Redação PUC-PR 2013 Inverno - papel dos equipamentos eletrônicos

Redação 

Leia a coletânea a seguir e selecione o que julgar pertinente para a realização da proposta. Articule os elementos selecionados com sua experiência de leitura e reflexão. O uso da coletânea é motivador. Não será( ão) aceita(s) cópia(s) integral(is) que caracterize(m) seu texto como mera reprodução dos fragmentos da coletânea.

ATENÇÃO – sua redação será anulada se você (I) reproduzir a coletânea ou (II) fugir ao recorte temático ou (III) não escrever um texto dissertativo-argumentativo ou (IV) não atender ao número mínimo (20) ou máximo (25) de linhas.

TEXTO A:

Liberdade monitorada: a crescente vigilância eletrônica prejudica a privacidade? 

Todos vigiam todos: o fim do big brother de George Orwell

A União Internacional de Telecomunicações (ITU, em inglês), agência da Organização das Nações Unidas especializada em tecnologias de informação e comunicação (as chamadas TICs) divulgou em seu site, em fevereiro, que no início de 2014 haverá mais de 7 bilhões de telefones celulares em uso no planeta, muitos dos quais equipados com câmeras de vídeo. “Esse dado é ainda mais significativo”, analisa Bruno Cardoso, coordenador de pesquisa do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (Necvu) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Para Cardoso, o fato de que os celulares são móveis e podem se conectar instantaneamente à internet nos colocaria diante de um quadro completamente novo quando se analisa a vídeo-vigilância. “É um fato que muitos não veem, mas isso acaba nos afastando significativamente do pesadelo do ‘big brother’, retratado no livro de George Orwell, no qual um (o Estado) vigia muitos (os cidadãos). Atualmente, são bilhões de pessoas podendo captar imagens de diversos tipos de acontecimentos da vida cotidiana, de maneira bastante discreta e frequentemente sem nenhuma preocupação ética ou regulação de conduta. Esse fator é a grande inovação no campo da produção de imagens, que são potencialmente de vigilância, assim como podem ser de denúncia, de lazer, de família, de reuniões sociais ou mesmo de nada”, revela o pesquisador da UFRJ.
O Estado, portanto, não tem mais o privilégio de ser o único capaz de vigiar – se ele utiliza câmeras para monitorar os cidadãos, esses poderiam também, e em um grau muito maior, utilizar suas câmeras para se proteger ou denunciar arbitrariedades do Estado. Cardoso cita casos em que pessoas usam câmeras como forma de se proteger da violência e da arbitrariedade da polícia, assim como de outras formas do poder estatal, ou mesmo como instrumento de denúncia de extorsão, de esquemas de corrupção pública, cobrança de propinas etc.
Por Cristiane Kampf. 10/03/2013.

Fonte: Disponível em: www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=86&id=1059. Acesso em: 25/03/2013. Adaptado.


TEXTO B:

Autor: Matheus Aguiar
Fonte: Disponível em: matheusilustra.blogspot.com.br/2011_07_01_archive.html. Acesso em: 25/03/2013.

Após a leitura dos textos e com base no seu conhecimento de mundo, redija um texto dissertativo-argumentativo em que você expresse a sua opinião sobre o seguinte tema:

O papel dos equipamentos eletrônicos como celulares e tablets na sociedade contemporânea: ferramentas para a liberdade ou para o aprisionamento?

Ao defender o seu ponto de vista, você deverá:

a) apresentar parte da sua experiência pessoal no que tange à problemática;
b) sustentar a tese com argumentos consistentes.

Importante:

a) Não se identifique (não coloque seu nome) no texto.
b) O título é facultativo.

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage