Extração e Energia não renovável

Extração e Energia não renovável

O planeta Terra oferece ao homem recursos naturais de grande valor econômico. Os produtos naturais são de origens vegetal, animal e mineral. A extração vegetal consiste no trabalho de derrubar arvores e arbustos e na coleta de produtos silvestres, destinados à alimentação, à produção de remédios ou ao aproveitamento industrial. Atividades extrativas animais são a caça e a pesca com finalidades econômicas. A extração mineral é a retirada, das profundezas da superfície terrestre ou marítima, de petróleo, carvão, ferro, alumínio, metais, pedras preciosas, etc.

OS PRINCIPAIS PRODUTOS DA EXTRAÇÃO MINERAL

Cloreto de sódio - sal extraído das salinas marítimas e usado como tempero ou para conservação de alimentos, principalmente a carne seca.

Chumbo - extraído de terrenos cristalinos e usado como matéria prima para balas de revolver e cartuchos de espingardas. É utilizado para a fabricação de pilhas ou baterias, além de ser um elemento componente do material de solda.

Ferro e manganês - também tirados de terrenos cristalinos e usados para a produção de ligas metálicas, principalmente o aço.

O cobre e o estanho - fundamentais na fabricação do bronze e de diversos equipamentos elétricos e eletrônicos.

Alumínio - encontrado em terrenos cristalinos e fundamental para a fabricação de estruturas metálicas usadas na construção de casas, tais como grades e janelas. Também grande é o seu aproveitamento para a produção de utensílios domésticos, como caldeirões e panelas.

Carvão mineral - extraído de terrenos sedimentares, é um material de origem orgânica e utilizado como combustível. O carvão mineral é uma rocha orgânica denominada hulha, podendo ser encontrada na superfície terrestre e em galerias subterrâneas.

Petróleo - minério encontrado tanto no subsolo como no fundo dos mares e utilizado como combustível e como matéria prima. A cada dia que passa, sua importância econômica é maior, devido ao desenvolvimento de produtos químicos, das fábricas de aviões e automóveis. São chamados de derivados do petróleo a gasolina, o óleo diesel, o querosene, parafinas e óleos e graxas lubrificantes. Um importante setor econômico ligado ao petróleo é indústria petroquímica que produz plásticos, borracha sintética, inseticidas, fertilizantes e fibras sintéticas utilizadas para a fabricação de certos tipos de tecidos.

Plataforma de petróleo
Plataforma de exploração petrolífera no oceano

Sumário

- Os principais produtos da Extração Mineral
- Fontes de energia não renováveis
- Combustíveis Fósseis
i. Petróleo
ii. Localização
iii. OPEP
iv. Guerras e Conflitos
v. Xisto
vi. Carvão Mineral
- O Setor energético
- Ecologia
i. Protocolo de Kyoto
ii. Créditos de carbono
Assine login Questões de Revisão image Questões dissertativas image Questões para o Enem image