Termometria

Termometria

Temperatura

É a medida do grau de agitação molecular. Essa medida é feita indiretamente medindo-se a variação de grandezas físicas que variam biunivocamente com a temperatura. Por esse motivo são chamadas grandezas físicas termométricas. Como exemplo podemos citar a pressão, o volume e a resistência elétrica.

Os sistemas construídos para medir-se a temperatura são chamados termômetros. Como exemplos têm-se o termômetro de mercúrio, o de álcool, o de pressão, etc.

Como a temperatura está associada ao movimento das moléculas, pode-se encará-la como medida do nível energético das moléculas.

Energia térmica

É a energia associada à energia cinética das moléculas. Portanto, depende da massa e da temperatura de um corpo.

Equilíbrio térmico

Dizemos que dois corpos estão em equilíbrio térmico quando estão à mesma temperatura.

Graduação de um termômetro

A graduação de termômetro é feita com água pura à pressão normal (1 atm). No termômetro são marcadas duas posições. Uma marca é obtida mergulhando-se o termômetro num recipiente que contém gelo em fusão; é o primeiro ponto fixo (1° P.F.).

A outra marca é obtida mergulhando-se o termômetro num recipiente que contém água em ebulição; é o segundo ponto fixo (2° P.F.)

Escalas termométricas

Das escalas acima, a Celsius é a mais utilizada.

A escala Fahrenheit é adotada nos países de língua inglesa.

A escala Kelvin é a escala utilizada pelo Sistema Internacional de Unidades. É a única escala absoluta, ou seja, a única cujo zero é absoluto e não relativo como nas outras.

Função termométrica

É toda função que relaciona, biunivocamente, a medida da temperatura com a de uma grandeza física termométrica. Portanto, pode-se relacionar a temperatura de um corpo, ou substância, com a sua pressão, com a seu volume, etc.

Sumário

- Temperatura
i. Energia térmica
ii. Equilíbrio térmico
- Graduação de um termômetro
- Escalas termométricas
- Função termométrica
Assine login Questões a responder image Questões dissertativas image