Redação Puc-Go 2012-2

ORIENTAÇÕES
• Sua prova de Redação deverá ter no mínimo 15 e no máximo 30 linhas.
• Você deverá marcar a proposta escolhida na Folha de prova de Redação.
• Você será penalizado(a) em dois pontos, se a sua redação não corresponder ao gênero textual exigido pela proposta assinalada.
• Você não poderá assinar a Folha da Prova de Redação em hipótese alguma, seja com nome verdadeiro ou fictício.

A prova terá nota ZERO se
• fugir ao tema proposto;
• for cópia da coletânea ou de quaisquer outras partes expostas no caderno que ora utiliza (prova 1 e prova 2) e, inclusive, se for cópia de textos de domínio público;
• o texto for ilegível e/ou não apresentar domínio da norma padrão.

Tema desta Prova: As linhas do tempo e suas possíveis conexões com o futuro

COLETÂNEA

Texto 01
Efeito Borboleta e o loop na curva do tempo

Saber do futuro antes de viver o presente. Comprar o bilhete de loteria premiado, fazer um grande empreendimento porque vimos que no futuro vai lucrar. Desde que foi comprovado que não existe o pré-determinismo em relação ao tempo e que o Efeito Borboleta acontece com maior frequência do que possamos imaginar, o que precisamos fazer para retornar ao nosso passado, tentar consertar nossos erros e criar novas circunstâncias que nos favorecerão no futuro? Nada! O nosso cérebro boicota qualquer possibilidade de nos favorecer com essas informações. Ele nos engana em relação àquilo que não podemos entender. O cérebro subestima a sequência do tempo. O homem ainda não se conscientizou de que a linha do futuro faz uma curva muito próxima da linha do presente, podendo ocorrer o “loop”. A linha do tempo se curva e se enrola em torno do corpo, enquanto ele se move na direção do tempo futuro, segundo Albert Einstein. [...]

Afinal, o que vem a ser o Efeito Borboleta?

Trata-se de uma metáfora para os efeitos inesperados que ocorrem dentro de um sistema inicialmente considerado previsível. O bater de asas de uma borboleta significa gerar efeitos inesperados em cadeia a partir de um evento inicial. O imprevisível pode acontecer em todos os departamentos da vida e do cotidiano, em fenômenos meteorológicos, crescimento de populações, variações no mercado financeiro e movimentos de placas tectônicas, imprevistos no clima, em nosso organismo e na trajetória do tempo.

O Efeito Borboleta foi analisado pela primeira vez em 1963, por Edward Lorenz. Quando movimentos caóticos são analisados por meio de gráficos, sua representação passa a ser demonstrada através de um gráfico em forma de borboleta, de onde veio a denominação. [...]

A tese filosófica do Determinismo sustenta que tudo que acontece está pré-determinado. porém, a partir dos séculos XVI e XVII, com as teorias de Isaac Newton, foi comprovado que não existe o “pré determinismo”, ou seja, nenhum sistema obedece à absoluta precisão. [...]

O cérebro humano sempre encontra um jeito de recompensar esses “contratempos” explicáveis pela física, pois ele “reseta” a memória dos homens que retornam ou avançam no tempo. Algumas pessoas conseguem se lembrar através da sensação “déjà vu” ou através das premonições. [...]

Estamos em transição constante, há grandes transformações ocorrendo nas percepções de tempo e de espaço. Se é verdade que a frequência da oscilação da Terra acelerou o tempo, o número de Efeitos Borboletas aumentaram também. Isso faz com que acelere as ondas cerebrais provocando distúrbios neurológicos. Quem nos garante que o aumento do número de casos de estresse já não se deve a grandes incidências de “loops” no tempo?

É necessário que meditemos sobre fatores que, de imediato, nos pareçam “totalmente fora de propósito”. Como, por exemplo, o fato de que o passado, o presente e o futuro existam ao mesmo tempo.

(Disponível em: http://www.efeito.exillis.com.br/domingo. Acesso em: 18 mar. 2012.)

Texto 02


(Disponível em: http://www.oermodolampiao.wordpress. com. Acesso em: 18 mar. 2012.)

Texto 03
O poema do semelhante

O Deus da parecença
que nos costura em igualdade
que nos papel-carboniza
em sentimento
que nos pluraliza
que nos banaliza
por baixo e por dentro,
foi este Deus que deu
destino aos meus versos,

Foi Ele quem arrancou deles
a roupa de indivíduo
e deu-lhes outra de indivíduo
ainda maior, embora mais justa.

Me assusta e acalma
ser portadora
de várias almas
de um só som comum eco
ser reverberante
espelho, semelhante
ser a boca
ser a dona da palavra sem dono
de tanto dono que tem.

Esse Deus sabe que a palavra “alguém”
é apenas o singular da palavra “multidão”.
Eh mundão:
todo mundo beija
todo mundo almeja
todo mundo deseja
todo mundo chora
alguns por dentro
alguns por fora
alguém sempre chega
alguém sempre demora.

O Deus que cuida do
não-desperdício dos poetas
deu-me essa festa
de similitude
bateu-me no peito do meu amigo
encostou-me a ele
em atitude de verso beijo e umbigos,
extirpou de mim o exclusivo:
a solidão da bravura
a solidão do medo
a solidão da usura
a solidão da coragem
a solidão da bobagem
a solidão da virtude
a solidão da viagem
a solidão do erro
a solidão do sexo
a solidão do zelo
a solidão do nexo.

O Deus soprador de carmas
deu de me fazer parecida
Aparecida
santa
puta
criança
deu de me fazer
diferente
pra que eu provasse
da alegria
de ser igual a toda gente

Esse Deus deu coletivo
ao meu particular
sem eu nem reclamar
Foi Ele, o Deus da par-essência
O Deus da essência-par.

Não fosse a inteligência
da semelhança
seria só o meu amor
seria só a minha dor
bobinha e sem bonança
seria sozinha minha esperança

(LUCINDA, Elisa. O poema do semelhante. In: ______. o semelhante. 7. ed. Rio de Janeiro: Record, 2010. p. 17-19.)

Texto 04


(Disponível em: http://www.reacaoambiental.com.br. Acesso em: 18 mar. 2012.)

A seguir, há três propostas para produção de texto escrito, partindo-se da concepção de gêneros discursivos. escolha apenas uma delas e desenvolva seu texto, em prosa, observando atentamente as orientações pertinentes. Para tal fim, você se baseará nos textos da coletânea desta Prova de Redação em Língua Portuguesa, assim como em seus conhecimentos prévios. Lembre-se de que, em caso de fuga ao tema ou de cópia da coletânea, a prova terá nota ZERO.

Proposta 1
O ensaio crítico é um “estudo bem desenvolvido, formal, discursivo e concludente, consistindo em exposição lógica e reflexiva e em argumentação rigorosa, com alto nível de interpretação e julgamento pessoal” (SEVERINO, 2002), no qual são expostas ideias, críticas, reflexões e a defesa de determinado tema. Isso posto, desenvolva um ensaio crítico sobre a capacidade de transformação que o homem adquire no decorrer de sua vida, por meio de suas experiências. Lembre-se de que o tema geral é “As linhas do tempo e suas conexões com o futuro”. Seu texto deverá apresentar a seguinte estrutura: 
- introdução constituída de abertura (tópico frasal), dos pontos a serem desenvolvidos e do objetivo do texto;
- desenvolvimento no qual você sustentará seu ponto de vista por meio da argumentação;
- conclusão em que você apresentará a síntese de suas ideias.

Proposta 2
Artigo de opinião é um gênero textual mais opinativo que informativo, publicado com destaque em seção de conteúdo noticioso, embora não seja, necessariamente, um texto jornalístico. É constituído de comentários, análises, críticas e contrapontos que, eventualmente, podem apresentar ironia e humor. Com essas características, para ser hipoteticamente publicado em um jornal de grande circulação, produza um artigo de opinião, no qual você apresentará e discutirá as causas e as consequências de ações humanas realizadas em prol do desenvolvimento – social, político, econômico etc. –, mas que, refletidas nas relações interpessoais, na saúde e na qualidade de vida, podem provocar a extinção da espécie humana na Terra. Lembre-se de que seu texto deverá apresentar introdução, desenvolvimento e conclusão e de que o tema geral desta Prova é “As linhas do tempo e suas conexões com o futuro”.

Proposta 3
A crônica é um gênero textual que aborda assuntos específicos, geralmente situações corriqueiras, do cotidiano, e episódios acidentais, como um simples flagrante em uma esquina. Elabore uma crônica explorando o tema “As linhas do tempo e suas conexões com o futuro” em interface com a coletânea desta prova. Siga as seguintes instruções: 

• O narrador pode ser observador ou personagem.
• A crônica deve apresentar o enredo com humor, sensibilidade, crítica e criatividade, a fim de seduzir o leitor.
• Seu texto pode ser narrado no presente do indicativo, no passado ou no futuro.

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