População

População

População

Chamamos de população ao conjunto ou número de pessoas que habitam um determinado território, que pode ser uma área agricultável, uma cidade, um estado, um país ou mesmo todo planeta.

População absoluta é o número total de habitantes de uma paisagem geográfica. A importância do conhecimento da população absoluta de uma certa região é que as pessoas precisam de recursos para sobreviver: transporte, alimentação, emprego, moradia, educação, transporte e saneamento básico. O atendimento de todas as necessidades deve passar por um planejamento, quer governamental, quer pela empresa privada. Ora é, fundamental, para que esse planejamento seja executado, conhecer a quantidade de habitantes e os índices futuros de crescimento demográfico. O cálculo da população de uma área pode ser feito por recenseamento ( a contagem do número de habitantes por entidades especializadas; no Brasil, o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) ou por estimativa, que é o cálculo da população futura usando como fatores os dados do recenseamento anterior acrescidos pelo número de mortos, acidentes e entrada ou saída de pessoas.

População relativa é a densidade demográfica, isto é, o número de habitantes por quilômetro quadrado. Seu cálculo é feito pela divisão do número de habitantes pela área do espaço por ela ocupado.

POPULAÇÃO ABSOLUTA + ÁREA =

NÚMERO DE HABITANTES POR km²
OU
DENSIDADE DEMOGRÁFICA

O conhecimento da densidade demográfica só tem valor se soubermos também a distribuição populacional de uma determinada área. Há países - e o Brasil é um exemplo disso -, que tendo grandes extensões territoriais, mesmo se o número de habitantes for grande, a densidade demográfica pode ser relativamente pequena. Essa é apenas uma média numérica. Os cálculos populacionais só ajudam a planejar se soubermos o grau de concentração da população no país ou na região.

POPULAÇÃO E NAÇÃO

A maioria das pessoas, em geral, usa os termos população e nação como se fossem a mesma coisa. População, como já dissemos, é o número de pessoas que moram numa determinada área. Nação é um conjunto de indivíduos que têm características culturais multiculturais. Também na África Negra esse fenômeno é muito comum, pois as nações europeias que colonizaram aquele continente dividiram suas fronteiras sem levar em conta a presença de uma única ou várias tribos num mesmo espaço geográfico. Após a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), quando os países africanos ficaram independentes, a existência de tribos ou nações culturalmente diferentes vem provocando violentos massacres até hoje. semelhantes e um passado histórico relativamente comum. Em certos países, sua população forma uma nação; existem outros - e o Brasil é exemplo disso - que abrigam pessoas de várias origens nacionais. São países

Além das diferenças de origem nacional, os países também conhecem outros contrastes: rendas diversificadas, pois há pessoas mais ricas e outras pobres; hábitos diferentes se elas moram nos campos ou nas cidades; atendimento médico muito discrepante e média de natalidade diferenciadas conforme o setor social ao qual as famílias pertencem. Normalmente, as pessoas mais pobres costumam ter mais filhos que os mais ricos.

Sumário

- População e Nação
- As Faixas Etárias
- O Crescimento Demográfico
- Problemas Atuais do Crescimento Vegetativo
- As Teorias sobre o Crescimento Demográfico
Assine login Questões a responder image Questões dissertativas image Questões para o Enem image