O Gênero Narrativo

O Gênero Narrativo

O gênero narrativo é o que se chama de prosa de ficção. No texto narrativo, o escritor cria uma realidade ficcional em que personagens, inseridos em um determinado espaço e tempo, desenvolvem suas ações, que são narradas por um narrador.

A história contada se trata de ficção. É criada pelo autor. Não cabe, portanto, o conceito de verdadeiro ou falso. Basta que ela seja lógica. O autor pode estabelecer as regras do mundo imaginário que elabora, mas a história precisa fazer sentido.

O que importa em uma narrativa literária não é a veracidade do relato. O que importa é a verossimilhança: a coerência das ações com as leis do universo criado.

- Verossimilhança Externa: histórias fictícias que coincidem com a realidade.

- Verossimilhança Interna: enredos que fazem sentido na própria narrativa, mas que contêm absurdos em relação ao mundo real.

Características linguísticas

O texto narrativo expressa as relações entre os indivíduos, os conflitos e as ligações entre esses indivíduos e o restante do mundo, utilizando situações que contêm essa vivência. Há no interior do texto narrativo uma progressão temporal entre os acontecimentos relatados. Isso significa que os fatos narrados não são simultâneos: há mudanças de um estado para outro, segundo relações de sequencialidade e causalidade. Os enunciados relatam ocorrências anteriores e posteriores, umas às outras. Portanto, não é possível alterar a ordem dos enunciados sem que se altere o significado básico do texto.

Em todo texto narrativo há um narrador, que relata a progressão dos acontecimentos. Há também personagens, que praticam ações ou sofrem as consequências delas. O texto narrativo constitui-se de uma série de fatos, que se situam em um espaço e se sucedem no tempo.

A atividade de narrar uma história é até mais antiga do que o desenvolvimento da língua escrita. Desde a antiguidade, a narração oral garantiu a transmissão do conhecimento acumulado pela comunidade.

A narrativa pode utilizar apenas a linguagem visual, em que os elementos são vistos pelo leitor. Também pode utilizar apenas linguagem verbal (língua falada ou escrita), em que o receptor ouve ou lê as frases e cria em sua mente as imagens. Há uma terceira possibilidade: a utilização da linguagem visual e da linguagem escrita simultaneamente. Um bom exemplo dessa terceira possibilidade são as histórias em quadrinhos, que narram fatos – reais ou imaginários – por meio tanto do desenho como da língua escrita.

Sumário

- Características linguísticas
- Características da narrativa
i. Tempos e modos verbais
ii. Advérbios e expressões adverbiais
iii. Coesão e coerência no texto narrativo
- Elementos estruturais do texto narrativo
i. Enredo
ii. Personagens
iii. Narrador
iv. Trama
- O Foco Narrativo
- Linguagem do narrador
i. Discurso Direto
ii. Discurso Indireto
iii. Discurso Indireto Livre
iv. Transformação de discurso
Assine login Questões a responder image Questões dissertativas image Questões para o Enem image