Arte na Pré-história

O início da Arte

Quando usamos a palavra "arte", podemos estar nos referindo a diversas atividades e fenômenos criativos: pintura, escultura, arquitetura, fotografia, música, teatro, cinema, decoração, dança, entre outras. A arte é expressa em diferentes formas que variam conforme a época e o artista.

Durante a história, a arte visual serviu diversos propósitos. Muito de que sabemos de culturas e civilizações antigas, aprendemos através de sua arte. Adquirimos conhecimento de civilizações antigas através de suas pinturas, esculturas e arquitetura. 

Durante a Idade Média, a arte era voltada para ensinar a religião para a população analfabeta. Nesse período, catedrais maravilhosas foram construídas. Hoje em dia, usamos a arte para decorar nossas casas, frequentamos museus, teatros e cinemas e construímos belos arranha-céus. Enfim, apreciamos e fazemos uso da arte de formas bastante diferentes e com diversos propósitos.

Vamos começar nossas aulas de Educação Artística com uma viagem pelo mundo das artes visuais. Vamos estudar a história da arte, grandes artistas, movimentos artísticos e várias manifestações da arte.

Não é necessário ser um grande conhecedor da arte para poder apreciá-la. Também não é necessário seguir um estilo artístico para se tornar um grande artista. Criar e inovar sempre foram pilares fundamentais da arte.

A Arte na Pré-história

A arte nasceu há 30 mil anos atrás, durante a pré-história. O homem Cro-Magnon começou a fazer esculturas e pinturas nas paredes de cavernas. Esculturas pré-históricas foram encontradas na Europa, no norte da África e na Sibéria. Pinturas pré-históricas foram, em sua grande maioria, encontradas no norte da Espanha e no sul da França.

O homem pré-histórico criou as primeiras esculturas com formas de animais e pessoas. As esculturas eram feitas de marfim, pedra, osso ou chifre.

As primeiras pinturas foram feitas nas paredes das cavernas e costumavam retratar animais: cavalos, bois e javalis, entre outros. Os animais retratados nas pinturas variam dependendo do período e da região em que as pinturas foram feitas.

Tinta vermelha e tinta preta foram usadas pelo homem pré-histórico para pintar cavernas. Análises dessas tintas revelaram que os artistas pré-históricos desenvolveram uma receita para produzi-las. As tintas eram feitas de barro, carvão e outros ingredientes, e eram misturadas com óleo vegetal ou animal para dar consistência. 

Arqueólogos acreditam que os artistas pintavam com as mãos ou com ferramentas feitas de madeira e de pelo animal.

Arqueólogos têm várias teorias sobre os significados dessas antigas pinturas e esculturas. Alguns acreditam que a arte pré-histórica é uma arte puramente decorativa, enquanto outros acreditam que o homem pré-histórico atribuía poderes sobrenaturais às figuras. Alguns arqueólogos acreditam que as figuras eram pintadas para ensinar técnicas de caça aos jovens e para retratar aspectos da vida cotidiana.

EXEMPLOS DE PINTURAS RUPESTRES - As cavernas de Altamira (Espanha) e Lascaux (França)

Desenho Pré-histórico


Artefatos da Era Paleolítica

Sumário

- A Arte na Pré-história
Assine login Questões a responder image