Redação PUC-RS 2017 Inverno
- Home
- Redação
- Vestibular
- Redação PUC-RS 2017 Inverno
REDAÇÃO
A seguir são apresentados três temas. Examine-os atentamente, escolha um deles e elabore um texto dissertativo com 25 a 30 linhas, no qual você exporá suas ideias a respeito do assunto.
Ao realizar sua tarefa, tenha presentes os seguintes aspectos:
♦ Você deverá escrever uma dissertação; portanto, mesmo que seu texto possa conter pequenas passagens narrativas ou descritivas, nele deverão predominar suas opiniões sobre o assunto que escolheu.
♦ Você pode escrever o seu texto de acordo com as novas regras ortográficas, ou manter a grafia anterior ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. As duas opções serão aceitas.
♦ Evite fórmulas preestabelecidas ao elaborar seu texto. O mais importante é que ele apresente ideias organizadas, apoiadas por argumentos consistentes, e esteja de acordo com a norma culta escrita.
♦ Procure ser original. Não utilize em sua dissertação cópias de textos da prova nem de parágrafos que introduzem os temas.
♦ Antes de passar a limpo, à tinta, na folha definitiva, assinale o tema desenvolvido no campo indicado, na parte superior da folha.
♦ Releia seu texto com atenção e faça os reparos que julgar necessários.
♦ Não é permitido usar corretor líquido. Se cometer algum engano ao passar a limpo, não se preocupe: risque a expressão equivocada e reescreva, deixando claro o que pretende comunicar.
♦ Lembre-se de que não serão considerados:
- textos que não desenvolverem um dos temas propostos;
- textos redigidos a lápis ou ilegíveis.
Boa prova!
TEMA 1
Recorte e colagem em trabalhos escolares
Conforme sustentam alguns estudiosos do assunto, as pesquisas escolares apresentadas como simples cópias de textos têm origem em uma série de fatores ligados diretamente à atuação do professor.
Sendo assim, a origem do problema da metodologia de copiar e colar empregada pelos alunos não está em uma “falha de caráter dos alunos”, na sua “preguiça de ler e resumir” ou na “facilidade com que se pode copiar e colar textos inteiros ou excertos e imagens da Internet”, mas sim na incapacidade do professor de propor, apoiar, acompanhar e participar com o aluno de pesquisas em que a cópia pura e simples não atenda aos requisitos previamente definidos na tarefa.
Adaptado de: CAMARGO, Orson. “Ctrl C Ctrl V, o plágio escolar”; Brasil Escola.
Disponível em http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/ctrl-c-ctrl-v-plagio-escolar.htm. Acesso em 15 de abril de 2017.
Se escolher o tema 1, você deverá analisar as afirmações acima do ponto de vista do aluno, considerando-as coerentes, ou não, com a realidade escolar da qual é oriundo(a). Para dar consistência ao texto, fundamente seu ponto de vista com argumentos plausíveis.
TEMA 2
Para que ler literatura?
O comentário a seguir foi extraído de um blog – O discreto blog da burguesia – cuja matéria discorre sobre as postagens de uma antiga comunidade do Orkut denominada “Eu odeio literatura”.
“Li menino de engenho.
Para que que eu preciso saber a situação do sertão há um tempo atrás??????
Pega um gráfico de geografia, kkkkk… te mostra tudo”
Adaptado de: https://discretoblog.wordpress.com/2008/06/25/top-11-posts-na-comunidade-eu-odeio-literatura/. Acesso em 15 abr. 2017.
Para desenvolver sua argumentação, responda à pergunta que introduz o tema 2. Analise essa questão a partir do comentário transcrito acima, concordando ou não com o que diz o autor. Saiba que seu texto não será julgado pelo posicionamento assumido por você, mas pela eficiência de sua argumentação.
TEMA 3
LÍNGUA E PODER
Ai, palavras, ai, palavras,
que estranha potência, a vossa!
[...]
sois o sonho e sois a audácia,
calúnia, fúria, derrota...
A liberdade das almas,
ai! com letras se elabora...
E dos venenos humanos
sois a mais fina retorta:
frágil, frágil como o vidro
e mais que o aço poderosa!
Meireles, Cecília. Romance das palavras aéreas.
Às vezes, também a gente tem o consolo de saber que alguma coisa que se disse por acaso ajudou alguém a se reconciliar consigo mesmo ou com a sua vida de cada dia; a sonhar um pouco, a sentir uma vontade de fazer alguma coisa boa. Agora sei que outro dia eu disse uma palavra que fez bem a alguém. Nunca saberei que palavra foi; deve ter sido alguma frase espontânea e distraída que eu disse com naturalidade porque senti no momento – e depois esqueci.
Braga, Rubem. A palavra.
Para desenvolver o tema 3, você deverá partir de situação/situações em que as palavras se tornam arma que fere ou mão que afaga. Apresente as razões e os sentimentos que levam o ser humano a ferir ou a afagar o outro com palavras, refletindo sobre as consequências de tais atos nas relações interpessoais.
O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.


ESTUDO PERSONALIZADO
Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Colégios
O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.
