Barroco e Rococó
- Home
- Vestibular
- Arte
- História Da Arte
- Barroco E Rococó
Barroco e Rococó
A Arte Barroca teve início em Roma no ano 1600 d.C. e durou até 1750. O Barroco marcou a história da Arte, tendo sido o estilo mais esplendoroso, imponente e ornamentado de todos os tempos. Com a introdução do Barroco, a Arte, que era racional durante o Renascimento, passou a ter mais emoção e dinamismo. Um elemento comum da Arte Barroca foi o domínio da luz que era usado para efetuar fortes contrastes de luz e sombra, efeitos dramáticos, impactos emocionais e sensibilidades nas pinturas.
Na Itália, a religião influenciou vários aspectos da Arte Barroca, devido ao fato que a Igreja Católica financiava catedrais. A Igreja italiana esperava voltar a atrair fiéis com gloriosas obras de arquitetura. Na França, reis construíam palácios magníficos para mostrar o poder e a glória da Monarquia. No norte da Europa, nos países onde o Protestantismo era a principal religião, imagens religiosas eram proibidas. Temas frequentes em quadros eram retratos, natureza-morta e paisagens.
O estilo Barroco se espalhou por toda Europa e pelas colônias espanholas e portuguesas das Américas, incluindo o Brasil.
Barroco Italiano - Caravaggio
O Barroco teve início em Roma. O artista Caravaggio (1571-1610) se tornou um símbolo do Barroco italiano.
Caravaggio - Bacchus
A arte de Caravaggio foi influenciada por Michelangelo. As pinturas religiosas de Caravaggio eram de santos que pareciam ser pessoas comuns e de milagres que pareciam ser eventos do cotidiano. Por esse motivo, muitas igrejas e pessoas que encomendaram altares de Caravaggio se recusaram a aceitar o seu estilo.
Barroco Espanhol - Velázquez
A arte do espanhol Diego Velázquez (1599-1660), no começo de sua carreira, atraiu a atenção do Rei Felipe IV. O rei escolheu Velázquez para ser o único artista a pintar seus retratos. Velázquez passou trinta anos de sua carreira pintando para a corte espanhola.
Velázquez era diferente de outros artistas barrocos, pois não pintava quadros ostentosos. Em suas obras, ele retratava a corte com dignidade e realismo, apresentando as pessoas em poses mais naturais.
Diego Velázquez - As Meninas
O quadro "As Meninas" de Velázquez foi eleito inúmeras vezes como a maior obra de arte da história. O quadro retrata a princesa Margarita aos cinco anos de idade, rodeada por damas de honra e anãs. O quadro é minucioso, mostrando os detalhes da sala em que estava a princesa. O quadro também inclui detalhes como o próprio reflexo do artista no espelho, um espelho com o reflexo do rei e da rainha e os diversos quadros da sala.
Barroco Francês - Palácio de Versalhes
A política influenciou a arte e a arquitetura barroca. As monarquias da França e da Espanha encomendavam obras de artes e edificações que refletiam o esplendor e a riqueza monárquica.
Palácio de Versalhes
Jardim do Palácio de Versalhes
A construção do Palácio de Versalhes teve início em 1669. O palácio foi construído em honra e a mandado do rei francês Luís XIV, o Rei Sol. O Palácio de Versalhes é a construção da época barroca mais significante da França. Ele é extremamente luxuoso, tendo centenas de aposentos decorados com mármore, móveis de prata e decorações em ouro. Os jardins do palácio também refletiam o luxo exigido por Luís XIV.
Rococó
O estilo Rococó ocorreu durante a segunda metade do século XVIII, quando reinava Luís XV da França. O estilo nasceu em Paris e se espalhou pela Europa. Era utilizado na decoração de castelos, igrejas e casas e na arte de quadros, talheres, roupas e porcelanas.
O estilo rococó foi essencialmente um estilo de arte decorativa com ornamentos de linhas curvadas, como desenhos de flores e conchas.
As pinturas do estilo Rococó retratavam a aristocracia da época se divertindo. A arte era leve, cheia de vida e superficial. As linhas retas dos estilos anteriores foram substituídas por curvas e as cores usadas eram prata, ouro ou cores leves.
Amantes Felizes - Jean-Honoré Fragonard
Sumário
- Barroco Italiano- Barroco Espanhol
- Barroco Francês
- Rococó


