio indutivo/dedutivo
i. O silogismo
ii. O sofisma
Assine login Questões a responder image Questões dissertativas image Questões para o Enem image