Redação PUC-Minas 2021 - Medicina

Atente para mais dois pequenos excertos do ensaio mencionado, de Jorge Larrosa Bondia (2002), em que ele discute o sentido existente (ou a falta dele) na aprendizagem linguística e nas atividades que se oferecem às crianças e adolescentes, nos sistemas educacionais ocidentais:

“Costuma-se pensar a educação do ponto de vista da relação entre a ciência e a técnica ou, às vezes, do ponto de vista da relação entre teoria e prática. Se o par ciência/técnica remete a uma perspectiva positiva e retificadora, o par teoria/prática remete, sobretudo, a uma perspectiva política e crítica. [...] Se, na primeira alternativa, as pessoas que trabalham em educação são concebidas como sujeitos técnicos que aplicam com maior ou menor eficácia as diversas tecnologias pedagógicas produzidas pelos cientistas, pelos técnicos e pelos especialistas, na segunda alternativa estas mesmas pessoas aparecem como sujeitos críticos que, armados de distintas estratégias reflexivas, se comprometem, com maior ou menor êxito, com práticas educativas concebidas, na maioria das vezes, sob uma perspectiva política.”

(BONDIA, 2002, p. 19)

“Começarei com a palavra experiência. Poderíamos dizer, de início, que a experiência é, em espanhol, “o que nos passa”. Em português se diria que a experiência é “o que nos acontece”; em francês a experiência seria “ce que nous arrive”; em italiano, “quello che nos succede” ou “quello che nos accade”; em inglês, “that what is happening to us”; em alemão, “was mir passiert”. A experiência é o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca. Não o que se passa, não o que acontece, ou o que toca. A cada dia se passam muitas coisas, porém, ao mesmo tempo, quase nada nos acontece. Dir-se-ia que tudo o que se passa está organizado para que nada nos aconteça.

[...] Nunca se passaram tantas coisas, mas a experiência é cada vez mais rara. Em primeiro lugar pelo excesso de informação. A informação não é experiência. E mais, a informação não deixa lugar para a experiência, ela é quase o contrário da experiência, quase uma antiexperiência. Por isso a ênfase contemporânea na informação, em estar informados, e toda a retórica destinada a constituir-nos como sujeitos informantes e informados; a informação não faz outra coisa que cancelar nossas possibilidades de experiência.

(BONDIA, 2002, p. 21).

Suponha que você, tendo sido aprovado(a) e já cursando Medicina, na PUC Minas, deva escrever um texto argumentativo que, se selecionado, será publicado como um dos textos integrantes de um jornal eletrônico disponibilizado aos demais estudantes e aos professores.

Relacionando os textos dados – a importância do ato de ler (Paulo Freire) e o valor da experiência para a formação (Jorge Larrosa Bondia), você deverá abordar o seguinte tema (crie seu próprio título):

Demandas da contemporaneidade para a formação do profissional médico: predomínio da técnica ou do humanismo? Da teoria ou da prática? Da informação ou da experiência? Da especialização ou da inte(g)ração? Da quantidade ou da qualidade?

ATENÇÃO:

· Não copie fragmentos do texto. A cópia resultará em anulação da sua redação.
· Dê um título ao seu texto.
· Faça o rascunho de seu texto na página seguinte e, depois, transcreva-o para a folha própria, à caneta, com letra legível.
· Seu texto deverá ter de 20 a 30 linhas.

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage