Redação UEPG 2017.2

ELABORE SUA REDAÇÃO, EM PROSA, COM UM MÍNIMO DE 10 LINHAS E MÁXIMO DE 17 LINHAS.

FRUTAS E OUTROS VEGETAIS

Drauzio Varella

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda ingerir, por dia, cinco porções de frutas e outros vegetais. Apesar da recomendação, a dieta de dois terços dos adultos não atinge esse nível. Diversos levantamentos mostram que apenas a metade dessa quantidade diária – equivalente a 2,5 porções ou 200 gramas – já é suficiente para diminuir 16% dos ataques cardíacos, 18% dos acidentes vasculares cerebrais (AVCs), 4% dos casos de câncer, 13% de doenças cardiovasculares e 15% do risco de morte precoce. Um estudo conduzido por pesquisadores do Imperial College London analisou 95 publicações que avaliaram as dietas de 2 milhões de pessoas, população na qual ocorreram 43 mil casos de doenças cardíacas, 47 mil de AVCs, 81 mil de doenças cardiovasculares, 112 mil de câncer e 94 mil mortes. Recém-publicados no Journal of Epidemiology, os resultados revelaram que incluir na dieta dez porções de frutas e vegetais (equivalentes a 800 gramas) é bem melhor do que as cinco aconselhadas pela OMS: se o mundo inteiro ingerisse essa quantidade diária, seriam evitadas 7,8 milhões mortes prematuras. O impacto das dez porções nas doenças crônicas foi significante: redução de 24% no risco de doenças cardíacas, 33% de AVCs, 28% de doenças cardiovasculares, 13% de câncer e 31% de morte prematura.

Uma porção de 800 gramas equivale aproximadamente a uma maçã, uma pera, um copo de 200 ml de suco de laranja, oito pedaços de couve-flor, dois de brócolis, um tomate, uma banana pequena. Espinafre, chicória, alface, brócolis, repolho, couve-flor, couve-de-bruxelas, maçãs, peras e frutas cítricas foram os vegetais que mais preveniram doenças cardiovasculares e derrames cerebrais. Folhas verdes, feijão, brócolis, repolho, couve-flor e os vegetais de cor amarela e alaranjada, como a cenoura, foram mais eficazes na diminuição do risco de câncer. Há muito se sabe que frutas e outros vegetais reduzem os níveis de colesterol, pressão arterial, protegem as paredes internas dos vasos sanguíneos e estimulam o funcionamento harmonioso do sistema imunológico. Esses efeitos protetores se devem a uma rede de interações de macro e micronutrientes, entre os quais há vários antioxidantes que contribuem para a reparação dos defeitos que surgem no DNA.

É ilusão imaginar que interações ainda mal elucidadas e de altíssima complexidade como essas, possam ser empacotadas sob forma dos comprimidos de vitaminas consumidos em larga escala nos dias atuais. Informações contraditórias sobre benefícios e malefícios de determinados alimentos na dieta costumam ganhar espaço na imprensa e causar descrédito, porque se baseiam em metodologias criticáveis do ponto de vista científico. O impacto do consumo de frutas e outros vegetais na redução do risco de doenças crônicas e mortes precoces, no entanto, está bem documentado. Podemos dizer com segurança que cinco porções diárias trazem benefícios significantes à saúde, mas dez porções parecem proteger mais.

Adaptado de: https://drauziovarella.com.br/drauzio/artigos/frutas-e-outros-vegetais/. Acesso em 08/03/2017.

PROPOSTA

Elabore um RESUMO do texto "Frutas e outros vegetais", a partir das orientações:

- o resumo é um novo texto a partir do original e NÃO uma sequência de recortes do texto-base;
- o texto original deve ser referenciado, bem como seu autor;
- o resumo deve permitir ao leitor compreender as ideias centrais do texto-base sem que pre-cise acessá-lo;
- não podem ser acrescentadas ideias, opiniões ou qualquer tipo de posicionamento frente ao que o texto informa;
- como texto autônomo, o resumo deve apresentar relações claras entre as partes que o constituem, respeitando a organização do texto-base.

VESTIBULAR DE INVERNO 2017
CONSIDERAÇÕES SOBRE A PROPOSTA DE REDAÇÃO

Primeiramente, espera-se que o candidato, em atenção ao que solicita a proposta, desenvolva um resumo do texto-base levando em conta todas as orientações que lhe foram disponibilizadas na prova de redação. Esse gênero textual, de ampla circulação no ambiente acadêmico, está previsto nas OCEM – Orientações Curriculares para o Ensino Médio – da seguinte forma:

Atividades de retextualização: [...] Como tais atividades se caracterizam pela produção de um novo texto a partir de outro, ocorre mudança de propósito em relação ao texto que se toma como base ou fonte. Isso pode ser realizado, por exemplo, em tarefas de produção de resumos, resenhas e pesquisas bibliográficas (BRASIL, 2006, p.37).

Há expectativa, portanto, de “uma apresentação concisa e breve dos conteúdos de outro texto (texto-fonte)” (SOUZA; CORTI; MENDONÇA, 2012, p.77), que exige habilidades de leitura e escrita de modo articulado e consistente, uma vez que o texto “Frutas e outros vegetais” apresenta um grande número de informações, diferentes dados com os quais o candidato deverá saber lidar. Espera-se ainda, e principalmente, que o resumo produzido seja autônomo, sem trechos copiados do texto-base, mas que consiga apresentar as principais informações deste texto, como, por exemplo, o confronto entre a recomendação da OMS sobre o consumo de frutas e vegetais e o que dizem estudos recentes acerca desse mesmo assunto. É o manejo pelo candidato dos dados que o texto a ser resumido apresenta que vai revelar sua capacidade de ler, compreender e gerenciar essas informações para contemplar a essência delas em seu escrito.

Por fim, é preciso lembrar que, somadas às especificidades da proposta, são tomados como parâmetros de análise dos textos os critérios de avaliação e os motivos para as redações receberem nota zero apresentados no Manual do Candidato para o vestibular de inverno 2017.

SOUZA, Ana Lúcia; CORTI, Ana Paula; MENDONÇA, Márcia. Letramentos no Ensino Médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage