Geografia do Japão
- Home
- Vestibular
- Geografia
- Continentes E Países
- Geografia Do Japão
JAPÃO
Geografia do Japão
Nome Oficial: Japão
Monarquia constitucional
Área: 377.873 km²
População: 127.253.000
Moeda: Iene
Língua oficial: Japonês
O Japão constitui a terceira maior economia do mundo. Após a derrota na Segunda Guerra Mundial, a recuperação econômica do Japão foi extraordinária. Esse país é uma potência industrial, conta com algumas das maiores empresas do mundo e é uma fonte de inovação e tecnologia.
O Japão é uma mescla de modernidade, inovação e tradição. A sociedade é bastante hierárquica. Desde cedo, crianças são ensinadas a respeitar países e empregadores e a trabalhar duro. A família e a empresa vêm em primeiro lugar.
A educação é muito valorizada no Japão. O Japão está sempre no topo dos rankings internacionais que medem a qualidade de educação dos países.
O Japão é o único país do mundo que ainda tem um imperador. O atual imperador se chama Akihito. Ele assumiu tal posição em 1989 e é o 125.º imperador do Japão. A figura do imperador é simbólica, representando a tradição japonesa.
Entre os países desenvolvidos, o Japão apresenta um dos mais baixos níveis de concentração de renda. Em 2016, a renda per capita era de $38,900.
Um dos grandes desafios para economia do Japão é o fato de que a população como um todo está envelhecendo. A população japonesa é de aproximadamente 127 milhões. Em 2016, 27% dos japoneses tinham mais de 65 anos. O país conta com uma das maiores expectativas de vida do mundo – 85 anos, sendo superado apenas por Mônaco. Estima-se que 65 mil japoneses tenham mais de 100 anos.
É notável que a população japonesa vem encolhendo nos últimos anos: no país há uma taxa negativa de crescimento.
Localização
- Extremo Oriente, totalmente no hemisfério norte e no hemisfério oriental.
Área
- Arquipélago com 3.400 ilhas, área total do arquipélago: 377.748 km2.
- Representam 97% do território japonês: Hokkaido: 78.000 km2, Honshu ou Hondo: 228.000 km2, Shikoku: 18.000 km2, Kyushu: 36.000 km2.
Geologia
- Origem terciária recente. Surgiu de dobramentos da crosta terrestre, originando montanhas pontiagudas como os Alpes. Possui vários vulcões em atividade e é vítima de abalos sísmicos, tendo formado uma estrutura geológica não consolidada.
- O arquipélago japonês faz parte do Círculo do Fogo (Anel de Fogo), uma área onde há um grande número de terremotos e uma forte atividade vulcânica, localizado na bacia do Oceano Pacífico.
- 26% do território japonês é formado por rochas vulcânicas. O país possui mais de 180 vulcões, sendo 59 deles ativos. O mais famoso é o Monte Fuji, a mais alta montanha de todo o Japão, com 3.776 m de altitude, e que está inativo desde 1707.
- Em virtude da instabilidade vulcânica, o Japão já sofreu inúmeros terremotos. Em 1923 ocorreu o mais violento, que acabou matando 110.000 pessoas.
- Os tsunamis (maremotos) também assolam o país.
- Em março de 2011, um tsunami no Japão causou um incêndio na Usina Nuclear de Fukushima. A radiação proveniente da explosão da usina causou mais de 1600 mortes indiretas. Tal acidente voltou a levantar sérias dúvidas a respeito do uso da energia nuclear.
Relevo
Predomínio de montanhas, que correspondem a 80% do território.
Planícies: 16%. Concentração da população ocorre nesta parte. As planícies são muito aproveitadas para o desenvolvimento da agricultura. Nelas se encontram as grandes cidades do Japão: Tóquio, Nagoya, Osaka, Kobe. As duas principais planícies estão localizadas no centro da ilha de Honshu: a Planície de Kanto, onde se assenta a cidade de Tóquio, e a ilha de Niigata.
Clima
Influências
- Posição insular.
- Correntes marítimas: Oyashio e Kuro Shivo.
- Massas de ar quente no sul (clima temperado oceânico).
- Massas de ar frio no norte (clima temperado continental).
- Características gerais do clima: verões quentes e úmidos, ausência de meses secos e invernos rigorosos.
Vegetação
- Em função do clima úmido a vegetação é exuberante.
- As florestas cobrem 65% do território.
É uma das maiores taxas de cobertura florestal do mundo. Isto é explicado pelo fato de as florestas ocuparem as áreas de montanhas, daí a necessidade de preservação para não ocorrer desmoronamentos.
- Norte: Ilha de Hokkaido- florestas temperadas.
- Sul: Ilhas de Shikoku e Kyushu: formações tropicais-orquídeas e lianas. Nestas ilhas ocorre o plantio de arroz, chá, algodão e banana.
Hidrografia
- Rios de pequena extensão.
- Maior rio: Ishikari: 400 km de extensão, localiza-se em Hokkaido.
- Apesar de pouco extensos os rios são aproveitados para a irrigação e produção de energia elétrica.
População
- População: 127.253.000 habitantes.
- Primeiros habitantes: ainus, povo de pele clara e baixa estatura.
- Posteriormente, povos de origem mongol vindos da Mongólia, Coreia, Malásia, Indonésia, Filipinas e Polinésia povoaram principalmente a ilha de Kyushu. Admite-se que a miscigenação destes povos deu origem ao povo japonês.
Aspectos históricos
- Até o século XVI, o Japão ficou isolado do resto do mundo. O primeiro contato ocorreu em 1543, quando os portugueses chegaram ao sul de Kyushu. Foi também o primeiro contato com armas de fogo. A partir de então, os japoneses passaram a fabricá-las.
- O Japão desta época era feudal e liderado pelos shogun (xogum).
- O maior isolamento foi rompido em 1853, quando navios americanos comandados por Matthew Perry forçaram a entrada na Baía de Tóquio. O comandante Matthew Perry realizou conversações que levariam o Japão a se abrir ao comércio ocidental. Os japoneses concordaram que seus portos poderiam ser utilizados para o abastecimento de navios norte-americanos.
- Em 1867, tornou-se Imperador do Japão, Mutsuhito, conhecido como o Imperador Meiji.
Era Meiji
- Fim da estrutura feudal.
- Criação das províncias.
- Obrigatoriedade do ensino primário.
- Serviço militar obrigatório.
- Constituição com três poderes.
- Revolução industrial.
- Transferência da capital de Kyoto para a cidade de Yedo (Edo), atual Tóquio.
- A era Meiji permitiu ao Japão desenvolvimento. O Japão participou da Primeira Guerra Mundial ao lado da França e da Inglaterra.
- Entretanto, a partir de 1926, forças conservadoras, encabeçadas por militares, levaram o país à invasão da Manchúria em 1937. A Segunda Guerra Sino-Japonesa foi travada de 1937 a 1945 entre o Japão e a China, antes e mesmo durante a Segunda Guerra Mundial. O motivo principal do conflito foi a intenção de anexação de terras chinesas pelo Japão.
- Em 1940, o Japão assina com a Alemanha e Itália um acordo militar e em 1941 atacou Pearl Harbour.
- O Japão rende-se em 1945, após serem lançadas as 2 bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki. A política imperialista japonesa chegava ao seu final.
JAPÃO
O Desenvolvimento Japonês após a Segunda Guerra Mundial
- Na primeira metade do século XX, o crescimento industrial do Japão foi muito grande. O país já possuía tecnologia avançada, o que lhe permitiria a fabricação dos mais diversos produtos.
- Depois da Segunda Guerra Mundial, o desenvolvimento industrial ganhou novo impulso. Causas:
- Credito concedidos pelos EUA para a reconstrução e desenvolvimento da indústria japonesa, em grande parte destruída pela guerra.
- Ressurgimento dos grandes monopólios empresariais (os zaibatsu).
- A inexistência de gastos militares - exigência dos aliados após o término da guerra.
- Grande oferta e abundância de mão de obra.
- Disciplina do povo japonês.
- Produção em larga escala, objetivando o mercado externo. Investimento em pesquisas científicas e tecnológicas. Grande mercado interno e alto poder aquisitivo.
- A terceira maior economia do mundo.
Numa tentativa de aquecer a economia e incentivar as pessoas a gastarem, o Japão tem apresentado taxas de juros perto de 0%.
Áreas Industriais
- As principais indústrias japonesas encontram-se próximas aos portos e desembocadura de rios, pois desta forma facilita-se a importação como a exportação.
- Principais centros industriais: Tóquio, Nagoia, Osaka e Fukuoka.
- A grande concentração de indústria causou sérios problemas de poluição ambiental. O governo japonês, por sua vez, estabeleceu leis bastante rígidas, o que provocou alterações na política industrial japonesa:
- Instalação e desenvolvimento de indústrias eletroeletrônicas.
- Transferências de indústrias para outros países latino-americanos como o Brasil.
- Necessidade de buscar mão de obra mais barata. Este também foi um dos motivos do estabelecimento de indústrias japonesas em países como os Tigres Asiáticos.
Aulas relacionadas
Sumário
i. Localizaçãoii. Área
iii. Geologia
- Relevo
- Clima
i. Influências
- Vegetação
- Hidrografia
- População
i. Aspectos históricos
ii. Era Meiji
- O Desenvolvimento Japonês após a Segunda Guerra Mundial
- Áreas Industriais


