Redação PUC-RS 2013

REDAÇÃO

A seguir, são apresentados três temas. Examine-os atentamente, escolha um deles e elabore um texto dissertativo com 25 a 30 linhas, no qual você exporá suas ideias a respeito do assunto.
Ao realizar sua tarefa, tenha presentes os seguintes aspectos:

  • Você deverá escrever uma dissertação; portanto, mesmo que seu texto possa conter pequenas passagens narrativas ou descritivas, nele deverão predominar suas opiniões sobre o assunto que escolheu.
  • Evite fórmulas preestabelecidas ao elaborar seu texto. O mais importante é que ele apresente ideias organizadas, apoiadas por argumentos consistentes, e esteja de acordo com a norma culta escrita.
  • Procure ser original. Não utilize em sua dissertação cópias de textos da prova nem de parágrafos que introduzem os temas para a redação.
  • Antes de passar a limpo, à tinta, na folha definitiva, releia seu texto com atenção e faça os reparos que julgar necessários.
  • Não é permitido usar corretor líquido. Se cometer algum engano ao passar a limpo, não se preocupe: risque a expressão equivocada e reescreva, deixando claro o que pretende comunicar.
  • Lembre-se de que não serão considerados:
    • textos que não desenvolverem um dos temas propostos;
    • textos redigidos a lápis ou ilegíveis.

Boa prova!

TEXTO 1


QUINO. Que presente inapresentável. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010. p. 87.

 

TEXTO 2

Revista de maior circulação no mundo, a Time mostrou como ficaram tênues os limites entre a ciência e a ficção. Em reportagem de capa, intitulada “Jovem para sempre”, não descarta nas entrelinhas a chance de que um dia, quem sabe, se descubra não a cura das doenças, mas a cura da morte.

Menos sutilmente, estimula a esperança de que talvez o ser humano possa chegar aos 300 anos. A revista ancora o sonho em moscas e minhocas que, tratadas em laboratórios, passaram a viver muitas vezes mais. A suspeita é de que, em algum lugar, seria possível desmontar um relógio que determina o aparecimento de rugas, seios caídos, pernas flácidas, queda de cabelo.

Ao tentar separar fantasias e bom senso, a reportagem estabelece como hipótese realista que, a partir das descobertas médicas das próximas três décadas, a expectativa de vida suba para 120 anos. Seria a continuação do impacto provocado pelo inglês Alexander Fleming, que descobriu o primeiro antibiótico.

Traduzindo: as crianças de hoje se lembrariam de seus pais – ou seja, nós – como pessoas que morreram jovens porque não completaram 80 anos. Assim como achamos que nossos tataravós morriam cedo porque não completavam 60 anos de idade.

Os novos mitos nutridos pela tecnologia reforçam o absurdo brasileiro. Dezenas de milhares de crianças que não completam parcos 12 meses de vida morrem anualmente, porque simplesmente não têm comida ou bebem água contaminada.

DIMENSTEIN, Gilberto. Expectativa de vida. In: _____ . Aprendiz do futuro. São Paulo: Ática: 2004. (fragmento)

 

TEMA 1

A vida depois dos 70

Considere a possibilidade – cada vez mais viável – de viver 80, 90, quem sabe 100 anos. Você já pensou nisso? Como pretende se preparar para esta fase da vida?

Apresente seus planos e justifique-os de modo a convencer outros jovens a compartilhá-los, já que a sociedade do futuro e a maneira como os idosos nela viverão dependem muito do que pensam e planejam os jovens de hoje.

TEMA 2

Os limites e as possibilidades da ciência

Pode a ciência “driblar” a morte e prolongar a vida sem qualquer limite?

Quais as consequências sociais e éticas que precisarão ser enfrentadas caso isso, de fato, venha a acontecer um dia?

Reflita sobre essa hipótese, discutindo as possíveis consequências, de modo a evidenciar o seu ponto de vista sobre o assunto.

TEMA 3

O desenvolvimento da ciência no Brasil

Em um país com tantos paradoxos econômicos, culturais e sociais, qual seria a prioridade dos investimentos em ciência e tecnologia?

Eleja o problema brasileiro para o qual deveriam ser direcionados os esforços dos cientistas e os investimentos do governo com o objetivo de diminuir a distância entre modernidade e atraso no Brasil.

Justifique sua escolha com os dados da realidade que julgar adequados.

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage