Redação Insper 2019.1

Tema 1

Leia os textos.

Texto 1

Os charmosos passeios de charrete em cidades históricas fazem parte de uma tradição cultural que não deve ser perdida ou podem dar espaço a outras práticas que não trazem desconforto aos cavalos? Participantes de audiência conjunta das Comissões Extraordinária de Proteção dos Animais e de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) não chegaram a um consenso sobre a questão.

Abordando especificamente a situação na cidade de Tiradentes (MG), que deu origem à discussão, o deputado Ivair Nogueira ressaltou que a prática já ocorre por lá há 40 anos e é responsável pelo sustento das famílias de 30 charreteiros.

Para o deputado Fabiano Tolentino, a região é um dos berços das raças de cavalos marchadores, que fazem parte da história local.

No entender do advogado Victor Alessandro Carvalho, representante dos charreteiros, o uso das charretes está intimamente ligado a uma relação de carinho entre os profissionais e os cavalos.

(“Uso de charretes em cidades históricas gera divergência”. Assembleia Legislativa – MG. www.almg.gov.br, 26.10.2017. Adaptado)

Texto 2

Nas últimas eleições, além de escolher os candidatos para cargos como presidente e governador, os moradores de Petrópolis (RJ) tiveram que comparecer às urnas para responder a outra questão: “Você é a favor ou contra o uso de tração animal nos passeios turísticos realizados pelas charretes no município de Petrópolis?”

Após o plebiscito, 63% dos petropolitanos votaram pelo fim da tração animal. A prática, que mantinha 13 charretes cadastradas no município e usava 39 cavalos em sistema de rodízio, não será mais permitida.

“Foi uma grande vitória, e o morador de Petrópolis deu um exemplo para o Brasil”, afirmou Reynaldo Velloso, presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro.

(Bárbara Nóbrega. Extra. “Petrópolis vota pelo fim do uso das charretes puxadas a cavalo”. https://extra.globo.com, 07.10.2018. Adaptado)

Texto 3

A permanência ou não das tradicionais charretes de Petrópolis sempre dividiu muitas opiniões entre os que defendem os animais, a tradição histórica, o turismo e o trabalho dos charreteiros.

Fátima Argon, presidente do Instituto Histórico de Petrópolis (IHP), defende a continuação das charretes “porque elas constituem uma herança cultural e histórica que nos remete ao período em que a cidade era local de veraneio da família imperial e da corte. Desde a década de 40 do século passado, as charretes proporcionam ao turista a experiência do transporte utilizado no século XIX”, afirma.

Para a veterinária Renata Castro, “não é simplesmente uma questão de sermos contra ou a favor da permanência das charretes na cidade, mas, sim, sermos contra o sacrifício de animais em nome da manutenção de uma tradição que já não se adequa mais à nossa realidade por turistas que muitas vezes não fazem ideia do que se passa. Com a consciência de profissional, de quem zela pelo bem-estar dos animais e [discorda de] todo o sofrimento causado a eles, nos posicionamos totalmente contrários à permanência das charretes em passeios turísticos na nossa cidade”, argumenta a veterinária.

(“Entenda todos os lados da polêmica das charretes em Petrópolis e saiba como votar no plebiscito”. Sou Petrópolis. http://soupetropolis.com, 24.09.2018. Adaptado)

Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva uma dissertação, empregando a norma- -padrão da língua portuguesa, sobre o tema:

O uso de tração animal em passeios turísticos deve ser proibido?

Tema 2

Leia os textos.

Texto 1

O assassinato da vereadora Marielle Franco repercutiu nas redes sociais, e os internautas insistiram na manifestação da cantora Anitta sobre o caso.

A artista foi cobrada duramente a respeito de seu posicionamento. Os internautas, portanto, fizeram com que Anitta falasse “por obrigação”, já que ela planejava comentar o caso somente em alguns meses. Anitta respondeu às cobranças postando uma foto do manifesto à morte da vereadora na Avenida Paulista, em São Paulo.

(Saullo Brenner. “Anitta critica fãs que cobraram posicionamento sobre morte de Marielle”. Metrópoles. www.metropoles.com, 19.03.2018. Adaptado)

Texto 2

Trent Reznor, vocalista da banda americana Nine Inch Nails, criticou artistas que não se posicionam politicamente e que não usam a voz pública que têm. Suas declarações foram feitas em uma entrevista ao jornal The New York Times.

O músico de 53 anos mencionou Taylor Swift, uma das maiores cantoras pop da atualidade, para ilustrar a questão. Reznor deixou claro que músicos devem se posicionar em questões da atualidade. “Você não ouve muito a Taylor Swift falando sobre o mundo”, acrescentando que artistas como ela “estão preocupados com a marca que carregam.”

Ao longo da entrevista, o vocalista mantém a postura, afirmando que a visão de sociedade é intrínseca ao posicionamento artístico, uma vez que músicos ocupam muitas vezes uma posição de porta-vozes, carregando falas daqueles que não são ouvidos.

(“Vocalista do Nine Inch Nails critica Taylor Swift por ela não se posicionar politicamente”. Rolling Stone. http://rollingstone.uol.com.br, 21.06.2018. Adaptado)

Texto 3

Autorização para biografias, apresentações patrocinadas por entidades ou personalidades duvidosas, legalização das drogas, aborto, casamento gay... São tantos os assuntos em debate no país, que quem tem por ofício segurar o microfone diante do público se vê numa situação delicada: afinal de contas, o artista popular tem obrigação ou não de se posicionar politicamente sobre questões como essas?

Para o cantor Gilberto Gil, “o artista é quem tem que decidir se se posiciona ou não. Não tem que ter cobrança nem obrigatoriedade. Os artistas não são entidades no vácuo. São pessoas concretas, físicas e com suas vontades, problemas, desejos, dúvidas. O artista, quando tem dúvida, ele se manifesta. Quando tem posições variadas, também. Se ele quer se manifestar sobre uma posição política, ele se manifesta. Se ele não quer, ele se cala”, afirma.

(Ana Cora Lima. “Os artistas têm o dever de se posicionar politicamente?”. TV e Famosos. https://tvefamosos.uol.com.br, 11.06.2015. Adaptado)

Texto 4

Manifestações políticas de artistas podem ser positivas. Para Cacá Diegues, se os fãs se identificam com o posicionamento e a maneira de pensar de alguma celebridade, é natural que eles queiram saber quem ela defende. “É um jeito democrático que temos de nos manifestar”, diz o cineasta. Para a cantora Daniela Mercury, o artista deve se posicionar politicamente sempre que quiser “e quando for essencial para salvar vidas e defender a democracia. Quem ama o Brasil e a humanidade se compromete com essa e todas as causas importantes”, afirma ela. Mas a busca por referências no mundo dos famosos é também um sintoma da falta de opções fora da esfera do entretenimento. “O enfraquecimento das instituições, todas, inclusive dos poderes constituídos, proporcionou uma sociedade que sente falta de referências”, diz Eric Messa, professor do Núcleo de Inovação e Mídia Digital da Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP.

(André Sollitto. “Celebridades patrulhadas”. Istoé. https://istoe.com.br, 28.09.2018. Adaptado)

Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva uma dissertação, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:

Celebridades devem se posicionar diante de questões sociais controversas?

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage