Redação UEPG 2022

TEXTO 1

Saiba o que é o capacitismo e por que é importante combatê-lo

Enraizado na sociedade, esse tipo de discriminação contra pessoas com deficiência impede a inclusão e a diversidade O sufixo nominal "-ismo", de origem grega, cria palavras que designam conceitos de ordem geral, como alcoolismo, ou serve para formar substantivos e adjetivos que exprimem ideias de doutrinas religiosas, sistemas políticos, fenômenos linguísticos e literários, ou terminologias científicas. Ele está presente em palavras como machismo e racismo, que caracterizam atos de discriminação contra mulheres e raças, respectivamente.

Além de compor esses conceitos, o sufixo "-ismo'' também forma a palavra "capacitismo". Porém, ao contrário dos previamente mencionados, esse termo é relativamente novo na sociedade, assim como na própria esfera dos movimentos sociais. O conceito vem, ainda que vagarosamente, ganhando destaque nas mídias sociais e em rodas de conversas e debates, mas o caminho para a sua ampla divulgação ainda parece longo.

De acordo com Luciana Maia, psicóloga e professora do curso de Psicologia da Unifor, "o capacitismo é um preconceito dirigido a qualquer pessoa que apresenta uma deficiência, seja ela física, intelectual ou sensorial. (...) Como outras formas de preconceito, ele contribui para privar os direitos e a dignidade humana das pessoas com deficiência, determinando e perpetuando desigualdades e injustiças sociais, e contribuindo diretamente para a exclusão social de membros desse grupo", elucida.

Ainda segundo a docente, o capacitismo é expresso por meio de atitudes negativas e depreciativas, e de comportamentos hostis e discriminatórios dirigidos a qualquer pessoa que apresenta algum tipo de deficiência. Ele também pode ser manifestado sob formas que, a princípio, podem parecer positivas, como a superproteção, a piedade ou elogios dirigidos a essas pessoas.

Assim, o capacitismo busca atingir a "capacidade" do indivíduo, e está diretamente associado com a ideia normativa do "corpo ideal" e dentro dos padrões estabelecidos pela sociedade. Ao ser capacitista, o indivíduo retira das pessoas com deficiência (PcD) a sua capacidade e aptidão de realizar tarefas e alcançar a independência, em virtude de sua deficiência. [...]

De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como parte da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, 8,4% da população brasileira acima de dois anos possui algum tipo de deficiência, o que equivale a aproximadamente 17,3 milhões de pessoas.

Mesmo com esse número expressivo, e ações públicas governamentais como a Lei de Cotas, criada em 1991, e o Estatuto da Pessoa com Deficiência, instituído em 2015, o capacitismo ainda não é tão conhecido em território nacional. "Atribuo esse desconhecimento ao fato de a própria luta pelos direitos das pessoas com deficiência ser mais recente se comparada à de outras minorias sociais. De fato, são recentes as principais conquistas legais e políticas das pessoas com deficiência", afirma a psicóloga.

Adaptado de: Unifor. Saiba o que é o capacitismo e por que é importante combatê-lo. Disponível em: <https://g1.globo.com/ce/ceara/especial-publicitario/unifor/ensinando-e-aprendendo/noticia/2021/10/27/saiba-o-que-e-o-capacitismo-e-por-que-e-importante-combate-lo.ghtml>. Acesso em 12/04/2022.

TEXTO 2

Pessoas com deficiência usam redes sociais para combater preconceitos

Influenciadores digitais com algum tipo de deficiência têm combatido o preconceito com humor e informação. Vídeos que expõem problemas diários enfrentados por pessoas com deficiência e que falam sobre reconhecimento e empoderamento conquistam milhares de seguidores no Brasil. [...]

Com uma camiseta com a frase "Deficiente é o seu preconceito!", o influenciador digital Ivan Baron, de 22 anos, contou ao Estado de Minas um pouco da sua trajetória na internet. "Essa palavra, influenciador, é muita responsabilidade, mas eu resolvi ocupar esse espaço pois eu tinha uma necessidade de passar informações, novos conceitos sobre pessoas com deficiência que outros influenciadores não passavam". Baron disse que era uma pessoa muito reservada antes da vida pública e que tinha medo da reação das pessoas. "Eu era uma pessoa muito tímida, que tinha medo de me expor, com medo de as pessoas me julgarem por ser diferente, por pensar fora da caixinha. Então, sempre guardava para mim o que eu pensava. Até que um dia eu resolvi expor e percebi que tinham outras pessoas que pensavam como eu”.

Para quebrar tantos paradigmas, Ivan usa a criatividade em seus vídeos e comenta que isso se tornou um grande diferencial na hora de passar a sua mensagem. Assim, o humor tornou-se um grande aliado. "Por que não passar informação de uma forma leve e distraída? O humor, acredito que seja uma das melhores formas para isso". Segundo o jovem, "não é porque é comédia que a gente não pode fazer nossas críticas sociais". "Pelo contrário, é mais um motivo para passar com responsabilidade o que a gente acredita. E eu venho percebendo que as pessoas estão amando", afirmou.

Adaptado de: LELLES, Ana Raquel. Pessoas com deficiência usam redes sociais para combater preconceitos. Jornal Estado de Minas. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2020/10/19/interna_gerais,1195506/pessoas-com-deficiencia-usam-redes-sociais-para-combater-preconceitos.shtml>. Acesso em 12/04/2022.

PROPOSTA

Com base nos textos da coletânea e em seus conhecimentos sobre o assunto, escreva um TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO sobre o tema:

Caminhos para o enfrentamento do capacitismo no Brasil

ORIENTAÇÕES:

- Seu texto deve deixar claro o seu ponto de vista, sustentando-o com argumentos;
- Redija seu texto usando a modalidade culta da língua portuguesa;
- Não é necessário colocar um título;
- Não faça cópias literais dos textos motivadores;
- Seu texto não deve ser assinado.

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage