Redação Unicentro 2022

TEMA 1

Leia os textos a seguir.

Modernidades e também nada de novo

Ah! Antigamente como tudo era mais simples! Hoje tudo é mais cheio de conforto. As pessoas, na maioria das vezes, quando ficam doentes tomam um remédio e logo se restabelecem. Antigamente, muitas pessoas morriam de doenças que hoje são de tratamento mais fácil. Vivemos mais. Tanto que somos mais de oito bilhões de pessoas nesse mundão de Deus. Antigamente vivíamos com ar mais puro, comida mais saudável e água mais limpa, mas vivíamos menos. Não é um paradoxo, uma certa contrariedade saber que hoje comemos mais alimentos industrializados, bebemos mais coisas do que água e vivemos mais, mesmo sendo sedentários?

Essa relação de felicidade de antigamente com saudade de um tempo que era bom e um certo descontentamento com o tempo presente é uma forma de demonstrar, inconscientemente, que estamos cada vez mais exigentes com o futuro. O futuro que teremos nunca será suficientemente bom em relação ao passado. Essa retropia, essa saudade de um tempo que se foi, é uma maneira de nos resguardarmos com tudo o que possa dar errado no futuro, como se fosse uma forma de retornar pela mesma autoestrada na qual vivemos o presente. Mas o problema é a velocidade com que a humanidade está nessa descida íngreme e bem pavimentada. Não é mais possível frear a humanidade. Mesmo que se queira.

(Adaptado de: MARTINS, Dalton. Modernidades e também nada de novo. Folha de Londrina, Londrina, 20 e 21 mar. 2021. Folha Rural, p. 27.)

A partir da leitura do texto, redija um texto dissertativo-argumentativo que coloque em discussão o tema levantado, ou seja, o difícil confronto entre o passado, o presente e o futuro.

TEMA 2

Leia a reportagem e analise a charge a seguir.

Uso excessivo das redes sociais pode levar a uma realidade ficcional

O Instagram é uma das maiores plataformas de mídias sociais do mundo. Os jovens são os que mais utilizam. Segundo dados da Pew Research Center, 64% das pessoas entre 18 e 29 anos possuem um perfil na rede. São mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês. Apesar da popularidade, o Instagram foi eleito a rede social mais tóxica para a saúde mental de seus usuários. É o que diz o estudo realizado pela entidade de saúde pública do Reino Unido. Entre os principais problemas relatados no estudo pelos usuários estão ansiedade, depressão, solidão, baixa qualidade de sono, autoestima e dificuldade de relacionamento fora das redes.

A professora Henriette Tognetti Penha Morato, do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade do Instituto de Psicologia da USP, informa que o uso intenso das redes sociais suga os usuários e leva a uma elaboração ficcional da realidade. Nas redes, as pessoas buscam alterar virtualmente o que não consideram satisfatório na vida real: “Cada um tenta dizer as coisas da maneira como vê e às vezes provoca para ver como é que vão reagir. É uma distorção criada para modificar a própria realidade com a qual não se está satisfeito ou criada para provocar alguma coisa”. Conforme Henriette, para manter a saúde mental, é importante não se restringir ao mundo on-line e observar as possibilidades que existem na vida real. “Há outras possibilidades para se explorar e estamos nos restringindo ao virtual, ao ficcional, às redes, às séries. Estamos quase nos tornando robôs de nós mesmos, estamos perdendo a possibilidade de descobrir o mundo à nossa volta com olhares mais contemplativos e não tão pretensiosos de se dar a ver, de desempenho, de produtividade, de ser chamado ou visto”, finaliza.

(Adaptado de: <https://jornal.usp.br/atualidades/uso-excessivo-das-redes-sociais-pode-levar-a-uma-elaboracao-ficcional-da-realidade/>. Acesso em: 2 set. 2021.)

Redação Unicentro 2022
(Disponível em: <https://www.otempo.com.br>. Acesso em: 2 set. 2021.)

Com base na leitura da reportagem e da charge, redija um texto dissertativo-argumentativo defendendo o seu ponto de vista sobre a toxicidade das redes sociais e as suas consequências, especialmente entre os usuários jovens.

TEMA 3

Leia a reportagem e analise a imagem a seguir.

Todo mundo quer ser um filtro do Instagram

Há 50 anos Chico Buarque cantava Construção, sobre as mudanças nas relações sociais e de trabalho com o início da Ditadura Militar. Em 2019, o cantor Tiago Iorc fez sua versão: Desconstrução, que retrata as mudanças nas relações sociais que vivemos na atualidade, especialmente as baseadas em redes sociais e como essas interações nos colocam, também, em uma “ditadura”. As redes de conexões que vieram para facilitar a vida e aproximar pessoas têm sido prejudicadas em muitos aspectos, dentre eles se destaca a distorção da realidade causada pelos filtros que mudam a aparência na tela e que minam a estima das pessoas de todas as idades em relação aos espelhos. Em alguns casos, essa divergência entre o real e o imaginário é capaz de desenvolver transtornos psicológicos, um deles já identificado em publicações de psiquiatria especializadas, como a Dismorfia do Snapchat.

Para o cirurgião plástico Vinicius Vasconcellos, já faz parte da rotina as pessoas chegarem na consulta e mostrarem uma foto com um filtro do Instagram, pedindo para ficar igual. A maioria desses filtros altera drasticamente o formato do nariz, fazendo com que ele fique mais fino, influenciando diretamente na procura pela rinoplastia. Segundo o médico, esse é o procedimento facial mais procurado em seu consultório.

“A Dismorfia do Snapchat está relacionada ao sentimento de pertencimento e de ser valorizado”, aponta Felipe Augusto de Lima Souza. Para o psicólogo, a pessoa que possui dismorfia não vai nunca ficar satisfeita com o procedimento que fizer e vai continuar procurando as cirurgias para ficar melhor nas selfies e pertencer ao padrão que, consequentemente, é relacionado ao sucesso e aceitação.

(Adaptado de: RESENDE, Aline; GABAS, Ana Lúcia. Todo mundo quer ser um filtro do Instagram. Folha de Londrina, Londrina, 4 e 5 set. 2021. Folha malphais, p. 20.)

Redação Unicentro 2022
(Disponível em: <https://twitter.com/dennydesign/status/1098235741547757570>. Acesso em: 7 set. 2021.)

Com base na reportagem e na charge, redija um texto dissertativo-argumentativo que coloque em discussão o transtorno psicológico que leva pessoas a perseguirem padrões de beleza só alcançáveis na tela do celular.

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage