Fotografia

Graças à invenção de câmeras digitais e smartphones, tirar fotos se tornou quase um hábito para muita gente. Hoje, as pessoas tiram fotos e postam online para compartilhar com outras pessoas o que estão fazendo, vestindo, comendo, etc. Muitas pessoas até tirar fotos de si – são os famosos selfies. Mas tirar fotos nem sempre foi fácil ou barato.

O conceito da fotografia existe há milênios – desde o quinto século a.C. Na antiguidade, não passava de um sonho. As pessoas retratavam o ambiente por meio de desenhos, pinturas e esculturas. A fotografia, como a conhecemos hoje, foi iniciada apenas na década de 1820, na França, com Joseph Nicéphore Niépce. Em 1826, ele desenvolveu a primeira fotografia permanente (que não desaparecia rapidamente). Isso foi feito por meio de um processo químico. A imagem dessa primeira foto aparecia muito embaçada. Contudo, marcou o início de um novo fenômeno. 

Louis Jacques Mandé Daguerre deu prosseguimento ao desenvolvimento da fotografia. Em 1837, Daguerre desenvolveu a primeira imagem de uma pessoa ao utilizar uma combinação de químicos para produzir imagens em folhas de metal. Na década de 1850, imagens já estavam sendo desenvolvidas em papel em vez de em metal. 

Em 1880, George Eastman fundou uma empresa chamada de Kodak. Ele havia criado um processo de tirar fotografias com filme – um processo semelhante ao utilizado hoje. As pessoas tiravam fotos e enviavam a câmera de volta à fábrica para que o filme fosse revelado. Assim, foi produzida a primeira câmera fotográfica que as pessoas pudessem comprar.

Fotografia no século XX e XXI

Ao longo do século 20, melhorou muito a tecnologia das câmeras fotográficas. Vários recursos foram adicionados e a qualidade delas melhorou significativamente. A Fotografia se tornou um hobby bastante popular. A Fotografia também passou a ser reconhecida como uma forma de arte.

Camera e Filme
Camera e filme

Por volta de 1930, Henri Cartier-Bresson e outros fotógrafos passaram a usar câmeras pequenas de 35 mm para capturar imagens da vida em movimento, capturando os momentos, em vez de retratos.  Com o início da Segunda Guerra Mundial, em 1939, muitos fotojornalistas passaram a adotar esse estilo por meio de fotografias que retratam a violência da guerra e suas consequências. Essas imagens difundiram a realidade da guerra pelo mundo. O estilo de capturar os momentos cruciais mudou a Fotografia para sempre.

À medida que as câmeras de 35 mm se tornavam populares, a Polaroid lançou o Model 95. O Model 95 utilizava um processo químico secreto para desenvolver o filme dentro da câmera em menos de um minuto. Esse novo modelo de câmera era bastante caro, mas a novidade que introduziu – as imagens instantâneas – chamou a atenção do público. Em meados da década de 1960, a Polaroid lançou vários modelos de câmera fotográfica e passou a vendê-las a preços acessíveis.

Fotografias que são desenvolvidas em um laboratório dependem de quanta luz é exposta sobre os produtos químicos. Muita luz pode fazer com a imagem fique muito escura, mas pouca luz pode fazer com que a imagem se torne clara demais e não seja possível enxergar nada. A foto perfeita precisa de luz na medida ideal.

No final da década de 1970 e no início da década de 1980, foram lançadas câmeras compactas que conseguiam automaticamente se ajustar ao ambiente. Esses tipos de câmeras, “apontar e fotografar”, calculavam a velocidade de obturação, abertura e foco, permitindo que os fotógrafos se concentrassem em sua composição. Esse tipo de câmera se tornou extremamente popular entre fotógrafos amadores, mas os fotógrafos profissionais ainda preferiam manter controle total sobre a imagem.

A novidade da década de 1990 foram as câmeras fotográficas que armazenavam as imagens eletronicamente por meio da mídia digital em vez de filme. Nos anos 2000, elas se tornaram muito populares. A fotografia digital permite que as pessoas tirem fotos que são gravadas em um cartão de memória e estas podem ser transferidas diretamente para um computador ou armazenadas e compartilhadas online. Isso elimina a necessidade do processo químico de revelação fotográfica. Assim, tornou-se muito fácil tirar fotos de familiares e amigos.

As câmeras digitais permitem que as fotos sejam vistas imediatamente após serem tiradas. Além disso, tirar fotos com uma câmera digital não custa nada, pois não utiliza filme, e as fotos digitais podem ser facilmente apagadas. Hoje, muitos smartphones contêm uma câmera digital.

Smartfone
Smartphone

Fotógrafos profissionais e amantes da Fotografia ainda compram câmeras não digitais. De fato, muitas pessoas preferem esse tipo de câmera, principalmente para tirar fotos artísticas, pois elas são projetadas para poder regular o foco e a quantidade de luz.

Sumário

- Início da Fotografia
- Fotografia no século XX e XXI
- O objetivo da Fotografia
- Tipos de Fotografia
Assine login Questões a responder image