Redação Unicentro 2018

TEMA 1

Couro de boi
PALMEIRA / TEDDY VIEIRA

Conheço um velho ditado
Que é do tempo do zagai:
Um pai trata dez filho,
Dez filho não trata um pai.
Sentindo o peso dos anos,
Sem poder mais trabalhar,
O velho peão estradeiro
Com seu filho foi morar.
O rapaz era casado
E a mulher deu de implicar:
Você manda o velho embora
Se não quiser que eu vá.
E o rapaz, coração duro,
Com o velhinho foi falar:

Para o senhor se mudar
Meu pai eu vim lhe pedir,
Hoje aqui da minha casa
O senhor tem que sair.

Leva este couro de boi,
Que eu acabei de curtir,
Pra lhe servir de coberta
Adonde o senhor dormir.

O pobre velho calado
Pegou o couro e saiu.
Seu neto de oito anos,
Que aquela cena assistiu,

Correu atrás do avó,
Seu paletó sacudiu,
Metade daquele couro,
Chorando, ele pediu.

O velhinho comovido
Pra não ver o neto chorando,
Partiu o couro no meio
E pro netinho foi dando.

O menino chegou em casa,
Seu pai foi lhe perguntando:
Pra que você quer esse couro
Que seu avô ia levando?

Disse o menino ao pai:
Um dia vou me casar,
O senhor vai ficar velho
E comigo vem morar.

Pode ser que aconteça
De nós não se combinar,
Esta metade do couro
Vou dar pro senhor levar.

Disponível em: <http://contos-fabulas.blogspot.com.br/2014/02/as-origens-da-cancao-couro-de-boi.html>

A canção acima, interpretada por nomes célebres da música, como Tião Carreiro e Pardinho, Tonico e Tinoco, Sérgio Reis, entre outros, narra a situação de um senhor que é expulso da casa de seu filho.

Apesar de ser uma canção, ela retrata a realidade de muitos idosos no Brasil: como o abandono, não só de familiares como também do Estado, a despeito de haver leis que o protegem, como a Constituição Federal de 1988 e o Estatuto do Idoso.

Partindo desse contexto, escreva, na norma padrão culta da língua portuguesa, um texto narrativo-descritivo a respeito da situação do idoso no Brasil.

TEMA 2
“[...] em a Condição Humana, Arendt ressalta que os direitos humanos pressupõem a cidadania como um princípio, pois a privação da mesma repercute na condição humana, isto porque o ser humano, privado de proteção conferida por um estatuto político, esvazia-se da sua substância de ser tratado pelos outros como semelhante. Dessa forma, destaca-se que o primeiro direito humano é o direito a ter direitos, o que só é possível mediante o pertencimento, pelo vínculo da cidadania, a algum tipo de comunidade juridicamente organizada e ser tratado dentro dos parâmetros definidos pelos princípios da legalidade.”

(Disponível em: <http://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/sidspp/article/view/16043/3933> com adaptações)

A situação alarmante de milhares de exilados na Europa traz a lume a necessidade de reflexão, novamente, sobre a situação dos apátridas no mundo. Nacionalismos exaltados e xenofobia convivem em um cenário que tem gradativamente marginalizado a manutenção dos direitos humanos, pois eles se tornam frágeis quando o apego ao nacionalismo extremado cresce. Onde há nacionalismos, também há xenofobia.

Após refletir sobre o tema e, com base nas ideias apontadas pelo fragmento em destaque, escreva, na norma-padrão da língua portuguesa, um texto dissertativo, argumentando de forma crítica e contextualizada sobre a situação de pessoas em condição de exílio no mundo, em pleno século XXI. Relacione esse ato de violência a ações de xenofobia, a partir de exemplos concretos sobre esta questão.

TEMA 3

O argumento que “trabalho enobrece” é usado por muitos para defender que crianças e adolescentes trabalhem. Mas, é preciso observar que ele não leva em conta os impactos e as consequências a que estão sujeitos os milhões de meninos e meninas que trabalham. Adultos e crianças são muito diferentes fisiológica e psicologicamente. Na infância, a criança encontra-se num processo grande e muito importante de desenvolvimento. Muitas vezes, o que acontece na vida dela pode gerar impactos permanentes. Os impactos variam de acordo com a criança, com o trabalho que exerceu, com a aceitação sociocultural, entre outros pontos. Muitas dessas crianças e adolescentes estão perdendo a sua capacidade de elaborar um futuro. Isso porque podem desenvolver doenças de trabalho que os incapacitam para a vida produtiva, quando se tornarem adultos – uma das mais perversas formas de violação dos direitos humanos. Além disso, muitos deles não estudam, não têm direito a lazer e a um lar digno e são jogados à sorte, sem perspectiva de vida futura. São meninos e meninas coagidos a trabalhar em atividades que envolvem riscos físicos e psicológicos, podendo os impactos serem irreversíveis.

(Disponível em:<http://fundacaotelefonica.org.br/promenino/trabalhoinfantil/impactos-e-consequencias/>, com adaptações)

Com base no excerto de texto e na sua compreensão sobre o tema, escreva um texto dissertativo, argumentando de forma crítica e contextualizada sobre as consequências ocasionadas pela perda de direitos básicos à criança e ao adolescente, tais como educação, lazer, dignidade.

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage