Redação PUC-RS 2016 Inverno

PROPOSTA DE REDAÇÃO - PUC-RS 2016.2

A seguir são apresentados três temas. Examine-os atentamente, escolha um deles e elabore um texto dissertativo com 25 a 30 linhas, no qual você exporá suas ideias a respeito do assunto.

Ao realizar sua tarefa, tenha presentes os seguintes aspectos:

♦ Você deverá escrever uma dissertação; portanto, mesmo que seu texto possa conter pequenas passagens narrativas ou descritivas, nele deverão predominar suas opiniões sobre o assunto que escolheu.
♦ Você pode escrever o seu texto de acordo com as novas regras ortográficas, ou manter a grafia anterior ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. As duas opções serão aceitas.
♦ Evite fórmulas preestabelecidas ao elaborar seu texto. O mais importante é que ele apresente ideias organizadas, apoiadas por argumentos consistentes, e esteja de acordo com a norma culta escrita.
♦ Procure ser original. Não utilize em sua dissertação cópias de textos da prova nem de parágrafos que introduzem os temas.
♦ Antes de passar a limpo, à tinta, na folha definitiva, assinale o tema desenvolvido no campo indicado, na parte superior da folha.
♦ Releia seu texto com atenção e faça os reparos que julgar necessários.
♦ Não é permitido usar corretor líquido. Se cometer algum engano ao passar a limpo, não se preocupe: risque a expressão equivocada e reescreva, deixando claro o que pretende comunicar.
♦ Lembre-se de que não serão considerados:
- textos que não desenvolverem um dos temas propostos;
- textos redigidos a lápis ou ilegíveis.

Boa prova!´

TEMA 1
A PRÁTICA DO NADISMO

Marcelo Bohrer criou o movimento do nadismo depois que sofreu um colapso físico e mental. Ele apresentou seu projeto em 2006, divulgando-o na internet, em entrevistas à imprensa e no livro Nadismo – Uma Revolução Sem Fazer Nada. Logo a ideia se espalhou, conquistando adeptos em diversas regiões do Brasil. Seguindo a mesma premissa de movimentos internacionais como Ócio Criativo, Movimento Slow e Clube da Preguiça, o Clube do Nadismo organiza encontros para promover a valorização dos momentos de quietude, permitindo-se desfrutar desse tempo sem culpa. O Clube do Nadismo defende ainda, além dos encontros, a ideia do abandono momentâneo, diariamente ou mesmo semanalmente, da utilização dos aparelhos tecnológicos.

Adaptado de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Clube_de_Nadismo. Acesso em 18/04/2016.

Se você escolher este tema, reflita sobre a prática do nadismo e procure responder às seguintes questões: Você se identifica com esse tipo de proposta ou se sente culpado quando nada faz? Por quê? A prática do “fazer nada” traz, ou não, benefícios para sua rotina?

TEMA 2
A ANSIEDADE AJUDA OU ATRAPALHA?

Saber lidar com as preocupações se tornou uma característica desejada, porque a ansiedade foi relegada ao posto de vilã do mundo moderno. Apesar de ser essencial para a sobrevivência, ela ganhou o estigma de atrapalhar as relações pessoais, a competência no trabalho e todo tipo de situação delicada. “Se o candidato não consegue dominar a ansiedade na hora da seleção de emprego, já questionamos como ele agirá no ambiente de trabalho”, diz Adriana Vilela, analista de recursos humanos da RHBrasil, empresa que recruta candidatos para o mercado de trabalho. Mas, se estamos vivos hoje, é a ela que devemos agradecer, porque nos fez ser mais cautelosos durante séculos e séculos de evolução. E, por mais que possa atrapalhar o trabalho, o namoro, as coisas boas da vida e acabe com a sua paciência no trânsito, nem sempre é bom se livrar dela.

Adaptado de: http://super.abril.com.br/ciencia/sobre-a-ansiedade. Acesso em 09/04/2016.

Para desenvolver este tema, você deverá avaliar a relação entre as exigências da vida moderna e o surgimento de transtornos de ansiedade, respondendo à seguinte pergunta: Como a ansiedade pode ser utilizada para favorecer uma vida profissional e emocional bem-sucedida?

TEMA 3
“DEBOÍSTAS” X “HATERS”

O que são os haters?

Redação PUC-RS 2016 Inverno

Hater” significa “Pessoa que odeia (“odio”, do latim “odiu”), aquele que desgosta”. Ou, como poderia ser descrito no “Moderníssimo Dicionário Baixaki de Verbetes Tecnológicos”, aquele que não tem o que fazer e passa todo o tempo disponível realizando ataques gratuitos a outros usuários que possuem opinião diferente. O problema é que todo mundo tem opiniões diferentes às dos haters, porque eles não têm opinião.

Fragmento adaptado de: http://www.tecmundo.com.br/erro-404/6071- erro-404-o-submundo-dos-haters.htm. Acesso em 02 abr. 2016.

Para desenvolver este tema, você deverá discutir as razões pelas quais há tantos “haters” em nossa sociedade (na Internet ou fora dela) e a(s) forma(s) de lidar com eles.

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage