Redação UESB 2012

INSTRUÇÕES:
• Leia, com atenção, os dois temas propostos. Em seguida, ESCOLHA UM DELES e elabore sua Redação.
• Escreva sua Redação no espaço reservado ao rascunho.
• Transcreva seu texto na Folha de Redação, usando caneta de tinta azul ou preta.
• Não utilize letra de imprensa.

Será anulada a Redação
— redigida fora do tema proposto;
— apresentada em forma de verso;
— assinada fora do campo próprio;
— escrita a lápis ou de forma ilegível.

Tema 1

O que a encanta nesse universo complexo de inúmeras identidades?

A capacidade humana de ser diverso. O meu ponto de vista da diversidade não é só pelos traços fenotípicos, branco, amarelo, verde, não. Mas a diversidade através do desenvolvimento cultural de cada povo. Nós temos negros africanos de culturas diferentes, assim como brancos europeus, árabes, judeus... O interessante é como essa diversidade se relaciona. Essa diversidade ainda não está introjetada como uma coisa benéfica da capacidade humana. A diversidade, nesse momento, ainda cria muitos conflitos em todo o mundo. Não é só pelos traços dos nossos rostos, mas pela história cultural de cada povo. Evidentemente que é muito difícil que uma cultura árabe ou palestina acolha uma visão do mundo judeu e o contrário. É muito difícil a diversidade humana conviver negociada, vivida com a morte do outro: eu tenho que me defender senão o outro vai me matar. É isso que cria a dificuldade de negociar, como os palestinos e os judeus. E nisso não entro no caráter político, mas cultural.

SANTOS, Juana Elbein dos.Não se pode pensar em política de raça. Muito, Salvador, # 185, p. 8, 16 out. 2011. Revista semanal do grupo A Tarde.

Leia e tome como base o fragmento da entrevista da antropóloga Juana Elbein dos Santos, concedida ao jornal A Tarde, sobre “a diversidade cultural humana”, para produzir um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema:

A necessidade de conhecer, compreender e aceitar a diversidade cultural do ser humano.

OBSERVAÇÕES:

• Utilize a norma culta escrita da língua portuguesa.
• Discuta, de forma crítica, a questão do respeito à diversidade cultural humana.
• Reforce seus argumentos com exemplos e/ou fatos consistentes.

Tema II

A.
Cena I
(O pai do menino cego conversa com a mãe, avó da criança)
Pai - Olá!
Mãe - Olá, meu filho. Se divertiu? Chegou tão tarde.
Pai - Eu estava trabalhando. E as crianças?
Mãe - Dormiram. Se divertiram tanto com Mohamad. Ficaram cansadas e foram dormir.
Pai - Eu preciso dar um jeito em Mohamad.
Mãe - Um jeito?
Pai - É. Mas ainda não sei o quê. Ouvi falar de um carpinteiro cego. Seria ótimo se ele o aceitasse como pupilo e o treinasse. Me
preocupo com o futuro dele.
Mãe - Se preocupa com o futuro dele, ou com o seu?...(irônica)

Cena II
Pai de Mohamad - Mãe, onde a senhora vai?
O que está querendo fazer comigo?
Mãe - Só me resta este caminho.
Filho (pai de Mohamad) - Quer me espezinhar, não quer? Eu fiz isso para o bem dele. E agora? O que é que eu faço agora? O que eu fiz de errado para ficar preso a um filho cego, para o resto da vida? Quem vai cuidar de mim quando eu estiver velho e fraco? Vamos, me responda! Quem vai cuidar de mim? Por que esse seu Deus todo poderoso não me tira desse sofrimento? Por que eu tenho que ser grato a Ele? Pelas coisas que eu não tenho? Pelas minhas misérias? Por um filho cego?

(A COR DO PARAÍSO. Direção: Magid Magidi. Intérpretes: Hossein Mahjoub; Mohsen Ramezani; Sahine Feizi; Farahnaz Safari; Elham Shanfi; Behzad Rafi, Mohamadi Rahmani; Morteza Fatemi, kamal Mirkarimi; Mascome Zinati; Zahra Mizami; Ahmed Magidi; Roteiro: [S.I]. Música: [S.I.]. Irã, Europa Filmes. C. 1999. 1 DVD (86min) Color. Vídeo Widescreen.)

B.

Ao traçar “Estratégias para a Promoção dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência”, nos deparamos com o fato de que existem inúmeros outros segmentos sociais que não têm sido contemplados nos seus mais elementares direitos humanos. A exclusão ainda tem permeado o cotidiano de determinados grupos como o dos homossexuais, dos negros, dos idosos e das “pessoas portadoras de deficiência”.

A globalização tem generalizado as diferenças quando na verdade deveria acolher no processo conjunto de sua evolução econômica, política e social todos os indivíduos, grupos, classes, lugares e atividades, nações e nacionalidades, campos e cidades, diferenças e identidades. Se forem fornecidas as condições adequadas, cada ser humano encontrará um ambiente propício para as suas existência e realização e para uma contribuição positiva à sociedade.

No entanto, segundo Milton Santos, “a globalização, tal como vem sendo apresentada, só pode ser entendida como uma fábula perversa, pois onde ela se instala cria todo tipo de desordem.” (Santos, 1993)

(COHEN, Regina. Estratégias para a promoção dos direitos das pessoas portadoras de deficiência. Disponível em: <http://www.asdef.com.br/innova/ assets/artigos/direitos013.pdt>. Acesso em: 2 nov. 2011).

PROPOSTA

A partir da temática abordada no filme “A Cor do Paraíso”, do qual se destacam os fragmentos citados, e com base nas ideias de “Estratégias para a promoção dos direitos das pessoas portadoras de deficiência”, produza um texto dissertativo-argumentativo em que você discuta o tema:

O tratamento que a sociedade dispensa às pessoas portadoras de necessidades especiais.

OBSERVAÇÕES:

• Utilize a norma culta escrita da língua portuguesa.
• Apoie seus argumentos em fatos, acontecimentos da realidade nacional contemporânea e/ou no filme “A Cor do Paraíso”.
• Discuta a questão dos direitos e deveres que devem ser respeitados nas esferas pública e privada, para que todos tenham tratamento humanizado.

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage