Redação Puc-GO 2013-1 - Inversão de Valores

Redação

ORIENTAÇÕES GERAIS

Esta prova apresenta três propostas de construção textual.
Para motivar e fornecer elementos para a sua reflexão sobre o assunto abordado, segue uma coletânea de textos diversos sobre o tema. Espera-se, portanto, um tratamento crítico das informações e ideias, articuladas com a sua experiência de leitura. Você deve demonstrar capacidade de seleção e aproveitamento dos fragmentos textuais em que queira se apoiar para o desenvolvimento da sua composição discursiva. Portanto, não se trata de uma simples cópia ou de um comentário sobre a coletânea.
•   Sua Prova de Redação deverá ter no mínimo 15 e no máximo 30 linhas.
•   Você deverá indicar o número da proposta escolhida na Folha da Prova de Redação; se não indicá-lo ou se a sua redação não corresponder ao gênero textual exigido pela proposta por você indicada, será penalizado(a) em dois pontos.
•   Utilize o espaço destinado para rascunho. Em seguida, transcreva o texto para a folha definitiva da Prova de Redação em Língua Portuguesa, no local apropriado, pois não serão avaliados fragmentos de texto escritos em locais indevidos.

ATENÇÃO
Em caso de fuga ao tema, a redação será anulada. E, ainda, a Prova de Redação em Língua Portuguesa será anulada e o(a) candidato(a) receberá pontuação ZERO se a redação
•   estiver escrita a lápis; e/ou
•   estiver escrita com letra ilegível/incompreensível; e/ou
•   estiver identificada fora do local apropriado ou  com qualquer marca que permita a identificação do(a) candidato(a); e/ou
•   apresentar problemas de domínio da norma padrão sistemáticos e graves, que comprometam demasiadamente a compreensão do texto; e/ou
•   for cópia parcial ou integral da coletânea ou de quaisquer outras partes expostas no caderno de provas (Prova 1 e Prova 2) e, inclusive, se for cópia de textos de domínio público.

TEXTO 01

Não faz muito tempo, os pais ou avós ensinavam que os homens deviam ser cavalheiros com as mulheres, ou que as pessoas deviam se respeitar. Havia o conceito de que era fundamental ao ser humano generosidade e cordialidade. No entanto, hoje, qualquer um está sujeito a ser interpretado como antiquado ou ultrapassado se assim o fizer. Quando alguém é notado em ações de bondade, é definido como pateta, e alguém que age maldosamente, por vezes recebe aplausos. Diante disso, teremos, com certeza, um prognóstico de que a sociedade caminha a passos largos para um mundo amoral e repleto de conflitos. [...]

Os problemas da inversão de valores refletem diretamente na convivência de qualquer grupo social. Notar-se-á, na família, filhos que não respeitam os pais, e se o fizerem serão até criticados pelos seus amigos. Teremos casais sem princípios essenciais a uma convivência duradoura e saudável. Não haverá renúncia, compreensão e bem-estar entre cônjuges, pois o homem que renunciar será considerado “dominado” e a mulher se o fizer será titulada por “Amélia”. O bom funcionário será “puxa-saco” e o negligente será exemplar. O cônjuge infiel será bem-visto e o fiel será subestimado.

Os valores são violentados todos os dias por diversos meios e atitudes nos relacionamentos. A todo momento as pessoas são reprimidas por agirem com cordialidade e simultaneamente incentivadas a transgredirem os princípios morais. Fácil entender por que Rui Barbosa disse: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”.

Não se pode ignorar a grande influência dos meios de comunicação na divulgação das contravenções e a quebra de princípios como comportamento modelo. É patente, em atuações de novelas e filmes, os maus receberem simpatia e os bons serem ridicularizados. Em Hollywood, os viciados e foras-da-lei são alvos de apreço e, como mencionado anteriormente, em reality-shows os bad-boys são favoritos a vencedores.

Dependerá dos líderes, oradores, conselheiros, escritores e agentes de posições similares, propagar os bons conceitos e incutir o repúdio à má conduta, bem como reconhecer com apreço os bons costumes. A inversão de valores compromete o convívio social e deve ser combatida com rigor por pessoas comprometidas com o desenvolvimento humano e o progresso social.

(Adaptado de PINHEIRO, Adriano Martins. Inversão de valores. Disponível em: www.artigonal.com/cotidiano. Acesso em: 23 set. 2012.)

TEXTO 02

O ato de corrupção constitui um gesto de perversão da ética do poder e da ordem jurídica, cuja observância se impõe a todos os cidadãos desta República que não toleram o poder que corrompe nem admitem o poder que se deixa corromper. Quem transgride tais mandamentos, não importando a sua posição estamental, se patrícios ou plebeus, governantes ou governados, expõe-se à severidade das leis penais e, por tais atos, o corruptor e o corrupto devem ser punidos, exemplarmente na forma da lei.

(MELLO, Celso de. Entrevista. Veja, São paulo, n. 41, Ano 45, p. 73, 10 out. 2012.)

TEXTO 03

O sonho e a necessidade de liberdade

Há um núcleo comum presente em todos os projetos utópicos de sociedades novas: o sonho de liberdade. Se a utopia é o reino do sonho, a história é o reino da necessidade. Na história, o que acontece deve-se a movimentos efetivos a que os homens foram impelidos, muitas vezes, por terem abraçado sonhos, transformados por causa disso em necessidades. O sonho de estar em todos os lugares ao mesmo tempo, por exemplo, criou necessidades como telefone, automóvel, avião etc. O sonho de ser politicamente livre em relação ao Estado criou a necessidade de democracia, e assim por diante.

O que varia em cada projeto utópico é o conteúdo desse sonho de liberdade, sua maneira de imaginá-lo realizado. É aí que intervêm os modos próprios de cada tipo de logos, bem como os valores que recolhem como matéria prima, nos contextos sociais de tempo e lugar em que são aplicados para a formulação de utopias [...]

(CUNHA, José Auri. O sonho e a necessidade de liberdade. In: ____. Filosofia: iniciação filosófica. São paulo: Atual, 1992. p. 177.)

TEXTO 04

O homem deve inspirar-se, sobretudo, nos valores de preservação da vida, alegria, cooperação; do amor e do serviço; da criatividade, sabedoria e transcendência, traduzidos por ações efetivas, agrupadas nas categorias de inteireza, inclusividade e plenitude.

Segundo o princípio da inteireza, ele deve cultivar o discernimento, a tolerância, o respeito, a alegria, a simplicidade e a clareza; na inclusividade, deve levar em consideração o fato de que o produto de toda criatividade não tem, em última instância, nenhum proprietário, mas devem-se respeitar os autores individuais e coletivos; e, finalmente, na plenitude, os homens devem colaborar uns com os outros, para a preservação do bem comum e para uma convivência harmoniosa com a natureza.

(Adaptado de GILLES, Pierre Weil. Nova ética. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1993. p. 107-108.)

O tema geral desta prova é

A Inversão de Valores e a Banalização de Conceitos Fundamentais na Sociedade Atual

PROPOSTA 01 – Ensaio crítico

Ensaio crítico é um estudo formal, discursivo e concludente, que apresenta exposição lógica e reflexiva, argumentação, interpretação e julgamento pessoal. Sabendo disso, desenvolva um ensaio crítico (que supostamente será publicado em uma revista de grande circulação nacional), no qual você relacionará as ideias suscitadas pela coletânea ao tema geral desta prova – “A inversão de valores e a banalização de conceitos fundamentais na sociedade atual” –, discutindo o seu ponto de vista sobre a afirmação de que a falta de princípios éticos e a de valores, como integridade, respeito e benevolência, entre outros da mesma natureza, têm afetado a formação dos jovens. Seu texto deverá conter a seguinte estrutura:
• introdução, na qual você apresentará a abertura (tópico frasal), referente às ideias que serão desenvolvidas, e o objetivo do texto;
• desenvolvimento, constituído da sustentação do ponto de vista que você defenderá por meio da argumentação;
• conclusão, na qual você apresentará a síntese de suas ideias.

PROPOSTA 02 – Artigo de opinião

Artigo de opinião é um gênero opinativo e informativo, geralmente publicado com destaque em seção de conteúdo noticioso. O artigo de opinião é constituído de comentários, análises, críticas e contrapontos que podem, ainda, apresentar ironia e humor.

Com base nessas características, desenvolva um artigo de opinião, que supostamente será publicado em um jornal de grande circulação nacional, tratando do seguinte assunto: um sistema competitivo de trabalho deve ser ético, e sendo essa a base das relações, o homem deve saber enfrentar esse sistema sem ferir os valores essenciais à sua condição humana. Não se esqueça de relacionar esse assunto às ideias suscitadas pela coletânea e ao tema geral desta prova: “A inversão de valores e a banalização de conceitos fundamentais na sociedade atual”.

Sua redação deverá conter
• apresentação, tópico frasal e objetivo;
• discussão das ideias apresentadas e desenvolvimento de argumentação;
• conclusão.

PROPOSTA 03 – Crônica

Crônica é um gênero narrativo ficcional de breve extensão, no qual são apresentados fatos cotidianos a partir da visão do narrador. Trata-se de uma modalidade condensada, com a presença de poucas personagens, pouca ação e tempo e espaço reduzidos. Com base nessas características, elabore uma crônica em 3a pessoa do singular, explorando a seguinte ideia:

Um transeunte está circulando pelo centro da cidade. Em meio à correria, percebe uma mochila, colocada estrategicamente por entre as raízes de uma árvore. Ele se aproxima, mas teme tocar naquele objeto. Nisso, outra pessoa se aproxima, pega o mochila, a abre e vê que ali tem muitos, muitos pacotes de notas novinhas de cem reais. Qual será a reação dessa pessoa? Como o outro sujeito interpretará essa situação? As pessoas que circulam pelo local perceberão essa movimentação?

Lembre-se de que você deverá relatar as ações e reações das personagens para enfrentar essa situação, com base no tema “A inversão de valores e a banalização de conceitos fundamentais na sociedade atual”. para isso, deverá construir argumentos que justifiquem as atitudes dos personagens. A crônica deverá apresentar:

• sequência de fatos que mantenham entre si relação de causa e efeito;
• conflito – oposição de interesses que criará uma tensão em torno da qual se organizarão os fatos narrados, prendendo a atenção do leitor;
• clímax, ou seja, seu ponto máximo, o momento de maior tensão da história.
• desfecho (também denominado desenlace ou conclusão) – a solução do conflito: a parte final, que pode se caracterizar, por exemplo, como boa, má, surpreendente, trágica, cômica, feliz etc.

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage