Redação PUC-RS 2011 Inverno
- Home
- Redação
- Vestibular
- Redação PUC-RS 2011 Inverno
REDAÇÃO
A seguir, são apresentados três temas. Examine-os atentamente, escolha um deles e elabore um texto dissertativo com 25 a 30 linhas, no qual você exporá suas ideias a respeito do assunto.
Ao realizar sua tarefa, tenha presentes os seguintes aspectos:
- Você deverá escrever uma dissertação; portanto, mesmo que seu texto possa conter pequenas passagens narrativas ou descritivas, nele deverão predominar suas opiniões sobre o assunto que escolheu.
- Evite fórmulas preestabelecidas ao elaborar seu texto. O mais importante é que ele apresente ideias organizadas, apoiadas por argumentos consistentes, e esteja de acordo com a norma culta escrita.
- Procure ser original. Não utilize em sua dissertação cópias de textos da prova nem de parágrafos que introduzem os temas para a redação.
- Antes de passar a limpo, à tinta, na folha definitiva, releia seu texto com atenção e faça os reparos que julgar necessários.
- Não é permitido usar corretor líquido. Se cometer algum engano ao passar a limpo, não se preocupe: risque a expressão equivocada e reescreva, deixando claro o que pretende comunicar.
- Lembre-se de que não serão considerados:
- textos que não desenvolverem um dos temas propostos;
- textos redigidos a lápis ou ilegíveis.
Boa prova!
TEXTO 1
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 |
“Reconheço”, disse o homem, “fui um poluidor implacável. Matei todo tipo de bicho, criei todo tipo de lixo, transformei bom oxigênio em ar irrespirável.” E suspirou, contrito, envenenando mais um litro. “Nem sei quanto spray usei, mas aposto meu patrimônio: há um buraco com meu nome na tal camada de ozônio.” “Florestas foram arrasadas para me dar calor e notícia. Sem falar nos troncos de lei em que canivetei que amava uma tal de Letícia.” “Fui um flagelo sem dó, uma horda de hunos de um só.” “Transformei rios em cloacas e cloacas em rios de sujeira, em transbordante nojeira. `Abaixo o ecossitema´ foi, eu quase diria, meu lema.” “Fui um Átila irreciclável, um biodesagradável.” “Agredi a natureza. Destruí a sua beleza.” “Mas, em compensação, em matéria de devastação, de agressão e desatino...” (mostrando suas próprias rugas, sua calvície, sua velhice): “... vejam o que Ela fez com este menino.” VERISSIMO, L. F. Jornal Zero Hora, 26/08/1990. |
TEXTO 2
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 |
“Quando eu era bem pequena, meus pais me levaram para passear na praia, num lugar que tinha mar e luz. Tudo era bonito e alegre: a areia, as conchinhas, as ondas inquietas e até aquele montão de gente que caminhava de um lado para outro, como formigas. Um dia, cheguei na beira da água e vi um monte de coisinhas prateadas. Fiquei curiosa. Cheguei perto e descobri que eram peixinhos, como aqueles que a gente vê nos livros e na televisão. Só que não nadavam nem se mexiam. Não sei por quê, mas naquela manhã me deu vontade de chorar e de voltar para casa.” |
TEXTO 3
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 |
Um Maracanã de floresta acaba de desaparecer. Isso desde que você começou a ler este texto, há um segundo. Amanhã, neste mesmo horário, você levará a vida como sempre – esperamos. Mas os integrantes de 137 espécies de plantas, animais e insetos, não. Eles terão o destino que 50 mil espécies por ano têm: a extinção. Argumentos como “15 Maracanãs de mata tropical devastados desde o início deste parágrafo” são fortes, mas nem sempre suficientes. Só que existe outro, talvez ainda mais persuasivo: dinheiro não dá em árvore, mas árvore dá dinheiro. Hoje, manter uma floresta em pé é negócio da China. Em uma área estratégica perto do rio Yang Tsé, o governo chinês paga US$ 450 aos fazendeiros por hectare reflorestado. O objetivo é conter as enchentes que alteram o fluxo de água do rio. Equilíbrio ecológico, manutenção do ecossistema, mais espécies preservadas, esses são os objetivos do Partido Comunista Chinês? Não. Trata-se de um investimento. O reflorestamento mantém o curso do rio estável e as árvores, sozinhas, aumentam a quantidade de chuva – as plantas liberam vapor d’água durante a fotossíntese. Resultado: mais água no Yang Tsé. O que isso tem a ver com dinheiro? A água alimenta turbinas das hidrelétricas distribuídas pelo rio – inclusive a megausina de Três Gargantas, 50% maior que Itaipu, que abriu as comportas em 2008. Investindo em reflorestamento, os chineses agem de forma pragmática. Pagar fazendeiros = mais árvores. Mais árvores = mais água no rio. Mais água = mais energia elétrica barata (ainda mais no país que inaugura duas usinas a carvão por semana para dar conta de crescer como cresce). Mais energia barata, mais produção para a economia – e dinheiro para pagar os reflorestadores. O final dessa equação é surreal para os padrões brasileiros. A China, nação que mais polui e que mais consome matéria-prima, tem índice de desmatamento zero. Abaixo de zero, até: eles plantam mais árvores do que derrubam. REZENDE, Rodrigo. Revista Superinteressante, março, 2011. |
Embora diferentes em forma e conteúdo, os textos que fundamentam as questões objetivas desta prova compõem um eixo temático relacionado ao meio ambiente e a experiências de vida.
Em consonância com esse eixo temático, foram elaboradas três propostas, dentre as quais você vai selecionar uma para desenvolver sua redação.
Lembre-se de que você deve elaborar um texto dissertativo, no qual exporá sua opinião sobre a questão proposta.
TEMA 1
De que forma posso, como cidadão, contribuir positivamente para a preservação do planeta?
Esta proposta solicita que você avalie sua responsabilidade em relação ao meio ambiente, e aponte atitudes que você pode tomar para preservá-lo, explicando a importância dessas ações.
TEMA 2
Acredito que, no futuro, o meio ambiente no planeta Terra estará muito ............. (melhor/pior), porque .............
De acordo com esta proposta, você deverá posicionar-se em relação ao futuro do planeta Terra, em termos de meio ambiente.
Se você está otimista, considere que preencheu a primeira lacuna com “melhor” e apresente formas de tornar real essa previsão positiva.
Se você tem razões para ser mais pessimista, considere que preencheu a lacuna com “pior” e apresente evidências que justifiquem sua escolha.
TEMA 3
Uma experiência que foi decisiva para a minha vida
Dependendo do impacto sobre nós, certas experiências podem promover profundas alterações em nosso modo de pensar e/ou de viver. A personagem do texto 2, por exemplo, pode ter optado por uma profissão ligada à preservação da natureza, em decorrência do episódio narrado.
Se escolher este tema, procure lembrar-se de algum fato que tenha sido marcante em sua vida, apresente-o e comente sua importância.
Não se esqueça de que você deve redigir um texto opinativo. Portanto, procure ser breve ao apresentar o fato e aprofunde sua reflexão sobre as repercussões dessa experiência em sua vida.
O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.


ESTUDO PERSONALIZADO
Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Colégios
O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.
