Redação UEPG 2016.2

ELABORE SUA REDAÇÃO, EM PROSA, COM UM MÍNIMO DE 10 LINHAS E MÁXIMO DE 17 LINHAS, COLOCANDO UM TÍTULO.

Filme infantil mostra papel importante da tristeza; especialistas concordam

A animação "Divertida Mente" é mais uma produção da Pixar voltada para crianças que tem tudo para agradar aos adultos. Na história, as emoções de uma menina de 11 anos ficam confusas quando ela tem de lidar com a mudança com a família para outra cidade. A Tristeza, assim com letra maiúscula por se tratar de uma personagem, tem papel fundamental para o desfecho do enredo. Jim Morris, presidente da Pixar, classificou o filme de "corajoso". Especialistas em comportamento endossam a afirmação do executivo. Explorar a tristeza – falar dela, senti-la e enfrentá-la – não é tarefa das mais fáceis e por isso mesmo é uma ideia que costuma ser rechaçada por muitas pessoas. "Existe um preconceito em relação à tristeza. Busca-se negá-la e supervalorizar a alegria. Na nossa sociedade, a tristeza só é valorizada na música, na literatura e na pintura", afirma John Fontenele Araujo, doutor em psicologia na área de neurociência e professor do Departamento de Fisiologia da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Saber aceitar as emoções, inclusive as negativas, é condição para uma vida psíquica saudável. Como exemplifica Araujo, sofrer quando um amigo morre faz com que se dê valor aos momentos e às pessoas. Compadecer-se em resposta ao sofrimento animal conscientiza sobre a necessidade de preservação da natureza. Padecer com uma cena de violência ajuda a ter mais controle. E assim por diante. Para a psicóloga Ruth Ferreira Santos-Galduróz, professora do bacharelado em neurociência da UFABC (Universidade Federal do ABC), a tristeza funciona como um sinal. "Quando ela surge ligada a expectativas criadas e não concretizadas, certamente, funciona como um aviso de que as coisas precisam ser modificadas. Havendo a repetição dessa forma de atuação, é essencial buscar ajuda para mudar o comportamento em questão", diz.

Adaptado de: http://goo.gl/TO3t57. Acesso em 31/07/2015.

PROPOSTA

O filme citado no texto acima teve grande repercussão por tratar de emoções, inclusive a tristeza. Para produzir seu texto, oriente-se pela seguinte situação: você escreve uma coluna para uma revista de circulação nacional, cujo perfil é abordar assuntos sobre saúde, bem-estar e estilo de vida a um público adulto. Tendo como apoio as informações acima, redija um TEXTO DE OPINIÃO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO sobre um dos posicionamentos abaixo:

- A tristeza deve ser enfrentada

ou

- A tristeza deve ser minimizada

Lembre-se: não faça cópias literais do texto original.

VESTIBULAR DE INVERNO - 2016
CONSIDERAÇÕES SOBRE A PROPOSTA DE REDAÇÃO

Para produzir a redação do Vestibular de Inverno de 2016, o candidato deve produzir um TEXTO DE OPINIÃO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO.

Importante atentar para o fato de que o texto de apoio, juntamente com a instrução apontada na proposta já orientava o candidato a respeito do ponto de vista a ser adotado, a saber: a tristeza deve ser enfrentada ou a tristeza deve ser minimizada.

Para atender à estrutura textual do gênero solicitado, é muito importante deixar claro qual o ponto de vista defendido pelo autor do texto, além de apoiá-lo (o ponto de vista) em argumentos coerentes e bem concatenados. Assim, não basta somente apresentar uma opinião, ela precisa ser fundamentada.

Importante destacar que a predominância da análise, da explicação, da exposição de fatos sem que haja a definição da tese defendida pode prejudicar a avaliação do texto, pois, nesse caso, o gênero pode se caracterizar muito mais como uma dissertação explicativa, fugindo, portanto, do esperado para um texto de opinião dissertativo argumentativo.

Assim, para atender à proposta, o candidato precisa expressar a posição tomada sobre um dos pontos de vista indicados, sustentando tal opinião com argumentos claros, consistentes e bem articulados. Deve-se evitar pautar os argumentos apenas nos dados apresentados no texto de apoio ou abordar o tema de forma superficial, previsível e com base em senso comum. Ao se distanciar dessas ocorrências, o candidato evidencia autoria, pois demonstra capacidade de organização textual em torno do tema proposto juntamente com a estruturação argumentativa.

Além disso, são tomados como parâmetros de análise dos textos os critérios de avaliação e os motivos para as redações receberem pontuação zero apresentados no Manual do Candidato para o Vestibular de Inverno - 2016.

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage