Redação UESB 2022

Instruções para a Redação

A prova de Redação terá caráter eliminatório e será avaliada em uma escala de zero a dez pontos, com base nos seguintes critérios:
a) entendimento do tema proposto;
b) clareza de argumentação/senso crítico;
c) seletividade de informação;
d) criatividade/originalidade;
e) utilização da norma da Língua Portuguesa.

Será anulada pela Banca Examinadora a Redação que se afastar no todo do tema proposto, for apresentada sob forma de verso, não estiver articulada verbalmente (apenas com números, desenhos, palavras soltas etc.) e que estiver assinada.

• Seu texto deverá ser elaborado a partir do tema proposto, contendo entre 20 (vinte) e 30 (trinta) linhas;
• Para a transcrição do texto na folha da Versão Definitiva da Redação, você deverá utilizar caneta de tinta azul ou preta;
• Assine a folha de Versão Definitiva da Redação apenas no espaço destinado para esse fim. Qualquer identificação fora do local específico para a assinatura acarretará a eliminação do candidato.

Tema e Comando

TEXTO 1

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988

[...]

Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

Adaptado de: <http://planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 15 abr. 2022.

Texto 2

Insegurança alimentar e como ela avança no Brasil

Fome é uma sensação “soberana do ponto de vista biológico”, conhecida por todos desde o primeiro momento de vida. A insegurança alimentar, por outro lado, é uma expressão mais social que biológica; “fala sobre as pessoas terem assegurado o alimento que chega até elas”. A explicação é da doutora em Ciências da Saúde Denise Oliveira, coordenadora do Grupo de Pesquisa em Alimentação, Saúde e Cultura, da Fiocruz Brasília. [...]

Embora nos últimos anos se observe o agravamento da insegurança alimentar no Brasil – principalmente pelo aumento de desempregados, que já representam 14% da população –, a pesquisadora Denise Oliveira destaca que esse cenário tem se estruturado há mais de uma década. “Há estudos em diferentes áreas que mostram que esse cenário já vinha se mostrando com as crises mundiais, desde 2004, 2008”, diz.

Adaptado de: <https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/dia-mundial-da-alimentacao-inseguranca-alimentar-e-como-ela-avanca-no-brasil>. Acesso em: 15 abr. 2022.

Texto 3

Programa de rádio Saúde com Ciência traça retrato da fome no país e suas consequências para a saúde de adultos e crianças Saúde com Ciência convidou a professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina UFMG e pesquisadora do Observatório de Saúde Urbana de Belo Horizonte (OSUBH), Elaine Machado, para debater o cenário de fome no país. Na entrevista concedida em 9 de abril, a professora explica que insegurança alimentar leve é caracterizada quando já se tem uma preocupação com a falta de alimentos no futuro e mudança na qualidade dos alimentos: “A insegurança alimentar não é só a falta, mas também a substituição de alimentos riscos em nutrientes e vitaminas, por alimentos mais baratos, que, muitas vezes, são aqueles ricos em farinhas e açúcares, na tentativa de compensar o preço dos alimentos”.

Já na insegurança moderada começa a faltar refeições no dia para os adultos, que começam a pensar em estratégias de substituição até chegar na insegurança alimentar grave. Nesse nível, há restrição alimentar importante, com a família podendo ficar sem uma das refeições, o que afeta todos os membros, tanto adultos quanto crianças.

Adaptado de: <https://www.medicina.ufmg.br/inseguranca-alimentar-cresce-no-pais-e-aumenta-vulnerabilidade-a-covid-19/>. Acesso em: 15 abr. 2022.

Texto 4

Pesquisa revela insegurança alimentar nos lares brasileiros em 2021

Redação UESB 2022
Adaptado de: <https://www.ibpad.com.br/blog/brasil-da-fome-pesquisa-revela-inseguranca-alimentar-nos-lares-brasileiros/>. Acesso em: 15 abr. 2022.

A partir da leitura dos textos motivadores (1, 2, 3 e 4) e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema “Desafios para superar a insegurança alimentar no Brasil”. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage