Redação Unicentro 2014.2

TEMA 1

Leia o texto a seguir.

A sociedeade brasileira ainda não solucionou a desigualdade que afeta, particularmente, territórios vulneráveis como as periferias urbanas e as zonas rurais. É preciso reconhecer as desigualdades que marcam o acesso à língua escrita e às práticas de letramento no Brasil.

Apenas 1 em cada 4 brasileiros domina plenamente as habilidades de leitura, escrita e matemática. Da população de 15 a 64 anos, 27% é analfabeta funcional – a proporção de analfabetos funcionais na área rural é de 44% e de 24% nas áreas urbanas. Um em cada 4 brasileiros que cursaram até o Ensino Fundamental 2 tem nível rudimentar de alfabetismo e somente 35% dos brasileiros com Ensino Médio completo podem ser considerados plenamente alfabetizados (Indicador de Alfabetismo Funcional 2011/2012).

O conceito de letramento é uma evolução do termo alfabetização. Busca responder à complexidade das demandas de conhecimento atuais, incluindo as novas mídias e linguagens. Letramento designa as diferentes práticas de leitura e escrita nos diversos domínios da vida social como o trabalho, a família e a escola.

Mais que condição sine qua non para que as crianças dominem os demais aprendizados e competências e avancem na escolarização, o letramento é um direito humano. Condição que potencializa o exercício da cidadania, contribui para a formação individual e a autonomia.

A sociedade globalizada demanda cidadãos que pensem globalmente e atuem localmente. Cidadãos capazes de fazer uma leitura de mundo e contribuir para a sustentabilidade do planeta.

A escola tem que ser eficaz em seu papel fundamental de garantir o direito ao letramento, estimulando o acesso às novas práticas originadas pela cultura digital. Só assim conseguiremos avançar na construção da nação que desejamos neste século 21 – uma sociedade que, além de economicamente desenvolvida, seja socialmente justa e sustentável.

(Adaptado de: SETUBAL, M. A. O direito ao letramento. Folha de S. Paulo. ano 93. n.30846. 15 set. 2013. Tendências/Debates. Opinião, A3.)

Com base na leitura desse fragmento, redija um texto dissertativo-argumentativo, no qual se discuta o papel da alfabetização como exercício da cidadania.

TEMA 2

Leia o texto a seguir.

O Dia Mundial Sem Carro, comemorado neste domingo, teve início na década de 1990 em alguns países europeus e, a partir de 2001, passou a existir também no contexto nacional brasileiro. Com vistas à sensibilização da população, tal iniciativa tem por finalidade, sobretudo, a diminuição dos congestionamentos, a redução da emissão de gases poluentes gerada pela queima de combustíveis fósseis e o incentivo à utilização de transporte coletivo e modais não motorizados. No cerne inicial do movimento está a crença de que tal cenário pode ser condicionado pela reflexão dos motoristas que, ao menos nesse dia, experimentarão modais alternativos de deslocamento e concluirão, posteriormente, que a circulação pode ser realizada de forma satisfatória, sem a utilização do automóvel. As manifestações ocorridas em junho, desencadeadas pelo aumento das tarifas do transporte público, configuram, talvez, o principal exemplo de que a questão da mobilidade influencia diretamente no cotidiano da população. Não obstante, a carência de investimentos em ciclovias e transporte público de qualidade se faz presente em todos os municípios do país. Não se trata, portanto, apenas de uma questão cultural, mas também de política pública.

(Adaptado de: FOLLADOR, D. O dia mundial sem carro e as novas utopias urbanas. Gazeta do Povo. ano 95. n.30623. 22 set. 2013. Opinião, p.2.)

Com base na leitura desse fragmento, redija um texto dissertativo-argumentativo, no qual se discutam os problemas causados pelo uso intenso de automóveis, como forma de deslocamento em grandes centros urbanos.

TEMA 3

Leia o texto a seguir.

Os jovens de 16 anos conquistam novos direitos, mas ainda são tratados como crianças quando cometem crimes graves. Agora, aumenta a pressão para que adolescentes recebam penas mais duras quando participam de crimes hediondos ou são reincidentes, e o Congresso resolve enfrentar a questão.

Na terça-feira (23/04), a Câmara criou uma comissão especial para enfrentar um tabu: propor alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), um conjunto de normas aprovadas em 1990 para proteger a infância, elogiado internacionalmente como uma das legislações mais modernas do mundo. O objetivo dos deputados é endurecer as punições aplicadas aos menores infratores.

O que vigora hoje:

• Internação até 3 anos para menores infratores.
• Todos os menores infratores ficam reclusos em um mesmo lugar.
• A idade máxima para um interno em reclusão é de 21 anos.
• O adulto que comete o crime de corrupção de menor é julgado pelo Código Penal e tem pena que varia de 1 a 4 anos de reclusão.

O que o projeto propõe:

• Internação de até 8 anos para menores a partir dos 12 anos que cometerem crimes hediondos ou sejam reincidentes em infrações.
• A partir dos 18 anos, os internos seriam direcionados a um novo internato ou colocados em uma área separada dos mais novos.
• A idade máxima para o interno será de 26 anos. A partir dessa idade, será feita uma avaliação para verificar a condição para o reingresso ao convívio social.
• Penas mais duras para o adulto que cometer o crime de corrupção de menor.
• A internação compulsória no caso de doença mental será por prazo indeterminado e passará por reavaliação a cada 6 meses.

(Adaptado de: BORIN, S. IstoÉ. 1 maio 2013. p.67-68.)

Com base na leitura desse fragmento, redija um texto dissertativo-argumentativo, no qual se discuta a questão dos jovens criminosos e da maioridade penal.

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage