Redação PUC-RS 2008
- Home
- Redação
- Vestibular
- Redação PUC-RS 2008
REDAÇÃO
A seguir, são apresentados três temas. Examine-os atentamente, escolha um deles e elabore um texto dissertativo com 25 a 30 linhas, no qual você exporá suas ideias a respeito do assunto.
Ao realizar sua tarefa, tenha presentes os seguintes aspectos:
- Você deverá escrever uma dissertação; portanto, mesmo que seu texto possa conter pequenas passagens narrativas ou descritivas, nele deverão predominar suas opiniões sobre o assunto que escolheu.
- Evite fórmulas preestabelecidas ao elaborar seu texto. O mais importante é que ele apresente ideias organizadas, apoiadas por argumentos consistentes, e esteja de acordo com a norma culta escrita.
- Procure ser original. Não utilize em sua dissertação cópias de textos da prova nem de parágrafos que introduzem os temas para a redação.
- Antes de passar a limpo, à tinta, na folha definitiva, releia seu texto com atenção e faça os reparos que julgar necessários.
- Não é permitido usar corretor líquido. Se cometer algum engano ao passar a limpo, não se preocupe: risque a expressão equivocada e reescreva, deixando claro o que pretende comunicar.
- Lembre-se de que não serão considerados:
- textos que não desenvolverem um dos temas propostos;
- textos redigidos a lápis ou ilegíveis.
Boa prova!
Redação PUC-RS 2008 - TEMA 1
Indagado sobre o que se pode fazer com as informações na hora de estudar, o educador Paulo Afonso Ronca, da Unicamp, apresentou uma série de recomendações aos leitores do Anuário Fera! Vestibular&Carreira – edição 2007. Eis algumas das “dicas”:
- Reflita mais e memorize menos.
- Organize o pensamento e dê menos respostas simples e objetivas.
- Procure adquirir conhecimento interdisciplinar, compreendendo como os temas podem se relacionar com várias áreas.
- ..........................................................................................................................
Se você optar pelo tema 1, reflita sobre um ou mais desses conselhos, discuta sua validade e diga o que seria necessário fazer para pô-lo(s) em prática. Se preferir, use a linha pontilhada para acrescentar uma outra recomendação aos estudantes que se preparam para ingressar no ensino superior, justificando, com argumentos consistentes, sua inclusão na lista.
Redação PUC-RS 2008 - TEMA 2
O que distingue a educação escolar e acadêmica de outras tantas maneiras de educar é o fato de estar baseada no processo de pesquisa e formulação própria.
Pedro Demo - Educar pela pesquisa
Considerando que pesquisa significa busca ativa de informações para produzir e socializar conhecimentos tendo em vista um projeto específico de formação acadêmica, científica e/ou profissional, disserte sobre a seguinte proposta:
Por que desejo aprofundar meus estudos sobre ........................ durante o curso superior.
Para tanto, complete a linha pontilhada com o tema ou a área de conhecimento que mais atrai você, justificando o seu interesse e analisando as possibilidades de investir nessa pesquisa durante o curso de graduação.
TEMA 3
Assim como a estudante mencionada no texto 2 desta prova, muitos jovens admitem ter mais intimidade com o computador do que com pais, familiares ou colegas de escola. Para eles, a vida on-line é mais intensa, menos intimidante e limitada. Há, porém, quem questione os relacionamentos pela internet, entre outras razões porque acontecem no mundo virtual, muito distinto da realidade.
E você, o que pensa disso?
O computador favorece ou dificulta as relações interpessoais?
Apresente o seu ponto de vista sobre essa questão, fundamentando-o com fatos, exemplos ou outros dados da realidade.
O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.


ESTUDO PERSONALIZADO
Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Colégios
O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.
