Células procariontes e eucariontes

Células procariontes e eucariontes

Existem dois tipos de células: as células procariotas (pro = antes; cario = núcleo) e as eucariotas (eu = verdadeiro).

As procariotas têm células primitivas, sem núcleo. Embora tenham material genético (DNA e RNA), não apresentam membrana nuclear (carioteca) e nem organelas citoplasmáticas. A única estrutura presente no citoplasma dessas células são os ribossomos, estruturas necessárias para a síntese de proteínas. 

Uma célula procariótica típica apresenta sempre uma membrana plasmática e um citoplasma simples, composto de um material gelatinoso (hialoplasma), onde estão mergulhados os ribossomos que fabricam matéria viva. O material genético ou cromatina se apresenta como um filamento "só", não envolvido por membrana. A característica que se destaca nesse tipo de célula é não ter um núcleo definido.

Organismos formados de células procariotas são os procariontes. Como exemplo temos todos os organismos pertencentes ao reino Monera, isto é, bactérias e cianobactérias, antigas cianofíceas.


Célula bacteriana

O outro tipo de célula que existe são as células eucariotas, com núcleo. Estas, além de terem carioteca, apresentam vários tipos de organelas citoplasmáticas. Os organismos eucariontes, são aqueles formados por células eucariotas. Todos os outros reinos de seres vivos são compostos por organismos eucariontes.


Célula Vegetal


Célula animal

Quando estudamos as células eucariotas, notamos que existe uma grande variedade de tipos, mas embora existam tipos muito diferentes, todas elas apresentam uma série de estruturas em comum. Muitas vezes o que torna uma célula diferente de outra é a quantidade de um certo tipo de estrutura ou a sua ausência ou presença.

  • Aulas relacionadas

Sumário

- Células procariontes e eucariontes
Assine login Questões a responder image