Redação Unicentro 2019

TEMA I

Texto A:

Fake News apelam e viralizam mais do que notícias reais, mostra estudo

Notícias falsas, as chamadas "fake news", espalham-se pelas redes sociais de forma mais rápida, mais fácil e mais ampla do que as notícias reais. O motor da mentira na internet não é composto só por robôs. São as próprias pessoas que, levadas por sentimentos de surpresa, repulsa e medo, compartilham as "fake news" de forma abundante. Esses achados estão no maior estudo já feito sobre a disseminação de notícias falsas na internet, publicado na revista Science (...). Pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos EUA, analisaram cerca de 126 mil notícias que circularam no Twitter no período entre 2006 e 2017. Elas foram tuitadas por cerca de 3 milhões de pessoas e retuitadas mais de 4,5 milhões de vezes.

No estudo, as notícias foram designadas como verdadeiras ou falsas com base na verificação feita por seis organizações independentes de checagem de fatos. Os pesquisadores buscaram, então, apontar a probabilidade de uma notícia publicada na rede criar uma "cascata" de republicações. A análise dos tuítes e retuítes mostrou que a chance de uma notícia falsa ser repassada é 70% maior do que a de notícias verdadeiras.

Texto adaptado. Folha de S. Paulo, 8 de mar. de 2018, jornalismo. Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/03/fakenews- apelam-e-viralizam-mais-do-que-noticias-reais-mostra-estudo.shtml. Acesso em 10 de ago. 2018.

Texto B

Perigo nas Redes
Notícias falsas põem vidas em risco

Um morador de Manguinhos foi ameaçado ao ser chamado de ‘carcereiro de Sérgio Cabral’. O alerta chegou, via WhatsApp, quando Leandro Santos de Paula voltava de ônibus do curso pré-vestibular que faz na Fiocruz, para sua casa, em Manguinhos. Amigos avisaram que sua imagem vinha circulando em redes sociais, ao lado da informação de que ele seria agente penitenciário em Bangu 8, onde o ex-governador [do Rio de Janeiro] Sérgio Cabral está preso. Como Leandro e Cabral já haviam se conhecido, oito anos antes, o sangue da internet ferveu. Em 2009, o exgovernador chamara o então adolescente de “otário”, ao ser questionado sobre obras do governo e a ação policial em sua rua. O próprio Leandro gravou a grosseria.

O vídeo de 2009 e a notícia de 2017 viralizaram. Sites publicaram a suposta reviravolta na relação entre Leandro e Cabral, e os internautas reproduziram a informação com gosto. Era a vingança que todos queriam contra o ex-governador, mas também o início do tormento para mais uma vítima dos boatos de internet — as fake news, como são conhecidas no mundo as notícias falsas, cuja repercussão tem o potencial de influenciar eleições ou destruir reputações.

Texto adaptado. MIRANDA, André. Perigo nas Redes. Jornal O Globo. Disponível em https://oglobo.globo.com/brasil/noticias-falsaspoem- vidas-em-risco-21113323. Acesso em 09 de ago. 2018.

A partir da leitura dos textos selecionados e, com base em seus conhecimentos, redija um texto dissertativoargumentativo, em modalidade escrita formal da língua portuguesa, sobre o tema “Fake news no ambiente digital e suas implicações sociais na atualidade”.

TEMA II

Texto A

Anistia Internacional aponta retrocesso em direitos humanos no Brasil

Crise política, econômica e institucional no País ameaça direitos antes assegurados a mulheres, indígenas e população LGBT, entre outros

A crise que o Brasil atravessa impactou negativamente as políticas de direitos humanos no País, denunciou a Anistia Internacional nesta terça-feira 21. Houve retrocessos em direitos fundamentais que já estavam assegurados, apontou o relatório anual da entidade: "O estado dos Direitos Humanos no Mundo 2016/2017".

"O que vimos em 2016 foi o desmantelamento de estruturas institucionais e programas que garantiam a proteção a direitos previamente conquistados, além da omissão do Estado em relação a temas críticos, como a segurança pública", afirmou a diretora executiva da Anistia Internacional no Brasil, Jurema Werneck. "Nenhuma crise pode ser usada como justificativa para a perda de direitos."

A ONG avalia que a crise – política, econômica e institucional – atravessada pelo país paralisou os debates sobre políticas públicas de promoção de direitos humanos, contribuindo para retrocessos, avanço de agendas conservadoras e aumento das violações em algumas áreas.

Entre os retrocessos, o relatório lista a extinção do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos; e o anúncio de uma emenda constitucional (PEC 241/55) que limita os gastos do governo nos próximos vinte anos, em áreas cruciais como educação e saúde.

Texto adaptado. Jansen, Roberta. Anistia Internacional aponta retrocesso em direitos humanos no Brasil. Disponível em https://www.cartacapital.com.br/politica/anistia-internacional-aponta-retrocesso-em-direitos-humanos-no-brasil. Acesso em 12 de ago. 2018.

Texto B

Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela Resolução 217 A (III) da Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948 (Artigos 1,2,3,4,5,6 e7).

Artigo 1 Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.

Artigo 2

1. Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.
2. Não será também feita nenhuma distinção fundada na condição política, jurídica ou internacional do país ou território a que pertença uma pessoa, quer se trate de um território independente, sob tutela, sem governo próprio, quer sujeito a qualquer outra limitação de soberania.

Artigo 3 Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

Artigo 4 Ninguém será mantido em escravidão ou servidão; a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas.

Artigo 5 Ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.

Artigo 6 Todo ser humano tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecido como pessoa perante a lei.

Artigo 7 Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, à igual proteção da lei. Todos têm direito à igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.

Disponível em https://www.unicef.org/brazil/pt/resources_10133.htm. Acesso em 12 de ago. 2018.

Texto C

Redação Unicentro 2019
Disponível em https://www.cartacapital.com.br/revista/987/2017-foi-ano-de-grave-deterioracao-da-situacao-dos-direitos-humanos-nobrasil. Acesso em 12 de ago. 2018.

A partir da leitura dos textos e, com base nos seus conhecimentos sobre o tema, redija um texto dissertativoargumentativo, na modalidade formal da Língua Portuguesa, abordando o tema “O retrocesso dos Direitos Humanos no Brasil”. Aponte medidas que possam reverter esse processo e garantir o que a Declaração Universal dos Direitos Humanos assegura.

TEMA 3

Texto A

Ideal do corpo perfeito
Por que as brasileiras são obcecadas por cirurgias plásticas?

O Brasil é o segundo país onde mais se realizam cirurgias plásticas, perdendo apenas para os Estados Unidos. Mas a imposição do ideal de um corpo perfeito aliada às facilidades de realizar esse tipo de procedimento são também responsáveis pelas frequentes mortes de mulheres vítimas de operações malsucedidas. Mas, o que leva as brasileiras a arriscarem suas vidas em troca de seios, nádegas ou até mesmo um púbis considerados perfeitos?

Casos de brasileiras que morreram vítimas de cirurgias plásticas malsucedidas ocupam as páginas dos jornais todas as semanas. Na maioria desses tristes episódios, as histórias se repetem: as pacientes confiaram em procedimentos inadequados e médicos desqualificados e pagaram com suas vidas o sonho do corpo perfeito.

A ditadura da beleza no Brasil é um fenômeno que penaliza, mas que também banaliza, avalia o sociólogo especialista em Saúde Pública, Francisco Romão Ferreira, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). “Há uma preocupação excessiva com o corpo. Não só em termos de cirurgias plásticas, mas a quantidade de academias, salões de beleza e de farmácias no Brasil é algo gritante quando você compara com outros países. E essa preocupação estética está naturalizada no cotidiano e não para de crescer”, observa.

Texto Adaptado. #Carta, Carta Capital, 25 de jul. de 2018, saúde. Disponível em https://www.cartacapital.com.br/saude/por-que-asbrasileiras- sao-obcecadas-por-cirurgias-plasticas. Acesso em 10 de ago. 2018.

Texto B

Redação Unicentro 2019
Disponível em http://cheiadecharme.blog.br/ser-magra-voces-concordam/. Acesso em 09 de ago. 2018.

Considerando, principalmente, a ditadura da beleza perfeita e o perigoso limite entre a estética e a saúde, redija um artigo de opinião, na modalidade formal da língua portuguesa, expondo seu ponto de vista sustentado, no mínimo, por dois argumentos.

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage