Redação PUC-PR 2005 - comunicar-se com eficiência.
- Home
- Redação
- Vestibular
- Redação PUC-PR 2005 - Comunicar-se Com Eficiência.
PROPOSTA DE REDAÇÃO - PUC-PR 2005
TEXTO 1
Observe o gráfico sobre desemprego:
Fonte: IBGE (“Luz no fim do túnel”. Revista Isto é, 17/11/2004.)
Interprete o gráfico, considerando os dados quantitativos e a distribuição pelos períodos de tempo. Compare os números exibidos e estabeleça relações entre esses números. Leve em consideração as informações contidas no gráfico.
Relate a sua interpretação em um texto dissertativo.
TEXTO 2
Em ao menos três ocasiões no colégio, o vestibulando Humberto Meroto de Luca, 18, teve redações devolvidas pelos seus professores sem serem corrigidas e com um recadinho: “Não compreendo seus hieróglifos (sistema de escrita ideográfica do Egito antigo)” . Também nas provas dissertativas dos vestibulares, segundo os coordenadores, quando a letra é ilegível, não há como os corretores darem uma nota, a não ser zero. Mesmo assim, de acordo com eles, o vestibulando que não tem uma letra bonita não precisa se desesperar – a banca tentará entender o que o candidato quis dizer. “Se der para ler, tudo bem. Faremos um esforço hercúleo para entender o que está escrito. Se um corretor não entende, passa para outro ou acaba circulando na banca. Só se ninguém entender acaba zerando”, disse Leandro Tessler, coordenador-executivo do vestibular da Unicamp, que assume também ter letra feia.
(NICOLETTI, André. Folha de S. Paulo, 11/11/2004.)
Com base no texto, redija um texto argumentativo em que você defenderá a posição de que escrever de maneira legível é uma forma de comunicar-se com eficiência.
SOBRE A REDAÇÃO:
1. Estruture cada um dos dois textos com um mínimo de 10 e um máximo de 13 linhas.
2. Faça o rascunho no espaço reservado.
3. Transcreva os textos do rascunho para a FOLHA DE REDAÇÃO, que lhe foi entregue em separado.
4. Não há necessidade de colocar título.
5. Não coloque o seu nome, nem a sua assinatura na FOLHA DE REDAÇÃO, nem faça marcas nela. A FOLHA DE REDAÇÃO já se encontra devidamente identificada.
O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.


ESTUDO PERSONALIZADO
Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Colégios
O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.
