Indústria - Tipos de Indústrias

Indústria - Tipos de Indústrias

No mundo moderno, a indústria ocupa um papel fundamental na economia, sendo um setor de alta produtividade e de lucratividade.

Indústria é uma atividade econômica que tem por função transformar matérias-primas em objetos de uso, através de um conjunto de operações que envolvem homens, energia e equipamentos.

As atividades industriais fazem parte do setor secundário da economia.

Tipos de Indústria

Indústria de Transformação

Indústrias de Bens de Produção ou de Capital

Indústria de base:

Indústria que transforma grande quantidade de matéria-prima ou energia.

Exemplos:

- petroquímica
- metalúrgica
- siderúrgica
- de cimento

Localização: Perto de fontes de matérias-primas ou de portos e ferrovias, onde podem receber facilmente matérias-primas e escoar a produção.

Indústria Intermediária ou de bens de capital:

Indústria que equipa outras indústrias.

Exemplos:

- equipamentos
- máquinas

Localização: Perto de regiões industrias onde irão fornecer seus produtos.

Indústrias de Bens de Consumo

Duráveis:

Bens adquiridos pelo consumidor com uma vida prolongada de uso.

Exemplos:

- automóveis
- eletrodomésticos
- aparelhos eletrônicos
- móveis

Localização: Em centros urbanos ou na periferia. Perto de onde há abundância de mão de obra e onde há um mercado consumidor. Produção voltada ao mercado consumidor.

Não duráveis:

Bens adquiridos pelo consumidor com uma vida curta de uso.

- Exemplos:

- têxtil
- alimentos
- bebidas
- roupas

Localização: Em centros urbanos ou na periferia. Perto de onde há abundância de mão de obra e onde há um mercado consumidor. Produção voltada ao mercado consumidor.

 

Indústria de Construção

Indústria de construção civil ou naval.

Indústria Extrativa

Indústria que extrai da natureza certos produtos sem alterar suas características. A Indústria Extrativa difere do extrativismo vegetal ou mineral por utilizar máquinas e equipamentos, consumir grandes quantidades de energia e empregar muitos trabalhadores. Um exemplo é a indústria de extração de petróleo.

Fatores de Localização da Indústria

As indústrias são distribuídas de forma desigual pelo mundo, pois tendem a se concentrar em locais mais favoráveis à sua localização. Os fatores de localização são fundamentais e podem mudar através dos anos. Há um século atrás, estar localizado perto de um grande centro consumidor era essencial para a sobrevivência e lucratividade de uma indústria, pois o transporte encarecia muito o produto. Hoje em dia, os métodos de transportes são mais rápidos e baratos, permitindo com que, muitas vezes, consumamos produtos fabricados no outro lado do Globo Terrestre.

Destacam-se os fatores que determinam uma boa localização industrial:

  • mercado consumidor
  • mão de obra.
  • fontes de energia
  • matérias–primas
  • transporte
  • rede de comunicações

Por vezes, a maior rentabilidade da indústria depende mais de outros fatores que dos citados acima. São eles:

  • ação governamental (subsídios, incentivos fiscais).
  • legislação ambiental.
  • condições naturais (disponibilidade de água)
  • Cabe lembrar que os fatores citados têm importância diferente para cada tipo de indústria.

Mercado Consumidor

Países com grandes mercados consumidores internos conseguem, num estágio inicial de desenvolvimento, se industrializar mais rapidamente que países com um mercado consumidor pequeno.

Um país como os Estados Unidos, por exemplo, tem uma população de 270 milhões e um mercado consumir interno extremamente significativo. Por outro lado, a República da Guatemala tem uma população de apenas 1.2 milhões de habitantes; grande parte dela vive abaixo da linha de pobreza, não tendo condições financeiras de fazer parte do mercado consumidor. Portanto, num estágio inicial de desenvolvimento, um país como os Estados Unidos evidentemente se encontra numa posição privilegiada. Indústrias de um país grande contam com um maior número de consumidores, fazendo com que elas cresçam para suprir a demanda do mercado interno. Uma regra econômica é que, geralmente, quando se aumenta a produção, o custo por item produzido é diminuído.

Um outro fator significante: as indústrias que se localizam perto de mercados consumidores têm menores custos de transporte e de distribuição, permitindo que os preços de seus produtos, em geral, sejam mais acessíveis.

Atualmente, o crescimento do comércio externo permite com que tenhamos acesso a produtos que são produzidos em lugares diversos e distantes; portanto, nos dias de hoje, estar localizado perto de um mercado consumidor não é necessário para a sobrevivência da maioria das indústrias.

Mão de obra

Desde a Revolução Industrial, urbanização e industrialização têm sido interligadas. A razão disto é que a indústria precisa de mão de obra para funcionar e as pessoas veem para as cidades buscando emprego. Em geral, quanto maior for o crescimento industrial de um país, maior a migração do campo para as cidades. Como exemplo: no início do século XIX, 30% da população da Inglaterra (onde foi iniciada a Revolução Industrial) morava em cidades; ao final do século, este número já estava em 70%.

Sumário

- Tipos de Indústria
i. Indústria de Transformação
- Fatores de Localização da Indústria
i. Mercado Consumidor
ii. Mão de obra
iii. Fontes de energia
iv. Matérias–primas
v. Transporte
vi. Rede de comunicações
vii. Ação governamental (subsídios, incentivos fiscais)
viii. Legislação ambiental
ix. Condições naturais (disponibilidade de água)
Assine login Questões a responder image Questões dissertativas image Questões para o Enem image