Redação Unisc 2016-2 - Medicina

TEMA 1

Normal ou cesária?

“O acompanhamento de um parto normal é complicado, principalmente nas grandes cidades, onde a vida do médico é corrida e ele tem vários empregos. Uma cesariana leva uma ou duas horas. Um parto normal pode demorar mais de seis horas, e a remuneração feita pelos planos de saúde é muito próxima. Isso passou a ser uma comodidade”, admite Desiré Callegari, do Conselho Federal de Medicina.

O Ministério da Saúde passou a ver com preocupação o aumento expressivo do número de partos por cesariana, que ultrapassa em muito os 15% considerados adequados pela OMS. A concentração maior se dá na rede privada, que atualmente faz 80% dos partos por cesariana. Na rede pública, os partos por cirurgia são 40%. “Há uma epidemia de cesarianas no Brasil”, afirma Dário Pasche, diretor do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (DAPES), do Ministério da Saúde. Para ele, há um misto de comodismo e questões de mercado por parte dos médicos, que acabam evitando o parto normal. Estados Unidos, França e Argentina tiveram, entre os anos de 2000/2010, taxas de 31,8%, 20,2% e 22,7% de cesarianas, respectivamente.

Diante de tal realidade, posicione-se. Por que, no seu entendimento, e à luz de argumentos consistentes, o número de partos por cesariana cresce tanto no Brasil?

O Produza um texto argumentativo, no qual você possa demonstrar sua habilidade de estruturar uma linha de abordagem consistente e coerente.

TEMA 2

Pediatra interrompe atendimento a criança porque a mãe é petista.
(Folha de São Paulo, 30/03/2016)

O episódio aconteceu no Rio Grande do Sul e repercutiu um pouco pelo Brasil.

O artigo 23 do Capítulo IV do Código de Ética do Conselho Federal de Medicina diz que o médico não pode “discriminar o paciente de qualquer forma ou sob qualquer pretexto”. Mas o artigo 36 do Capítulo V prevê o abandono do paciente “ocorrendo fatos que, a seu critério, prejudiquem o bom relacionamento com o paciente ou o pleno desempenho profissional”.

Como você avalia a conduta ética nesse caso? De que ética estamos falando? Quais os limites da ética? Com base em que podemos definir o que é ético?

O Posicione-se com argumentos consistentes, adotando uma postura livre de ideologias e pautada pelo princípio da isenção.

TEMA 3

O Sistema Único de Saúde SUS

O SUS é a denominação do sistema público de saúde no Brasil. Considerado um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, segundo informações do Conselho Nacional de Saúde, é descrito pelo Ministério da Saúde como “um sistema ímpar no mundo, que garante acesso integral, universal e igualitário à população brasileira, do simples atendimento ambulatorial aos transplantes de órgãos”. Foi instituído pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 196, como forma de efetivar o mandamento constitucional do direito à saúde como um “direito de todos” e “dever do Estado” e está regulado pela Lei nº. 8.080/1990, a qual operacionaliza o atendimento público da saúde.

Com o advento do SUS, toda a população brasileira passou a ter direito à saúde universal e gratuita, financiada com recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, conforme rege o artigo 195 da Constituição.

Ainda que a legislação garanta ao cidadão um dos melhores sistemas de saúde do mundo, a maioria dos usuários do sistema está insatisfeita, especialmente pelo tempo de espera para realização de exames e de procedimentos cirúrgicos.

Se há esse aspecto negativo no SUS, também é inegável que é único em termos de concessão de medicamentos de uso contínuo e muito caros, como no caso dos transplantados e em muitas outras situações.

Onde está o problema? Seria de gestão do Ministério da Saúde? Seria por dificuldade de supervisionar um sistema tão grande? Seria por falta de ética de alguns profissionais e políticos envolvidos na gestão do SUS em nível nacional, regional e municipal? A quem interessa desacreditar o SUS?

O Posicione-se! Produza um texto no qual você possa expor sua percepção sobre SUS com argumentos consistentes, garantindo a textualidade que está ligada a fatores do material conceitual e linguístico, bem como à situação sócio-comunicativa.

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage