Redação UEMG 2013

Em 2012, foram veiculadas notícias que geraram certo desconforto entre professores e estudantes. Uma delas dizia respeito à aprovação de um Projeto de Lei que proibiria a adoção e a divulgação, na rede pública de ensino, de obras que não estivessem de acordo com a “norma culta” da língua portuguesa ou que violassem o ensino correto da gramática. Dessa forma, os estudantes não teriam livre acesso a escritores como Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Oswald de Andrade, além de muitos outros. Outra notícia que gerou desconforto foi a decisão tomada pelo Colégio de Aplicação da UFV (COLUNI) de excluir de seu processo seletivo a obra Violetas e Pavões, de Dalton Trevisan. A instituição considerou que assuntos como drogas e sexo são abordados pela obra de forma inapropriada para os estudantes que deveriam lê-la. A propósito desse assunto, leia atentamente os textos a seguir, juntamente com a instrução para a escrita da redação.

TEXTO I

Não é de agora que obras literárias, didáticas ou paradidáticas viram alvo pós-ditadura. Em 2009, a rede de ensino catarinense baniu Aventuras Provisórias (Record), de Cristovão Tezza, depois de adotá-la no Ensino Médio, por conteúdo “apelativo”. No mesmo ano, o governo de São Paulo recolheu Memórias Inventadas — A Infância (Planeta), de Manoel de Barros, entre outras obras selecionadas pela Secretaria Estadual de Educação para uso em aulas. A alegação foi linguagem chula e conteúdo erótico. E o Rio de Janeiro tirou das escolas municipais um livro de história por ter gravura “imprópria” ao 4º ano do Ensino Fundamental: Cena Canibal (1593) traz tupis canibalizando rivais.

Língua Portuguesa. São Paulo: Segmento, junho de 2012, n. 80, p. 19. Adaptado.

TEXTO II

Liberdade de imprensa é a capacidade de um indivíduo de publicar e acessar informação, através de meios de comunicação em massa, sem interferência do Estado. Embora a liberdade de imprensa seja a ausência da influência estatal, ela pode ser garantida pelo governo através da legislação. Ao processo de repressão da liberdade de imprensa e expressão chamamos censura.

(www.pt.wikipedia.org/wiki/Liberdade_de_imprensa. Acesso: 20/8/2012. Adaptado.)

TEXTO III

Redação UEMG 2013
(www.clubedejornalistas.pt. Acesso:11/7/2012. Adaptado.)

TEXTO IV

Redação UEMG 2013
(www.sindjormt.org.br. Acesso:11/7/2012.)

INSTRUÇÃO: Suponha que você seja um estudante que costuma postar textos em um blog, na internet. Escreva um artigo de opinião, para ser publicado nesse blog, problematizando a liberdade de imprensa. Apresente uma reflexão a respeito da relevância das informações publicadas pelos meios de comunicação (como jornais, livros e revistas) e a respeito da censura a essas mesmas informações, a exemplo das situações expostas no texto I. Proponha sugestões para os problemas apontados.

Seu texto deverá estar de acordo com a norma padrão da língua portuguesa e deverá ocupar o espaço de até 26 linhas.

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage