Música Brasileira

Música Brasileira

No Brasil, a música é uma das mais importantes manifestações da Arte e da Cultura nacional. A música brasileira é respeitada e apreciada nacional e internacionalmente. A música do Brasil reflete a diversidade cultural do país. Há um número praticamente incontável de nomes e estilos que fazem parte da história da música brasileira. Surgem novas tendências musicais e os ritmos se renovam, mas a criatividade musical característica do Brasil sempre se mantém.

A música brasileira foi muito influenciada pelos povos africanos e europeus. Ao longo do tempo, houve a mistura dos sons indígenas, africanos e europeus. Estes se misturaram e influenciaram a música brasileira atual. Cada grupo influenciou a música brasileira, com seus instrumentos, danças e ritmos.

A história da música brasileira se inicia com os indígenas e os jesuítas. O encontro entre a música dos jesuítas e dos indígenas constituiu o início da música popular brasileira. A evolução desses ritmos, como o cateretê ou o cantochão, evidencia-se ainda hoje, pois são tocados em festas populares.

A música popular brasileira cresceu significativamente apenas no final do século XVII e durante o século XVIII, com o aparecimento dos primeiros centros urbanos.

A chegada da Família Real ao Brasil, em 1808, transformou a produção musical e mudou os parâmetros estéticos brasileiros. A Coroa Portuguesa se estabeleceu no Rio de Janeiro e essa cidade recebeu a biblioteca musical da família Bragança – uma das melhores bibliotecas da Europa na época.
A música brasileira floresceu principalmente a partir do século XX.

O Brasil, que tem pouco mais de 500 anos, é um país relativamente jovem, mas conseguiu desenvolver diversos ritmos diferentes. Alguns dos gêneros musicais populares que se originaram no país são o Samba, o Choro, a Bossa Nova e a Música Popular Brasileira.

Estilos Brasileiros

Há diversos tipos de música brasileira: Axé, Baião, Bossa Nova, Choro, Forró, Frevo, Funk Carioca, Gospel, Lambada, MPB, Pagode, Samba, Sertanejo e o Xote.

Choro

O Choro, popularmente chamado de chorinho, é um gênero musical, uma música popular e instrumental brasileira que já existe há mais de 130 anos. O choro é considerado a primeira música popular urbana típica do Brasil.

Esse gênero de música foi criado a partir da mistura de elementos das danças de salão da Europa e da música popular portuguesa, com influências africanas. Inicialmente, era considerado nada mais que uma forma abrasileirada de os músicos tocarem os ritmos estrangeiros que eram populares na época, como o xote, valsa e polca (ritmos europeus) e o lundu (ritmo africano).

Os conjuntos que executam esse gênero de música são chamados de regionais. Os músicos, compositores ou instrumentalistas denominados chorões. Apesar do nome, o gênero costuma ser de ritmo agitado e alegre. É caracterizado pelo virtuosismo e pelo improviso dos participantes, que precisam ter muito conhecimento e técnica, pois é um gênero difícil de ser executado. O choro utiliza instrumentos como a flauta, o bandolim, o cavaquinho, o violão e o pandeiro.

Entre os chorões, destacam-se os seguintes nomes: Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo e Altamiro Carrilho.

Samba

O Samba, cujo ritmo descende do lundu, é a principal forma de música de raízes africanas que surgiu no Brasil. O nome “samba” provavelmente origina do nome angolano semba, um ritmo religioso.

O samba se tornou um dos grandes símbolos do Brasil. O samba cresce continuamente e se reinventa. Hoje, há muitas variações do samba, como o samba canção, o samba de breque, o samba de roda, o samba enredo, o samba rock e o samba reggae. Os instrumentos mais utilizados no samba são o cavaquinho, o pandeiro e o violão.

O samba enredo é o estilo cantado pelas escolas de samba durante os desfiles de carnaval. Essa variante de samba foi originada no Rio de Janeiro, na década de 1930, com o desfile das escolas de samba. O samba enredo é caracterizado por apesentar canções com temas de caráter histórico, cultural ou social. A letra do samba enredo serve de enredo para o desenvolvimento da apresentação da escola de samba. A música é geralmente cantada por um homem e é sempre acompanhada por um cavaquinho e pela bateria da escola de samba. Isso produz uma textura sonora complexa e densa, conhecida como batucada. O carnaval é, sem dúvida, uma das festas de maior destaque para o samba.

Carnaval

O samba de roda surgiu por volta de 1860 entre os escravos na Bahia. Essa variante de samba está ligada ao culto de orixás e caboclos e à capoeira. O samba de roda é uma forma de preservação da cultura dos negros africanos que foram escravizados no Brasil. É caracterizado por palmas e cantos e por instrumentos como a viola, o pandeiro, o chocalho e o berimbau. Geralmente, esse tipo de samba é iniciado apenas após a conclusão das rodas de capoeira, visando ao entretenimento dos espectadores. Os sambistas formam um círculo e se alternam, dançando dentro da roda uma dança que é semelhante à capoeira, com gingados e rodopios.

samba de roda
Obra de Carybé

Levou tempo para que o samba fosse reconhecido como um dos mais genuínos ritmos brasileiros. Por ter surgido entre os escravos, havia certo preconceito contra ele. Contudo, no início do século XX, o samba foi adotado por compositores como Noel Rosa, Ernesto Nazareth, Cartola e Donga, que o legitimaram na cultura oficial. Há vários sambistas famosos, entre eles, Beth Carvalho, Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho e Martinho da Vila.

Bossa Nova

A Bossa Nova adveio do samba. A Bossa Nova é um estilo original de samba brasileiro, originado no final da década de 1950. Inicialmente, era apenas uma forma diferente de cantar o samba, mas logo incorporou elementos do jazz e desenvolveu um contorno baseado na voz e no piano ou no violão.

Diferentemente do samba, não originou nas favelas, e sim, nos bairros de luxo do Rio de Janeiro.

A palavra “bossa” era uma gíria carioca, que, no final da década de 1950, significava “maneira “, “modo” ou “jeito”. A Bossa Nova foi lançada por João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e por jovens compositores de classe média da Zona Sul carioca.

A Bossa Nova se caracteriza por uma maior integração entre melodia, harmonia e ritmo e por letras mais elaboradas e uma maneira de cantar mais despojada do que o estilo que havia vigorado até então. A Bossa Nova era mais refinada, alegre e otimista. Ela surgiu em um momento singular da cultura brasileira, em uma época em que havia muita esperança quanto ao futuro do Brasil. Esse sentimento de esperança e euforia foi simbolizado pela construção da nova capital do Brasil – Brasília.

Hoje, a Bossa Nova é um dos estilos mais comuns em todo o país. É tocada em festas, restaurantes, etc.

Entre os maiores nomes da Bossa Nova estão Nara Leão, Carlos Lyra, João Gilberto, Vinícius de Moraes e Tom Jobim. Algumas das músicas mais renomadas são Chega de Saudade, Garota de Ipanema e Desafinado.

Sumário

- Música Popular Brasileira
- Estilos Brasileiros
i. Choro
ii. Samba
iii. Bossa Nova
iv. MPB
v. Tropicalismo
vi. Jovem Guarda
vii. Pagode
viii. Sertanejo
ix. Funk Carioca
Assine login Questões de Revisão image Questões para o Enem image