Grafite e Arte Urbana

Grafite e Arte Urbana

Grafite e Arte Urbana (street art) são fenômenos do mundo contemporâneo e urbano e se tornaram parte da vida moderna. São formas de arte em rápido desenvolvimento constituídas por diversos tipos e estilos.

É importante saber que há uma linha tênue entre o grafite e a Arte Urbana. As pessoas frequentemente confundem um com a outro.

Grafite é o nome dado às inscrições feitas em parede desde a Pré-História.  Tanto no antigo Egito como no Império Romano praticava-se essa forma de arte.

De fato, o grafite é uma forma de arte que existe desde que os povos pré-históricos deixavam suas marcas nas cavernas em que viviam. O desejo que o homem tem de deixar sua marca é algo primitivo e poderoso – um fenômeno que se presenciou ao longo da história humana.

Mas o estilo de grafite urbano conhecido pela maioria das pessoas – o estilo que utiliza latas de spray – surgiu em Nova Iorque, no final da década de 1960. Foi originado nos metrôs da cidade à medida que as pessoas escreviam seus nomes. A subcultura do grafite existe há décadas e continua forte.

O grafite está também associado ao Hip Hop.

O Hip Hop é uma subcultura que se originou em uma área marginalizada no bairro do Bronx, em Nova Iorque. O Hip Hop se espalhou rapidamente por outras partes da cidade e, mais tarde, ao redor do mundo. Esse estilo de música é caracterizado por quatro elementos distintos: música rap, “DJing” (a arte de ser um “DJ” – disc-jóquei), break e grafite.

A palavra grafite advém do italiano: graffare significa “riscar”. No âmbito da História da Arte, o termo “grafite” se refere a obras produzidas ao se arranhar um desenho em uma superfície.

Considera-se grafite inscrições caligrafadas e desenhos que são rabiscados, riscados ou pichados em uma parede ou em outra superfície em um espaço público. O grafite pode ser constituído por simples palavras inscritas ou por pinturas elaboradas feitas em paredes: costuma ser uma arte bem pensada que critica a sociedade contemporânea. Hoje, a forma mais comum de grafite é o tag – uma forma moderna de rabiscar o nome na parede. É geralmente feito com tinta de spray ou marcadores. O tag é a assinatura, ou seja, o pseudônimo, do artista.

O grafite está em toda parte – nas ruas das cidades, nos corredores de colégios, nas capas de álbuns lançados por artistas rap, nas laterais de prédios, nos ônibus, nas roupas, etc. Geralmente, é proibido fazer grafite em espaços públicos. Algumas pessoas acreditam que o fato do grafite ser ilegal em certos lugares torna a experiência de deixar sua marca até mais emocionante, pois se torna uma combinação de auto expressão e tabu. É importante ressaltar que o grafite que é feito ilegalmente, sem a permissão do proprietário do imóvel, é um ato punível pela lei e é, em muitos casos, intitulado de vandalismo.

Loja pichada
Loja pichada


Tag

Desde a década de 1960, o grafite evoluiu de assinaturas feitas com marcadores mágicos para murais que cobrem as laterais de prédios e de comboios. Algumas pessoas consideram que o grafite é uma forma de vandalismo, mas há aqueles que veem o grafite como uma forma de arte. Ao longo dos anos, essa expressão artística evoluiu significativamente e deixou sua marca em paisagens urbanas.

O grafite e a Arte Urbana estão interligados. A Arte Urbana é um subgênero do grafite: é uma classificação geral de quase qualquer tipo de arte criada em uma rua, parede ou localização externa. É definida como uma arte visual “nas ruas”. O termo engloba o grafite tradicional, a pichação de muros, o grafite estêncil e o Sticker art – uma modalidade de Arte Urbana que utiliza etiquetas adesivas.

As diferenças entre o grafite e a Arte Urbana se encontram nos objetivos do artista, no público-alvo e na forma como são apresentadas. A Arte Urbana é desenhada com um foco pictórico em vez de textual, e é rebelde, mas não propositalmente destrutivo, pois visa a embelezar o ambiente urbano. Artistas urbanos às vezes apresentam conteúdo socialmente relevante, infundido com valor estético, para atrair atenção a uma causa ou como forma de “provocação artística”. O grafite é frequentemente usado como uma forma de comunicação entre grafiteiros ou gangues de rua. A Arte Urbana visa a atingir um público amplo e é diferente do grafite e de tagging, que são vistos por muitas pessoas como forma de vandalismo. 

Arte Urbana
Arte Urbana

É ilegal?

A distinção legal entre grafite e Arte é a permissibilidade.

Não importa se é uma grande obra de arte ou rabiscos ilegíveis, o grafite em muros ou prédios públicos, quando feito sem permissão, é um crime de dano. O grafite, mesmo quando é muito bem feito, constitui vandalismo – o dano ao patrimônio. Pessoas que pintam em espaços públicos ou privados, sem terem obtido permissão para fazê-lo, estão cometendo atos de vandalismo e são, por definição, criminosos.

O grafite é geralmente feito na calada da noite. As pessoas que sobem em telhados e entram em lugares privados cometem atos ilegais. Muitas delas usam spray, pois é uma forma rápida de fazer o grafite, minimizando assim as chances de serem presas pela polícia. Para muitos grafiteiros, o grafite não é uma forma de arte, e sim, uma aventura e um hobby.

Mesmo que o grafite seja incrível, é uma forma de vandalismo, que pode custar caro para remover – seja para um proprietário privado, seja para o próprio governo. Vale ressaltar que há leis contra o grafite – e quem é pego fazendo pichações pode ser preso e processado.

Muro pichado
Muro pichado

Arte Urbana
Arte Urbana

O grafite é um assunto polêmico. Evidentemente, artistas urbanas têm uma opinião sobre o grafite e o governo, outra. Contudo, em certos casos, o governo permite que o grafite seja praticado em certos lugares. Quando o grafite se torna legalmente permissível, passa a ser considerado Arte Urbana.

O grafite pode ser praticado de forma legal. Às vezes, tanto o governo como algumas empresas oferecem espaços para que os grafiteiros possam praticar sua arte de forma legal. Esses espaços são denominados “paredes livres”. 

Sumário

- Grafite e Arte Urbana
- É ilegal?
- É considerado Arte?
Assine login Questões para o Enem image