A Arte na Antiguidade - Grécia

A antiga Grécia foi um centro de criatividade nos campos da Filosofia, Arte, Poesia, Drama, e Arquitetura, entre tantos outros. A cultura da antiga Grécia influenciou profundamente as civilizações ocidentais subsequentes.

Na arte grega, a figura humana era o principal tema explorado.

As Artes Plásticas

A Escultura

A escultura grega teve como valores estéticos básicos o humanismo, a simplicidade, o racionalismo, o equilíbrio das formas, a leveza do conjunto e a busca de harmonia e ordem.


Ariadne

A escultura grega baseou-se fundamentalmente na reprodução idealizada da figura humana. Os escultores gregos reproduziam corpos com proporções ideais. As estátuas representavam a perfeição do corpo humano. Elas eram feitas de mármore e depois pintadas.

Os gregos também introduziram o nu na arte. 

A famosa escultura da Vênus de Milo atualmente no Museu do Louvre em Paris.

A Pintura

As pinturas gregas, caracterizadas por um colorido figurativismo, retratavam cenas do cotidiano.


Um banquete

Nosso conhecimento da pintura na Grécia antiga é limitado, pois foram poucas as pinturas que sobreviveram. Estudamos a pintura grega mais através de vasos e mosaicos da Grécia antiga. Mesmo assim, podemos concluir que os gregos tinham um amplo conhecimento da pintura. Os artistas na antiga Grécia pintavam com profundidade e precisão, criando figuras vívidas.

As pinturas em cerâmica contavam estórias de deuses ou ilustravam eventos do cotidiano.

Sumário

- A Escultura
- A Pintura
- A Arquitetura
- O Teatro
Assine login Questões a responder image